16ª Cimeira da ASEAN (ASEAN Summit)

No dia em que foi declarado o estado de emergência em Banguecoque, começa a 16ª Cimeira da ASEAN (ASEAN Summit) em Hanoi, Vietname.
Na vertente política, este encontro de líderes dos países que integram a ASEAN será dominado por dois temas - a) a situação política na Tailândia, com a revolta dos "camisas vermelhas", apoiantes do antigo chefe de Governo, Thakshin Shinawatra, e b) as eleições em Myanmar, com a já esperada exclusão de Aung San Suu Kyi da luta eleitoral.
Seguindo fiel à sua filosofia de não ingerência/não interferência, a organização deverá apenas fazer uma breve referência aos dois temas, provavelmente na declaração final.
Puro formalismo, uma advertência à junta militar birmanesa (mais uma!), leve e sem quaisquer consequências práticas, uma possível declaração vazia de conteúdo de acompanhamento atento da situação política em Myanmar.
Já no que se refere à situação política na Tailândia, os líderes da ASEAN poderão ir um pouco mais longe, condenar a actuação dos "camisas vermelhas", expressar o apoio à actual liderança do país, e dar conta da preocupação com que acompanham atentamente o desenrolar dos acontecimentos.
Não é nada de concreto?
Para a vacuidade que sai sempre das declarações políticas da organização, uma possível condenação da actuação dos "camisas vermelhas" e uma hipotética manifestação de apoio ao actual governo é imenso.
Veremos se a ASEAN terá a ousadia de chegar a estes "extremos".
Até porque, a grande preocupação desta cimeira é, uma vez mais, de índole económica.
O acompanhamento da recuperação económica nos países membros, ainda a viverem a ressaca da crise económia mundial, com o intuito de limitar os apoios económicos entretanto concedidos, ou mesmo terminá-los, bem como uma avaliação  dos passos dados na direcção do grande objectivo da organização (criação de uma comunidade económica em 2015) serão os traços fundamentais deste encontro.
As declarações de Nguyen Cam Tu, Ministro do Comércio e Indústria do Vietname, nas vésperas da cimeira, resumem o espírito em Hanoi:
As of January 1, 2010, the ASEAN-6 achieved full liberalization of 99.65 percent of the total tariff lines and CLMV countries ( Cambodia , Laos , Myanmar and Vietnam ) had already established 98. 86 percent of their total tariff lines at 0-5 percent under the Common Effective Preferential Tariffs for ASEAN Free Trade Area ( CEPT-AFTA). "This is the most prominent outcome and important landmark for the ASEAN".
A preocupação centra-se quase exclusivamente em aspectos ligados à economia e o próprio lema/tema da cimeira não deixa lugar a dúvidas - Towards the ASEAN Community: from vision to action.
Acrescento eu - deveria ser Towards the ASEAN (Economic) Community já que é esta efectivamente a grande preocupação.
A cooperação em matéria de segurança, política, jurídica, essa poderá acontecer, talvez, no futuro.
Sem pressas, nem calendário

Comentários

Mensagens populares