Desinteresse político

 



Já todos ouvimos dizer que cresce o desinteresse pela causa política.
Especialmente entre os jovens, cresce o desinteresse pela política e por matérias ligadas à política.
Os mais distraídos dizem que é só mais uma moda, uma manifestação típica de rebelião entre os jovens.
Os mais atentos já terão percebido que este raciocínio maniqueísta, simplista, anda muito longe de atingir a realidade.
Esse desinteresse terá causas muito mais profundas.
Desde logo um óbvio cansaço, tédio mesmo, com escândalos ligados a gente que tem grande facilidade em atravessar a linha que separa o anonimato do asco público.
E depois a discussão de matérias, essas sim ligadas a modas, que pouco interessam a quem se prepara para iniciar uma vida independente.
Querer atrair o voto dos mais jovens, empunhando bandeiras que pouco afectam o seu dia a dia, é realmente tarefa assaz complicada.
A nova trend, que fica sempre bem utilizar umas palavras em língua inglesa, é a identidade de género, os binários e os não binários.
Vamos discutir e negar a Natureza, a Biologia.
Para além do género masculino e feminino agora passa a haver outro(s).
E o jovem eleitor, preocupado com coisas muito mais mundanas, em conseguir um emprego, preferencialmente com um salário decente, tentando iniciar a sua vida independente, pensa que não vale a pena perder tempo com estas pessoas e estas discussões bizantinas.
E pura e simplesmente abstém-se na hora da votação.
Não é irresponsabilidade, é desinteresse.
Muito fácil de perceber e muito difícil de criticar.

Comentários

  1. Nāo sei se o Pedro se está a referir a uma sociedade específica, se está a generalizar. Se for o primeiro caso, nāo comento, mas se for o segundo caso, o que me parece é que os jovens do continente norte americano se estāo a interessar mais por política e respeitam os novos géneros sem se indignarem ou e sem se sentirem afrontados como os mais velhos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acrescento que, pertencendo ao grupo dos mais velhos, aceito e respeito a sua escolha de identidade.

      Eliminar
    2. Não estava a pensar en nenhuma sociedade especificamente, Catarina.
      Mete-me impressão esta moda de discutir a Biologia, a Natureza.
      O Ricky Gervais a gozar e a dizer her penis; o meu amigo que diz que se identifica como mulher no ginásio mas não o deixam entrar no vestiário das senhoras.
      Só mesmo por anedota, para rir.

      Eliminar
    3. Nāo é assunto que me faça rir. Lamento é a falta de compreensāo de muitos, talvez até da maioria com mentalidade fechada que têm dificuldade em aceitar quem é diferente.
      Tenho a responsabilidade e tenho o dever de me familiarizar com a identidade de cada um sem fazer juízos de valor.

      Eliminar
    4. Não consigo discutir Biologia, Catarina.
      Ciência.
      Cada um que se sinta o que quiser.
      Mas não me faça acreditar no que quer.
      Género masculino e feminino.
      Biologia, Ciência.

      Eliminar
    5. :)
      Eu estou a falar em ciência social que reconhece todos os géneros. A ficha de um/a paciente num hospital, por ex, indica a sua designaçāo sexual no nascimento. Sexo masculino. Se a pessoa vier a identificar-se como mulher, essa informação é igualmente indicada nessa ficha e os serviços hospitalares têm que prestar atençāo.
      A identidade de género e a expressāo de género estāo protegidas no Canadá desde 2017. Este é um grande país. :))
      Escrever nesta tablet é uma trabalheira. :))
      Good night!

      Eliminar
    6. Mudança de sexo não me mete impressão, Catarina.
      Confidenciaram-me um caso desses que nunca revelei nem nunca revelarei.
      O que me faz confusão é não se ir até ao fim.
      Coerência.
      Bruce Jenner é hoje Kaitlin Jenner.
      Se a encontrasse era como mulher que a ia tratar.

      Eliminar
    7. Horas e horas mais tarde faço uma correçāo: " ciências sociais". Plural. Năo singular. :)

      Eliminar
  2. Caro Pedro,
    Apesar da juventude “morar na Web”, o tema “política” parece não agradar definitivamente os nossos jovens, principalmente pela falta de credibilidade da classe politica. E isso ocorre no Mundo todo, seja em países democráticos ou não.
    Um abraço!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os jovens estão fartos de escândalos e estão fartos de ouvir falar em temas que em nada os ajudam, Douglas Melo.
      Não os consigo criticar.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Nāo fui clara. Induzi-o em erro ao dar um exemplo num hospital. Nāo me referia a mudança de sexo.

    ResponderEliminar
  4. Quanto ao comentário do seu comentador anterior, nos EU o número de jovens que votaram nas intercalares de 2018 foi superior aos anos anteriores e ainda maior em 2022. A classe política está a envelhecer e já não se sentencem representados por eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Classe política envelhecida, cheia de vícios, a falar de assuntos que pouco lhes dizem, Catarina.
      O fenómeno é global.

      Eliminar
  5. Pedro,
    Talvez seja uma geração tenha
    toda essa característica, inclusive a do desinteresse.
    Aqui por casa temos uma pequena
    que nos dá lições de envolvimento com assuntos gerais
    e de política.
    Cinco anos e nas eleições
    recém passadas
    ela me fez refletir em
    vários pontos.
    Também temos de saber
    ou perceber que nós mesmos
    por vezes nos frustramos
    e nos afastamos
    de assuntos que envolvem a vida de todos nós.
    Eu também não discuto com
    a Fé/Crença e nem com a Ciência.
    Faço minha parte: recolho e reciclo meu lixo,
    por exemplo, mas sem engajamento.
    ótima sexta feira para nós todos!
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tenho nada contra quem opta por mudar de sexo.
      Já me faz impressão que um homem diga que se sente mulher mas continue a ser homem e vice versa.
      E que se discutam estes temas politicamente como se fosse possível contrariar a Ciência, a Biologia.
      Bruce Jenner foi campeão olímpico do decatlo.
      Mais tarde na vida quis mudar de sexo porque se sentia mulher.
      Fez o que tinha que fazer, cirúrgica e legalmente, e hoje é uma mulher (Kaitlin Jenner).
      Foi coerente, foi até ao fim.
      Bjins

      Eliminar
    2. Pedro, coerência é tudo de bom.
      E por favor desculpa que
      errei o dia da semana,
      visto que hj ainda é quinta feira.
      Bjins
      CatiahoAlc.

      Eliminar
    3. Não há problema.
      Eu é que agradeço a atenção.
      Bjins

      Eliminar
  6. Nos tempos que correm é o descredito na politica e na humanidade.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Bom dia
    Quando se chega a discutir o caso do "cartão de cidadão" em Portugal só porque é considerado uma afronta à mulher não vale a pena ir muito mais além .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse tema é muito fácil de resolver : é só designá-lo por Cartão de Cidadania.

      Eliminar
  8. Penso que as gerações mais velhas , principalmente quem teve e /ou tem responsabilidades políticas faria muitissimo bem em pensar quais os motivos deste desinteresse das gerações mais jovens e dar-lhe solução .Pelo menos, tentar.

    O crescendo mundial de ideologias de extrema-direita e negacionistas tem a ver com o vazio em que as pessoas mais novas se encontram.

    Porém, preocupa-me também o movimento Woke, dada a sua tendência para o extremismo das atitudes.

    Estamos numa época muito conturbada a todos os níveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A extrema direita, populista, panfletária, cresce à boleia desse descontentamento, São.
      O movimento Woke é uma modernice pacóvia e sem sentido.
      Que chega a situações de um ridículo incrível.
      Ele que ser ela mas que depois descobre que é lésbica e que quer estar com a mesma parceira.
      Não é anedota, é bem real e bem recente.

      Eliminar
  9. É difícil a juventude interessar-se pela política depois de se assistir a tanta incoerência.
    Eu aceito quem é binário e não binário, cada um é como é, só temos de aceitar.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não aceito a negação da Biologia, Manu.
      Sintam-se lá o que quiserem.
      Não podem negar a Ciência e querer que outros vão pelo mesmo caminho.
      Beijos

      Eliminar
  10. Os políticos seguem muito as notícias, esquecendo-se que os media viram-se preferencialmente para tudo o que é negativo.
    Então, o que dizem é muito desinteressante para quase toda a gente. E não dizem (talvez porque não saibam) o que é preciso fazer para melhorar as coisas.
    Continuação de boa semana, caro Pedro.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é para questões concretas e problemas concretos que se querem respostas.
      Quando assim não é há uma tendência para as pessoas se afastarem.
      Um abraço

      Eliminar
  11. Na actualidade há resmas de políticos que por serem de outra geração não entendem os jovens e dá nisso que referes. Eu respeito todos os "géneros" porque nascem com eles e não inventam, nem por moda como eu oiço dizer Os mais velhos.
    Mais...ninguém fala que no passado e até aos dias de hoje, muitos homens e mulheres tãoooooooo bem casados fazem às escondidas o que apregoam ser "anormal e descriminam que até dói" vai lá, vai!
    Nascer num corpo que não sentem ser...a família deverá aceitar, sim é dificil mas com o tempo ainda lhes dão mais apoio.
    O que temo até hoje á pedófilia mas até nesse campo já vamos avançando lentamente mas já se fala mais.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sentir-se homem ou mulher independentemente do sexo com que nasceu não me mete impressão nenhuma.
      Querer que outros o façam já me incomoda.
      Factos, gosto de factos.
      Beijos

      Eliminar
  12. Não aceita a negação da biologia?! E o que entende o Pedro por "negação da biologia"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um homem dizer que sente mulher mas continuar homem e vice versa.
      Tão simples como isso.

      Eliminar
  13. É que a política não se consegue entender!!
    .
    Vagueando até o sol se erguer
    .
    Beijos e uma boa tarde.

    ResponderEliminar
  14. Os 'jotinhas' não sabem nada de nada. Não é por aqui, portanto, que a coisa melhora.
    A política está podre? Sim e cheira muito mal.
    Exige-se mais de quem aspira a altos voos na política mas, bem vistas as coisas, espremidos não deitam sumo.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fraquinhos, António, muito fraquinhos.
      Sem mundo, sem cultura.
      Abraço

      Eliminar
  15. Teresa Palmira Hoffbauer

    Aqui tratasse do desinteresse dos jovens pela política — tenho que investigar sobre os jovens alemães fora do meu ambiente.

    Mesmo que a raiva sobre a política alemã e internacional me acompanhe, continuo a interessar-me pela política. A política tem a ver com o meu quotidiano — até com o preço das batatas e, muitíssimo actual o preço do gás. Queria políticos competentes e estou rodeada de incompetentes como em nenhuma época antes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Empregados da política, Teresa.
      Infelizmente é isso que vemos cada vez mais.
      E nem nesse emprego são competentes.

      Eliminar
  16. Qual era afinal o tema desta publicação? Perdi-me entre ciência, biologia, mudança de sexo...
    Encontrei. E agora digo apenas que me junto aos jovens no desinteresse pela política. Pelo menos enquanto o lodaçal continuar.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desinteresse com gente oportunista e que fala de tudo menos o que preocupa os jovens, teresa.
      Os pós modernos.
      Beijo

      Eliminar
  17. Ser um bom político, interessar-se pelos problemas do povo e procurar solução para eles, dá muito trabalho, e se se for honesto, fraca recompensa. Por isso se desinteressam.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as profissões exigem vocação, Elvira.
      Quando assim não é estamos só perante um ... trabalho.
      Abraço e saúde.

      Eliminar
  18. Eu vejo cá em casa, o meu filho está claramente desinteressado pela politica. Infelizmente, é cada vez mais difícil os jovens encontrarem aqui um emprego condigno, como o Pedro vai fazer a tese em Engenharia Biológica na Dinamarca, a ideia dele é tentar encontrar lá emprego. Fico com os dois filhos fora de Portugal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Acho que é um desinteresse... estrutural, que percorre todas as gerações mais novas... num processo de consciencialização dos meandros políticos!...
    O verdadeiro problema... é quando o desinteresse atinge um leque de gente, que seria adepto de várias forças políticas e de múltiplas faixas etárias... e nesse aspecto, os partidos defensores de movimentos radicais... estão a fazer o maior sucesso, colhendo e aglomerando todos os contestatários... algo que está a acontecer por toda a Europa... e na presente conjuntura... ainda mais, à medida que o cidadão comum, acumula mais razões para protestar...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares