Vender a China

 



Vivemos num mundo dominado pela imagem, pela percepção, muitas vezes até pela aparência.
Nesta civilização do imediato, saber vender o país é essencial.
E esse é um forte handicap da China.
A China ainda não se sabe vender externamente.
A marca China ainda continua associada a barato, baixa qualidade, lojas de um euro.
Nada de mais errado.
A China é hoje um país moderno, com conquistas incríveis no domínio da ciência, da medicina, da engenharia, dos transportes, do ambiente.
Que ficam nos bastidores da percepção pública.
Que só conhece a imagem política autocrática.
E mesmo essa conhece sem perceber o que está na sua génese.
Cabe à China melhorar esta sua imagem.
Com recurso a consultores de imagem, a estrategas na área da publicidade.
Que tenham o know how necessário e eficaz para saber mostrar o muito que o país tem para mostrar.
E o salto absolutamente brutal que deu no espaço de menos de uma geração e que permitiu ao seu povo viver hoje em condições impensáveis no final do último século.
A China tem de saber vender a sua imagem.
Preservando sempre a sua alma.
Essa nunca se vende.

Comentários

  1. A meu ver há muita coisa escondida com o rabo de fora e sinceramente fico sempre com um pé atrás. Enfim é lá com eles:))
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo assim estão a acontecer coisas extraordinárias na China que são pouco divulgadas, Fatyly.
      Mesmo aqui ao lado é assim.
      Fica-se de queixo caído.
      Beijos

      Eliminar
  2. Concordo com tudo o que o Pedro disse acerca do desenvolvimento e potencialidade da China. A minha ideia da não divulgação das suas potencialidades advém da mentalidade chinesa que não evoluiu de acordo com a evolução da ciência, ou seja, os governantes têm consciência do se valor, mas ficaram lá atrás no tempo de Mao...e, quiçá, de Salazar, embora no outro extremo.
    'Sabemos o que valemos e não precisamos que nos conheçam'...Uma espécie de "Orgulhosamente Sós". Não sei se soube fazer-me entender, Pedro... :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os chineses falam em assuntos internos, Janita
      Mesmo quando se deviam promover, dar-se mais a conhecer.
      Precisam de know how nessa área.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Pena que a China não saiba valorizar-se!
    Sei o quanto tem evoluído em todos os aspectos, basta ver tudo o que me chega às mãos "Made in China", sem ser os produtos baratuchos.
    Pode ser que um dia acordem e publicitem tudo o que de bom se faz por lá.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que é impressionante, Manu.
      No serviço às pessoas, a facilitar a vida no dia a dia, é incrível.
      Mas nada divulgado.
      Beijos

      Eliminar
  4. Penso exactamente o mesmo.

    O Presidente da China deveria contratar os conselheiros de imagem de Zelensky.

    Bom resto de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é neste momento o grande handicap da China, São.
      Não se sabe vender.

      Eliminar
    2. Teresa Palmira Hoffbauer

      A dica da São é fenomenal ‼️

      Eliminar
  5. Concordo, Pedro mas, vendo bem, falta aquele toque para a "explosão" que catapultará a China para os grandes voos.
    É verdade que a China ainda é considerada pelo 'país do tudo a um euro'. O que fará Xi Jinping e seus pares para a afirmação decisiva?
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuam mais preocupados em mostrar a face musculada, António.
      São opções...
      Um abraço

      Eliminar
  6. Pedro,
    É muito bom passar aqui
    e me informar sobre coisas
    no Mundo.
    Vo me atualizar nas suas
    publicações, estive fora
    de casa e sendo assim longe
    dos Blogs.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  7. A China vai-se mostrando.


    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas insiste em mostrar a pior face, a mais carrancuda.
      Bfds

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares