Figuras sem rosto
A imprensa portuguesa baba com o episódio sórdido do possível atentado abortado em Lisboa.
Todos os pormenores mais nojentos deste triste acontecimento são explorados ad nauseam.
Os voyeurs têm vivido dias excitantes à custa de um qualquer desequilíbrio de um jovem claramente perturbado e a necessitar de ajuda e acompanhamento.
Confesso que houve outra vertente desta questão que captou a minha atenção e de algum modo me fascina.
O trabalho minucioso dos serviços secretos portugueses, em conjunto com outros, que permitiu antecipar e evitar o que podia ser uma tragédia brutal.
Também o voyeur que há em mim foi despertado.
Mas despertado para tentar perceber como é levado a cabo este trabalho de formiguinha, sempre executado por figuras sem rosto, que procuram outras figuras sem rosto, e afinal nos protegem de perigos que tantas vezes ignoramos.
Talvez por ingenuidade, confesso que me senti mais seguro.
E também confesso que deste Big Brother gosto muito.
Nao sei do que se trata. Vou pesquisar.
ResponderEliminarUm possível atentado na Universidade em Lisboa, Catarina
EliminarA comunicação social (CS) portuguesa deixou de transmitir notícias , passou a vender-se através de conteúdos....e queiramos ou não , a semântica tem poder. Por isso, já não existe quem trabalhe, só colabora, por exemplo.
ResponderEliminarEsse caso foi tratado de maneira vergonhosa pela CS , mas também pelos designados especialistas, que no nosso país têm proliferado à velocidade da luz em todas as áreas.
No entanto , elogiando embora o bom trabalho da policia, penso que já é mais do que tempo de ser devidamente punido quem passa informações à CS. Como é possível que gravações de vídeo de interrogatórios a Sócrates apareçam num canal televisivo e que as declarações do filho , então com 11 ou 12 anos ,de Bárbara Guimarães venham estampadas numa revista cor de rosa?!
Esperemos que os dois suicídios recentes de adolescentes e este caso alertem finalmente para o estado grave da saúde mental em Portugal.
E assim se passam horas e horas com essas criaturas debitando a x por minuto todas as insanidades que brotam da sua escassa massa cinzenta.
Pormenores sórdidos, São.
EliminarA família, os amigos, os vizinhos, o periquito do vizinho, um nojo.
A bufaria deve compensar.
Só assim se compreende que haja tanta.
Pode existir alguma maldade no rapaz que preparava o ataque. Mas, na minha opinião, os nossos serviços secretos falharam. Foi a CIA quem alertou a nossa policia judiciária do que se estava a preparar. E se não têm sido avisados, conseguiam impedir a tragédia que esteve iminente?
ResponderEliminarA verdade é que o rapaz está doente. Precisa de ajuda médica e psicológica. É um talento ao nível da inteligência. Não o destruam.
.
Saudações cordiais
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Os serviços secretos de todos os países cooperam nestas tarefas, Ryk@rdo.
EliminarQuando detectam alguma movimentação suspeita alertam-se mutuamente.
Agora é tempo de dar sossego à família do garoto e de o tratar porque está obviamente muito desequilibrado.
Foi um caso que chocou todos sobretudo os estudantes da dita universidade. O jovem falou numa rede social com outro residente nos EUA e prontamente informou o FBI e estes a nossa PJ que evitaram uma tragédia. Só me interessa isto, porque a informação de alguns media meteram-me NOJO como entrevistarem o avô, vizinhos numa de diabos sedentos de sangue.
ResponderEliminarO jovem podia ser filho de qualquer um de todos nós e gostaríamos de sentir o que a família está a sentir com este tipo de jornalismo?
Embora não desculpe o que arquitetava , oxalá que seja bem tratado/avaliado/acompanhado porque a saúde mental é o parente pobre do SNS e deixai a família em paz porque quando pomos um filho no mundo ele passa a pertencer ao mundo e tudo pode acontecer.
Beijos
Vender a tragédia alheia dá audiências, Fatyly.
EliminarInfelizmente essa é a realidade.
E parece que chamar coitadinho a outros faz muita gente ficar muito bem disposta.
Beijos
Chocou- me o alarido feito pela CS, por outro lado fiquei contente por saber que os serviços secretos são eficientes.
ResponderEliminarBeijos
A eficiência dos serviços secretos é que me interessa.
EliminarO resto não tem interesse nenhum.
Beijos
Não pretendo defender a comunicação social (nem de perto nem de longe) mas a VERDADE é que ela só mostra o que agrada ao grande público. E todos sabemos que este é sedento por sangue. Sangue e alguidar, é o que está a dar!!! O moço, um pobre doente, precisa é que o vejam como ele é - um doente mental ( e os doentes mentais, para o Estado, não existem!)
ResponderEliminarRE: Obrigada pelos Parabéns à minha "CASA".
Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
É isso mesmo, Mariazita, o sangue, a tragédia, vendem muito.
EliminarBeijinhos
Também não defendo a comunicação social, mas condeno o avô de ter dado uma entrevista.
ResponderEliminarSe o rapaz fosse da minha família não dava entrevistas.
Assino por baixo!
EliminarOs tais cinco minutos de fama, Teresa e São...
EliminarAfinal de contas, o rapaz nem é desequilibrado … ele queria somente os tais cinco minutos de fama, tal qual como o avô.
EliminarSubscrevo inteiramente!
ResponderEliminarA comunicação(??) torna-se uma exploração. Perde a credibilidade e cansa.
E quanto aos serviços secretos, o que dizer? Logo eu que devoro livros de espiões e mistérios! É um mundo fascinante.
Numa altura em que se fala mal de tudo e de todos, é de salientar e elogiar o trabalho feito e entre organizações de vários países. Não interessa só a um.
Se me permite Pedro, termino com uma sugestão de leitura, se não conhecer já: "Calvin Esparguete", da Filomena Lança. É acerca das aventuras de um dos gatos dela.
Uma delícia! Poucas pessoas poderão dizer que receberam um telefonema da morgue para ir buscar o gato, entre outras.
Um abraço do Algarve e festinhas para os brincalhões!
Sandra Martins
Os meus gatinhos ainda não chegaram a essas aventuras.
EliminarMas são realmente muito piadéticos.
Um abraço de Macau
E quando a prima do dono do talho lá da esquina guardava vários facalhões, vindo-se a saber depois que a intenção era matar o padeiro e todos os clientes que por lá passassem?
ResponderEliminarOnde estava a comunicação dita social que temos (e merecemos)? E a GNR do posto próximo que se esqueceu de avisar a PSP que por sua vez evitou contactar o quartel de Cavalaria?
Caro Pedro, já percebeu que optei por ironizar, não sem que antes pensasse se valeria a pena colaborar no caso em apreço.
Um abraço
Eu fiquei contentes com o trabalho das secretas, António.
EliminarContente e aliviado.
Um abraço
Boa tarde
ResponderEliminarInfelizmente já estamos habituados a este tipo de informação na nossa C.S. e infelizmente também assim vai continuar.
Lembro-me perfeitamente de uma situação aquando a tragedia de Pedrogão, uma jornalista a fazer um direto com uma vitima a seus pés .
Claro que temos de estar informados , mas por favor senhores jornalistas , não pensem só nas audiências e tenham consideração por quem vos ouve.
JR
JR
Informar é uma coisa.
EliminarExplorar o macabro é coisa bem diferente.
Bem, a criatura não é assim tão inocente como o pintam...
ResponderEliminarUm desequilibrado, sim, porém, não o serão todos os terroristas?...
Quanto à cobertura noticiosa, foi a piroseira à portuguesa. Será
por falta de hábito?...
Lamentamos o desgosto dos pais... Beijinhos.
~~~~~~
Ele não disse que ele era inocente, Majo.
EliminarDoente, desequilibrado, de certeza.
Beijinhos
Alarme social no país e mais por aqui uma vez que a aldeia de onde o jovem é natural fica mesmo aqui ao lado e a família é conhecida de muitos.
ResponderEliminarEstamos de parabéns quanto à segurança mas não em relação às informações passadas à CS que identificou o jovem, onde vivia e a respectiva família sem qualquer salvaguarda de um possível caso patológico.
Nem tive coragem de falar do assunto.
Abraço
Só faltou dizer qual era a roupa interior que ele usava.
EliminarAbraço
A vida de tudo e de nada exposta para este nosso pequeno mundo tuga.
ResponderEliminarInfelizmente é isto que vende.
EliminarFoi a CIA... senão a nossa polícia... nem desconfiava!...
ResponderEliminarO rapaz creio que sofria de um síndrome, não sei se Tourette... e ao que consta tinha tratamento diferenciado de alunos e professores, incapazes de lidarem com tal... e devia-se ter apurado melhor, porque lhe foi retirado/cortado o acompanhamento médico que ele já fazia... uma pessoa sem medicação e com um problema de distúrbios pode ser verdadeiramente responsável?... Acho que os verdadeiros responsáveis... ainda não se pronunciaram...
Beijinhos
Ana