Máscara é moda?




Já há algum tempo não uso máscara na rua.
Estou vacinado, três doses, gosto de oxigénio (uma mania!),gosto de sol, de vitamina D na sua única forma natural.
Uso a máscara quando a isso sou obrigado e nada mais.
Recentemente, quando me preparava para ir buscar o carro, um pândego chamou-me a atenção porque estava sem máscara - “your mask?”; não resisti e mostrei-lhe a máscara que levava na mão e agradeci - “it’s here, thank you.”
Quem é que anda mascarado, sozinho, na rua?
Para quê? Para se proteger de quê ou de quem??
Pior que isso - quem é que anda mascarado, sozinho, no carro??!!
O ar condicionado do carro transmite Covid-19?
Quando é que todo este exagero começa a ser pura paranóia??
Ou será que sou eu que estou a deixar algum pormenor escapar?
Uma cidade livre de Covid, virtualmente fechada, que isola quem apresente o mínimo resquício de uma possível infecção, mascara-se porquê e para quê??
Moda, se calhar passou a ser moda.
E assim já perceberia porque aparecem cada vez mais máscaras de várias cores, com florzinhas, com cores combinadas com o resto da indumentária.
O Mundo vai abrindo mais e mais, o uso da máscara vai caindo, mas Macau mantém-se fiel ao slogan "num mundo de diferenças a diferença é Macau".  

Comentários

  1. Mal das enfermeiras e dos médicos se as máscaras causassem baixos níveis de oxigénio ou altos níveis de dióxido de carbono. : ) ou mal de nós durante a pandemia.
    Já reparei que as senhoras asiáticas gostam de máscaras coloridas, com “caras” de animais... gatos, leões, tigres... o que acho de um mau gosto incrível, mas cada um com o seu gosto.
    No vosso caso talvez estejam a exagerar... : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez, Catarina?
      É de bradar aos céus.
      Seja bem regressada.

      Eliminar
  2. Hola Pedro, por aca sigue siendo obligatorio las mascarillas en transportes publicos y comercios y yo la uso por prevencion.
    Te mando un abrazo 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espaços fechados.
      Aqui também.
      Na rua já não uso, Gra.
      Un abrazo

      Eliminar
  3. Bom dia
    E então há cada lei que não tem nenhuma lógica .
    Imaginem uma criança dentro da sala de aula com máscara e um par de dançarinos num dancing sem máscara .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda há pouco vi uma louca no carro, sozinha, de máscara, luvas de borracha e chapéu.
      Ataque nuclear???

      Eliminar
  4. Começa a não ser justificável o uso generalizado de máscara.
    Assim o entendam os DDT (donos disto tudo).
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao ar livre não deverá ser o oposto?
      Devo ser muito burro.
      Abraço

      Eliminar
  5. O ar condicionado... transmite o que circula no ar... havendo vírus transmite vírus. Logo no inicio do Covid houve grandes transmissões em barcos de cruzeiro, mesmo nos passageiros que estavam fechados a sete chaves nos quartos... através dos ares condicionados. Estudos posteriores tal o confirmaram... as ganchetas da virose, spykes, dão-lhe um meio de transporte fixe através das correntes de ar... para além de se prenderem em tudo o que tocam...
    Eu aqui em casa, evito abrir janelas em dia de vento, estando em pleno meio urbano.
    Eu continuarei a usar máscara, pois tenho uma pessoa de alto risco por perto. Se eu apanhar Covid vezes consecutivas, como tem acontecido a bastantes pessoas que conheço, não estou a fazer o que posso por essa pessoa ao pô-la em risco diariamente a uma grande carga viral, que importe do exterior... e não quero tal a pesar-me na consciência. Assim mesmo com máscara... claramente já senti ter apanhado várias vezes...
    É extremamente desconfortável de usar. Mas são um pequeno filtro, que evitam a nós uma quantidade extra de carga viral ao apanharmos... e evitam extremamente a disseminação da mesma a outros... função principal, aliás... infelizmente... o pensar nos outros... é uma pratica que não assiste à grande maioria dos mortais...
    O vírus não obedece às nossas vontades infelizmente... apenas aproveita todinhas as opotunidades que se lhe derem... As vacinas, não curam a infecção, apenas atenuam os seus efeitos... e pela minha experiência pessoal, posso afirmar que de cada vez que apanho, fico abalada durante meses até recuperar por completo... se eu me expusesse bem mais... talvez estivesse bem pior... ou já tivesse ido confirmar se a reencarnação funciona mesmo...
    Por cá, quando decretarem que o seu uso não seja obrigatório... só os números de casos e de vitimas, me convencerão, se vale a pena arriscar a meter o meu nariz de fora, de novo... pois não vou mesmo em modas... se eu não cuidar da minha saúde e dos meus... quem cuidará?... Já li o suficiente, e me informei o suficiente, para me convencer, que mesmo com vacinas, isto está longe de ser uma gripezinha, como a classificou o Bolsoasno... isto deixa grandes sequelas, mas ninguém fala nisso a fundo... porque não convém... eu sinto-as... por isso, ninguém precisa de me convencer de nada.
    Ainda continuo a recuperar da terceira dose, que me deve ter dado um choque de anti-corpos brutal... se é que não apanhei brinde adicional também no mesmo dia, no pavilhão atulhado de gente...
    Mas cada pessoa é um caso... tenho amigos que tiveram de ter... para crer... que isto não é pera doce...
    Beijinhos, Pedro! Boa semana! Independentemente de modas... continuo a usar duas máscaras em simultaneo em espaços muito fechados, e uma no exterior... das cirurgicas... que continuam a ser das mais eficazes e permitindo respirar melhor... estudos já o confirmaram... mas outras... costumam dar outro status, e por isso andam mais na moda... :-))
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui abusam, Ana.
      Andar de máscara sozinho no carro???
      Quando é que começa a ser pura paranóia?
      E Macau NÃO TEM Covid-19.
      Fomos dos primeiros a ter casos (três) mas também fomos dos primeiros (os primeiros?) a ver-nos livres do problema.
      Os casos que há, assintomáticos, estão todos isolados.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Desde o início usei máscara nos locais fechados e na rua só quando via grupos com quem tinha de cruzar. Também nunca conduzi com ela...devido a usar óculos. As que usei e ainda uso são as ditas cirúrgicas e jamais as de bico de pato, de pano etc. Conheço duas pessoas que usam a fazer pandam com a vetimenta.
    Quanto aos miúdos e jovens a paranoia dos sindicatos é tal como se os miúdos e graúdos fossem acéfalos e não reconhecem os colegas blá, blá, blá digo apenas que quem se deve proteger são os professores que tenham patologias associadas.
    Em breve irá cair por cá, mas digo-te Pedro que ainda bem que ainda é aconselhado e já não obrigatório as máscaras devido à poeira vinda de África(se não me engano) e pólens terríveis devido à ventania destes dias.
    O aperto aí em Macau também foi por demais.
    Para mim é um "não assunto" e tenho consciência quando a devo usar!
    ****************************************
    Acabei agora de saber pela directora do lar da minha mãe, que após dois anos de pandemia, regras e cuidados altamente eficazes, vacinação completa, etc, etc. surgiram agora dois casos positivos (uma funcionária e um utente). Foram logo tomadas medidas pelo delegado de saúde e médica e testaram todos os utentes e funcionários.
    Respondi que irá correr tudo bem e não foi por falta de cuidados muitos até exagerados demais. Sintomas? ligeiros

    Beijocas e um bom dia



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora uma notícia de última hora:
      - https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/conselho-de-ministros-decide-sobre-uso-de-mascara-acompanhe-aqui.

      A minha mãe acusou negativo

      Eliminar
    2. O fundamental é a vacinação, Fatyly.
      Que nos velhos aqui é miserável.
      Falha clamorosa ao fim de mais de dois anos.
      Ainda bem que a tua mãe não está contagiado.
      Beijos

      Eliminar
  7. Se há risco, devemos usar a máscara. Se não há, o seu uso é um desperdício.
    Mas há pessoas que ficam mais bonitas com a máscara...
    Continuação de boa semana, caro amigo Pedro.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Eu uso máscara nos locais fechados, na rua e ao ar livre com pouca gente, não.
    Embora seja incómoda, tenho poupado dinheiro em batôn :) :)
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na rua já não uso.
      Quando sou obrigado a isso claro que sim.
      Beijos

      Eliminar
  9. Já tenho dificuldades respiratórias com a máscara a andar na rua ficava de rastos.
    Já não uso!
    Passei a semana santa em Espanha e só nalguns restaurantes os funcionários usavam máscara, de resto tudo à vontade.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CONVIVER com o vírus.
      Quando é que esta malta vai perceber isso?
      Abraço

      Eliminar
  10. Realmente, que tontice essa!!

    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquela gaja sozinha no seu Mercedes merecia um tabefe.

      Eliminar
    2. "Virou" Will Smith, Pedro?!! : ))

      Eliminar
    3. Sozinho no carro e com máscara?? Também já vi e isso recorda-me esta frase que li algures : " Uma pessoa de máscara sem mais ninguém no carro é a mesma coisa que usar preservativo quando se está sozinho na cama!" , rrssss rrsss

      Boa semana, Pedro !

      Eliminar
  11. Para mim, a máscara tem muitas ventajas. Como não preciso usar tudo o día, como garmet ocassional para não colher enfermidades de trasmição oral ou aéreo acho que vou continuar com seu uso, não abuso!

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. Uso quando necessário, Betariz.
      Q.B., como os temperos na comida.

      Eliminar
  13. Por cá parece que vão liberalizar o uso da máscara em breve, mas os casos ainda são muitos. penso que a máscara devia ficar por mais algum tempo por cá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma semana, Isa Sá.
      Com algumas excepções.
      Portugal começou muito mal, passou a ser muito bom.
      O contrário de Macau

      Eliminar
  14. Porque se falou sobre a necessidade de máscara... e tudo continua a apontar para que muita coisa ainda se desconhece sobre esta virose... deixo um dos links do dia, por onde passei os olhos...
    https://visao.sapo.pt/visaosaude/2022-04-21-estudo-de-oxford-conclui-que-a-covid-19-afeta-o-cerebro-mesmo-em-casos-de-sintomas-leves/
    Liberalizaram hoje mesmo o seu uso, por cá... mas sendo um país onde tropeçamos em turistas em cada metro quadrado... não me passará pela cabeça largá-las tão cedo... sei lá eu com que estirpe nova me cruzo... pois controles apertados nos aeroportos... já eram... e todos cá entram... até mesmo quem chega de jangada de outro continente... e vai ficando...
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em espaços fechados, percebo.
      Ao ar livre?
      Sol, vitamina natural.
      Bjs

      Eliminar
  15. Olá, Pedro, esse problema que existe aí em Macau, sobre o uso ou não da máscara, também acontece aqui, no Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Também acho que em espaços livres, ou fechados com pouca movimentação, não precisamos máscaras.
    Um bom final de semana, saúde e paz.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao ar livre parece-me um disparate.
      Sozinho, num carro?
      Demente!
      Grande abraço, bfds

      Eliminar
  16. Na rua sozinha ou com os meus também não uso. Apenas em trabalho com a filha enas lojas. Mas já vai acabar o uso da máscara. Depois, cada qual que tome responsabilidade dos seus atos :)
    -
    Coisas de uma Vida
    Beijos e uma boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Responsabilização com indicadores médicos.
      Também é assim que penso, Cidália.
      Beijos

      Eliminar
  17. Contra todos eu uso sempre a máscara 😷 e continuo a recusar abraços. Paranóia?! Talvez, mas não facilito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda agora apanhei mais um montão de patuscos, SOZINHOS, NO CARRO, de máscara.
      Para quê?????

      Eliminar
  18. Só uso quando necessário!
    Adoro respirar ar puro!
    Um abraço deste louco Portugal!
    Megy Maia😛💖😛

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ar puro, sol, o melhor de todos remédios.
      E o sol em Portugal até faz bem à alma.
      Um abraço

      Eliminar
  19. Continuo a usar, Pedro , sobretudo em locais mais frequentados e, no entanto, também tenho as 3 doses de vacinação. Pelo menos durante mais umas semanas, depois se verá. O seguro morreu de velho...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espaços fechados, sobretudo com grande concentração de pessoas, compreendo perfeitamente, Janita.
      Beijinhos

      Eliminar
  20. Eu continuarei a usar máscara, sempre!
    Cada um sabe de si e sendo doente de risco não vou facilitar
    mas vivo com uma pessoa irresponsável, que a qualquer momento poderá infectar-me, ninguém imagina o pânico que vivo
    eu nunca faria isso sujeitando uma pessoa em risco a poder ficar infectada
    enfim...seria um grande peso na consciência.
    É extremamente desconfortável de usar em certas situações.
    se há algo que me irrita é ouvir...nas notícias:
    há 2000 recuperados
    Tretas....conheço quem já apanhou há 1 ano e nunca recuperou até agora
    sei que deixa grandes sequelas, mas ninguém fala nisso
    não interessa...
    Beijinhos
    Obrigada pelos votos de Parabéns!
    Tulipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem tem outros problemas de saúde DEVE usar máscara.
      Essa questão nem se coloca.
      Mas aqui até os mais velhos, os mais vulneráveis, a ter a mais baixa taxa de vacinação.
      E depois acham que a máscara protege tudo.
      Beijinhos

      Eliminar
  21. i think fashion or need mask is going to stay with us in future now not just mask but i think the vaccinations either ,this is future life now i think

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares