Lista das companhias aéreas mais seguras do mundo



Lista das companhias aéreas mais seguras do mundo  

A TAP foi considerada a segunda companhia de aviação mais segura da Europa e sétima companhia mais segura do mundo em 2012 pelo centro de investigação JACDEC - Jet Airliner Crash Data Evaluation Centre - que acompanha todos os acidentes aéreos que ocorrem a nível global e que anualmente publica o ranking das transportadoras que oferecem mais segurança aos viajantes.
Na Europa, só a finlandesa Finnair ficou à frente da companhia aérea portuguesa. Curiosamente, esta empresa faz as ações de grande manutenção dos seus aviões na TAP Manutenção & Engenharia. Esta empresa lidera pelo segundo ano consecutivo a lista das empresas mais seguras do mundo.
A companhia portuguesa ficou à frente de companhias como a British Airways (10.ª), Lufthansa (11.ª), KLM (27.ª), United/Continental (31.ª), Ryanair (32.ª), Air France (41.ª), Iberia (49.ª), Turkish (54.ª), etc. A transportadora aérea nacional (detida a 100% pelo Estado) caiu três lugares face a 2011, ano em que ocupava a quarta posição.
A companhia portuguesa baixou em relação a 2011 apenas devido ao envelhecimento em um ano de idade da média da sua frota, já que nenhum avião foi adicionado à sua rede em 2012. De relembrar, que o nível de "envelhecimento" da frota TAP se deve em grande parte aos 4 Airbus A340 (ao serviço da TAP desde 1994), e aos 6 Fokkers 100 da ex-PGA Portugália Airlines (ao serviço da PGA desde 1990). Exceptuando estes dois casos particulares, a restante frota da TAP tem uma idade média mais recente em comparação com a líder mundial Finnair. 
O último acidente da Finnair ocorreu em 1963, matando 22 passageiros e toda a tripulação que seguia a bordo do DC-3 da companhia finlandesa. O último acidente da TAP aconteceu em 1977, na Madeira, tendo resultado na morte de 131 pessoas.
De notar que as brasileiras TAM e Gol estão no fim da lista, classificadas em 59.º lugar e 57.ª posição, respectivamente. A TAM, que há três anos perdeu uma aeronave num acidente em que morreram 199 pessoas, o mais grave da história da companhia, deixou o último lugar para a China Airlines (Taiwan) com oito perdas de aviões desde 1983 e 755 vítimas.
Na contabilização de acidentes com mortes e perdas materiais, houve uma ligeira melhoria em relação ao ano passado: menos duas pessoas (496 mortes) e menos um avião perdido, num total de 44 acidentes com destruição de aeronave.
O ranking anual elaborado pela JACDEC baseia-se em cálculos de segurança de voo que incluem todos os acidentes e incidentes registados pelas companhias nos últimos 30 anos.

RANKING 2012 COMPLETO:

1 Finnair
2 Air New Zealand
3 Cathay Pacific
4 Emirates
5 Etihad Airways
6 EVA Air
7 TAP Portugal
8 Hainan Airlines
9 Virgin Australia
10 British Airways
11 Lufthansa
12 All Nippon Airways
13 Qantas
14 JetBlue Airways
15 Virgin Atlantic Airways
16 Transaero Airlines
17 EasyJet
18 Thomas Cook Airlines
19 WestJet
20 Jetstar Airways
21 Southwest Airlines
22 Qatar Airways
23 Air Berlin
24 EL AL NEU
25 Air Canada
26 Thomsonfly
27 KLM
28 Delta Air Lines
29 AirAsia
30 Singapore Airlines
31 United/Continental Airlines
32 Ryanair
33 Swiss
34 Condor
35 Malaysia Airlines
36 China Eastern Airlines
37 Jet Airways
38 Alitalia
39 Aeroflot Russian Airlines
40 LAN Airlines
41 Air France
42 American Airlines
43 Air China
44 US Airways
45 Alaska Airlines
46 Asiana
47 Japan Airlines
48 China Southern Airlines
49 Iberia
50 SAS Scandinavian Airlines
51 SkyWest Airlines
52 South African Airways
53 Thai Airways International
54 Turkish Airlines
55 Saudia
56 Korean Air
57 GOL Transportes Aéreos
58 Air India
59 TAM Airlines
60 China Airlines

Comentários

  1. As poucas vezes que viajei foi na TAP e gostei.
    Um dia talvez possa viajar noutras companhias e ver as diferenças...quando for rico e tiver tempo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. luis,
      Já viajei em várias das companhias aéreas aqui mencionadas.
      Ao contrário do nosso Amigo Cambeta, não tenho quaisquer razões de queixa da TAP.
      Pelo contrário, até gostei bastante do serviço a bordo.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo a nível de refeições servidas a bordo não acho que a TAP fique atrás dos seus concorrentes, Luciano.
      Já viajei várias vezes na TAP e, francamente, gosto.
      Por acaso, não gostei nada do serviço da Finnair.
      O voo Hong Kong/Helsínquia até foi bom.
      Helsínquia/Lisboa?
      Um pesadelo!
      Que começou logo em Helsínquia - Meia hora ao frio (25 graus negativos) no exterior do avião, no meio do aeroporto, é de doidos!!

      Eliminar
  3. Estimado Amigo Pedro Coimbra,
    Embora a TAP tenho sido classificada como a sétima companhia aérea mais segura do mundo, direi por experiência própria que foi a pior companhia aérea das 32 onde já viajei.
    Não em termos de segurança mas em termos de serviços, e tenho imensas razões de queixas da Tap.
    A signa já diz tudo Take Another Plane.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Cambeta,
      Por acaso tenho uma opinião oposta.
      Até gosto de viajar na TAP.
      Pena que não haja viagens entre Macau e Lisboa.
      Aquele abraço!

      Eliminar
  4. Sou passageiro frequente da TAP e posso dizer que é uma companhia que me oferece "garantia de qualidade".

    Neste momento, estão um pouco exagerados nos preços mas, quando assim é, viajo na Iberia, Easyjet (low-cost fabulosa, Pedro), Air France, British Airways ou Lufthansa (da qual gosto particularmente).

    A título de curiosidade, Pedro, ainda ontem falei com um dos "sobreviventes" do único acidente da TAP aqui na Madeira.

    Aquele abraço, amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez estamos de acordo, Ricardo.
      Já viajei algumas vezes na Lufthansa e gostei imenso.
      Tal como gosto da TAP.
      De todas as companhias que refere, só não conheço a Easyjet.
      Mas imagino que será semelhante a uma Thay Smile, uma Tiger Airways, uma Air Asia.
      Para viagens curtas não é preciso mais.
      Aquele abraço!!

      Eliminar
  5. Estimado Amigo Pedro Coimbra
    Respeito a sua opinião, mas se tivesse tido problemas com a Tap tal como eu tive, e infelizmente não foi num único vôo mas em quase uma dezena, por certo teria uma opinião diferente.
    Em Newark nos deixaram ao abandono e lá ficamos nós na noite de Santo António, sem apoio de ninguém, e foram mais de 10 horas, num terminal onde nem telefone havia.
    Sentados no chão de marmore no aeroporto de Lisboa e avião ali amarrado à manga, no Funchal outros aviões vinham e iam e o da Tap depois de 3 horas de espera informaram que devido ao mau tempo só efectuaria a viagem quando o trempo permitesse.
    Em Bangkok num vôo da Tap para Lisbos o avião não conseguiu levantar vôo por excesso de carga rsrsr.
    E co bilhete da Tap de Macau para Bangkok e sem aviso prévio deixou de voar para Macau, havia mais para relatar mas estas bastam.
    Abraço amigo um ex passgeiro frequnente da TAP, a primeira vez que viajeia na Tap foi em abril de 1974 num descascado Caravelle de Bruxelas para Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Cambeta,
      Eu acho que a TAP não gosta de si.
      Com essas peripécias todas, só pode ser isso :)))
      Grande abraço!!

      Eliminar
    2. Amigo Cambeta,

      é essa politica de não voar quando os "outros aviões vem e vão» que me deixa descansado no Aeroporto que mais frequento (o do Funchal)!

      Nada é perfeito neste Mundo, amigo Cambeta, estou com o Pedro também acho que a TAP não gosta de si.

      Grande Abraço!

      Eliminar
    3. "Em Bangkok num vôo da Tap para Lisboa" Tap voar de/para bangkok para mim é novidade...
      E de Macau para bangkok, não foi operado pela Tap de certeza... Se a Cia em questão deixou de voar, é tb culpa da TAP? Isso pra mim é implicancia com a TAP

      Eliminar
    4. "no Funchal outros aviões vinham e iam e o da Tap depois de 3 horas de espera informaram que devido ao mau tempo só efectuaria a viagem quando o trempo permitesse"
      É aqui que se garante por vezes que o avião não vai cair.
      Eu antes prefiro ficar por terra por motivos técnicos de que me seja anunciado em pleno voo que temos de fazer uma aterragem de emergência.
      Sou cliente frequente da tap como é óbvio a viagem que mais faço é Angola Portugal e vice versa e no que diz respeito a preços a tap com reserva antecipada pratica melhor preço que a TAAG que é a principal concurrente nesta linha, é claro não somos reis do petrolio logo não nos é ofertado wisky em económica mas temos sempre o nosso vinho que é bem português.
      Deixa-me orgulhoso termos uma TAP no nosso pais e mostrar que não temos dinheiro para aviões novos mas mesmo assim eles não caem por estarem maduros:D

      Aquele abraço!

      Eliminar
    5. Ara aí está o que é essencial, Ricardo Oliveira.
      Muito mais que o luxo, a opulência, a segurança tem que vir sempre em primeiro lugar.

      Eliminar
  6. Suponho que é uma boa notícia para a TAP e certamente bastante elogiosa para as suas equipas de manutenção! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como bem refere o Carlos, a TAP sempre foi uma das companhias aéreas mais seguras do Mundo.
      E é isso que agora está em causa, Teté.
      Beijocas!

      Eliminar
  7. Todas as referidas são boas e seguras desde que não surjam problemas alguns do mais disparatado possível. Sempre adorei andar de avião não fosse filha de um piloto de aviação da antiga DTA, hoje TAAG.

    Não tenho medo algum, a comida de bordo não me incomoda e marcha se for preciso...agora o meu maior pesadelo é um dia - se voltar a voar - apanhar uma greve de um qualquer aeroporto ou mau tempo que impeça o voo. Deve ser horrível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive à beira de apanhar com uma surpresa dessas em Munique, Fatyly.
      Quando já estava a averiguara os horários dos combóis, ou voos alternativos, a greve foi desconvocada.

      Eliminar
    2. Pois eu no dia 24 de Dezembro do ano passado , depois de 8 horas dentro de um avião da TAP , a apanhar com ventos de 106 km/hora , aterragem horrivel , apanhei com a greve da groundforce , ninguem para encostar as escadas , ninguem para tirar as bagagens . A TAP não tem culpa mas que foi desagradável foi . A melhor viagem que fiz de Luanda para Lisboa foi na Euro Atlantic fretada pala TAAG . Excelente serviço , simpatia e um Comandante muito bem disposto .

      Eliminar
    3. Pois eu no dia 24 de Dezembro do ano passado , depois de 8 horas dentro de um avião da TAP , a apanhar com ventos de 106 km/hora , aterragem horrivel , apanhei com a greve da groundforce , ninguem para encostar as escadas , ninguem para tirar as bagagens . A TAP não tem culpa mas que foi desagradável foi . A melhor viagem que fiz de Luanda para Lisboa foi na Euro Atlantic fretada pala TAAG . Excelente serviço , simpatia e um Comandante muito bem disposto .

      Eliminar
  8. A TAP sempre foi uma das companhias mais seguras do mundo e, por diversas vezes, ocupou o primeiro lugar. É também por isso que a privatização me mexe com os nervos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É disso que se trata agora, Carlos.
      Não é de serviço a bordo, é de segurança.

      Eliminar
  9. Daqui a uns anitos quando eu tiver oportunidade de viajar nas várias companhias para as poder comparar, depois sentamos-nos e podemos falar sobre o assunto, por agora, bem... Posso comparar os SMTUC (conhece? os melhores :))) em termos de transportes públicos) com as outras redes como a rede de Viseu, com a de Lisboa, com a de Aveiro e de Faro, e os metro de Lisboa e do Porto, e ainda comparar as viagens regionais, com inter-cidades e pendular, ai não estas não posso que são todas da mesma e única companhia, CP :)))

    Agora a sério, para mim é sempre honroso quando vejo algo português com este nível de destaque. Nós temos sempre a mania de dizer que é tudo mau cá, mas isso é mentira, lembro-me de com alguma surpresa constatar que por exemplo o nosso sistema de saúde público é zilientas vezes melhor que o dos EUA (comparando o sistema público). Em termos europeus, é passado por alguns sem dúvida, mas na altura em termos mundiais estava razoavelmente bem colocado. E sem ser preciso comparar com países de terceiro mundo claro :p Actualmente, não sei como está o ranking, mas com todas as mudanças temo que tenha caído.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poppy,
      Nós temos uma mania terrível de atirar abaixo o que é nosso.
      Que, em muitos casos, até nem fica a dever nada ao que contemplamos fora de portas feitos palermas.

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Eu gosto da TAP, Pats.
      Até agora, ainda não tive razões de queixa

      Eliminar
  11. Eu, que sofro de aerofobia, nunca me esqueço do filme "Encontro de irmãos" (ou "RainMan" no original), em que o Dustin Hoffman fazia de autista e sabia de cor todas as estatísticas de desastres aéreos. Por isso, sabendo que a Qantas estava bem posicionada, obrigou o irmão (Tom Cruise) a levá-lo de um ponto a outro dos EUA via Austrália, eheheh!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeram a viagem nos Estados Unidos, de carro, Miú Segunda :)))

      Eliminar
  12. Minha opinião sobre as companhias aéreas apenas comento sobre a TAP e como é obvio além de defender o que é nacional é bom! A TAP defacto é! Conhecimento por viajar e por um familiar que foi chefe dos mecânicos a uns anos atrás... assim como também por colegas dele, no qual sou vizinho. Para finalizar os resultados em acidentes e as manutenções de muitas companhias aéreas estrangeiras fazerem na TAP é a prova de qualidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mosca Pt,
      Ao contrário de muitos dos nossos compatriotas, eu gosto da TAP.
      Já viajei em muitas companhias aéreas.
      E a TAP sempre me prestou um bom serviço

      Eliminar
  13. Temos esta mania (lusa) de não gostar do que é nosso. Já viajei em muitas companhias e à frente da TAP só coloco a Emirates e apenas pelo serviço a bordo, pois em termos de seguança a TAP vence.
    Usem o que é nosso, pois é o que os outros fazem.
    Apenas para vossa informação: Pior companhia - Iberia em tudo (serviço, pontualidade, simpatia, limpeza dos aviões e idade das aeronaves).

    ResponderEliminar
  14. sou brasileiro do Recife e sempre viajo pelo mundo pela TAP pois considero uma empresa muito confiável. apenas gostaria de registrar um pedido no que diz respeito ao cardápio. ontem voltando de Roma via Lisboa e principalmente o último trecho a comida não achei legal. tripulação sempre ótima e atenciosa mas, a comida infelizmente não!
    JAIRO ROCHA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo e Jairo Rocha,
      Segurança, não é serviço a bordo

      Eliminar
    2. Com os últimos incidentes ocorridos com voos da TAP, neste momento a sua posição em questões de segurança, já deve andar pelo 50º lugar!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares