O Rei diferente


O Rei diferente
Falar de “rei” e de “reino” provoca um incómodo “monárquico” ao recordar lutas de poder e guerras, domínio e exploração, “famílias” e descendências, classes privilegiadas e desfavorecidas, esplendor de uns e miséria de muitos. São certamente redutoras estas ideias e o mundo desenvolvido e democrático em que vivemos já as ultrapassou! É também desse imaginário que vive a série “A Guerra dos Tronos” que entra na sua última série por estes dias, aguardando-se a revelação de quem se irá sentar no “trono de ferro”!
O Reino de Deus que Jesus anunciou e mostrou estar já presente no mundo com a sua vinda, é essencialmente outro. Correndo o risco de utilizar categorias já gastas pelas “realezas” humanas, Jesus desmontou as ideias habituais de “realeza”. Ele é o “rei diferente”, que o profeta Zacarias (9, 9-10) anunciou: o rei pobre, pacífico e universal. É o rei que vem até nós, em vez de esperar que todos venham até ele.
Ele é o pobre, rei dos pobres, que entra em Jerusalém sentado num jumento que não lhe pertence. Não vem tomar o poder, nem encabeçar uma revolução. Aceita as aclamações da multidão, das crianças e dos discípulos pois conhece o seu desejo de esperança, a sua fome e sede de justiça. Não traz riquezas para distribuir nem promessas ilusórias de paraísos na terra. Ele é o rei dos crentes e humildes das bem-aventuranças, que não vai fazer “em vez de” mas convoca todos à conversão, à mudança de vida, à aceitação das suas palavras e dos seus gestos de amor, a deixarmo-nos orientar por Deus. É com a pobreza da sua vida dada por amor que Ele vai enriquecer a humanidade.
É também o rei da paz. Proclama o escândalo e a desumanidade da guerra, da destruição dos outros e do mundo, da escalada de conflitos e da invenção de armamentos mais sofisticados. A batalha contra o egoísmo e a soberba implica reconciliação e perdão. Desafia a não amar só os que nos amam e fazer o bem aos nossos: é preciso amar os inimigos e fazer bem a quem nos odeia. Revela como a vida se perde quando se tenta ganhar mais bens, mais riqueza, quando cresce a indiferença ao sofrimento e à injustiça, mesmo às portas de casa, tão perto do coração. Dá-nos uma única arma: a cruz, sinal perdão e de amor, da vida que se ganha quando é dada por amor, da paz que é a felicidade partilhada.
Ele é o rei universal, sem família nem dinastia privilegiada a quem oferecer lugares de honra, mas fazendo de toda a humanidade a família única. Todos filhos do mesmo Pai que ama incondicionalmente, e irmãos de todas as raças, línguas e feitios. O seu reino não tem fronteiras, nem muros, nem ricos nem pobres, nem privilegiados nem excluídos. Na maravilhosa diversidade de dons e culturas, revela a grandeza do coração humano que pode alargar-se ao infinito. E o seu poder é dar vida, fazer Páscoa, tornar-se nosso alimento. Pão que comemos para construir o seu Reino, para vivermos com Ele e como Ele.
É este o Rei que aclamamos e amamos? É o seu Reino que vamos edificando?
in Voz da Verdade 14.04.2019

Comentários

  1. Bom dia
    Ele foi único , mas poucos O aclamam e amam e infelizmente O seu reino está a perder muito poder !
    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito por culpa da actuação da Igreja Católica e de alguns fiéis, Joaquim Rosário.

      Eliminar
  2. Texto muito profundo e belo. A verdadeira essência do catolicismo está aí. O que falhou ao longo dos anos? A própria Igreja, que não tem dado o melhor exemplo ao longo dos séculos... Basta ver a História Europeia. Mas(e aí entram os fiéis), NÃO há que confundir as práticas menos "ortodoxas" destes homens que ao longo da História chefiaram a Igreja, com os ensinamentos que Cristo nos deixou. Há muita gente que deixou o Catolicismo porque o padre A ou B não eram os melhores na sua prática.
    A mim isso, apesar de me entristecer, não abala a minha Fé. Uma coisa são os homens, outra os ensinamentos que nos foram deixados...
    Cumprimentos da Maria do Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Igreja Católica, e muitos fiéis, têm tido uma prática contrária ao que apregoam, Maria do Porto.
      E isso afasta as pessoas da Igreja.

      Eliminar
  3. Texto incrível. Concordo com tudo que foi dito.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recebo sempre as publicações deste site, Emerson Garcia.
      E esta vem mesmo a propósito da Páscoa.

      Eliminar
  4. remarkable post my friend!

    i am not into religions as they are beyond my comprehension

    i simply awe a single creator whoever he is ,nature itself or something above it but i believe there is something executing universe and life so amazingly

    i believe in laws of universe and i believe that whoever the Lord is he loves his all creations EQUALLY no matter what people 's ignorance make them to say

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No matter our beliefs, the respect for life and for our fellowman should be universal, baili.

      Eliminar
  5. Um código de conduta revolucionário que sempre foi descrebidilizado pelo Poder terreste. Aliás até o Poder se apropriou dele para facilitar a sua lógica.
    Boa Páscoa, para toda a sua Família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Poder tem tendência a invocar a religião para tentar justificar o injustificável, Agostinho

      Eliminar
  6. Do you need Personal Finance? Business Cash Finance? Unsecured Finance Fast and Simple Finance? Quick Application Process? Finance. Services Rendered include, *Debt Consolidation Finance *Business Finance Services *Personal Finance services Help contact us today and get the best lending service personal cash business cash just email us below Contact us:(fastloanoffer34@gmail.com) /whats-App Contact Number +918929509036

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares