Patriotismo, amor à Pátria


 

A mensagem clara chega da Assembleia Nacional Popular – é absolutamente inegociável a necessidade de ter patriotas, pessoas que amem a Pátria, nos altos cargos da Administração e Governo das duas regiões administrativas especiais.
Recebida a mensagem começam as interrogações, as dúvidas.
O que é e quem é patriota? Como é que se determina quem é que ama a Pátria?
Fica o meu pequeno contributo para a discussão, para a densificação dos conceitos.
Se bem percebo, o que se pretende é até muito simples – não se vai tolerar mais que os dois sistemas sejam utilizados como plataforma para atacar o País.
Nem que sejam abusadas as liberdades de que gozam para profanar e destruir símbolos nacionais, de soberania.
Só os idiotas não perceberam que o axioma começava no País.
Sem País não haveria nunca dois sistemas.
Foi assim que Deng Xiaoping imaginou o conceito com o objectivo claro e assumido de reunificar a grande nação chinesa.
Só os ignorantes não entenderam o óbvio.
Mais simples ainda – o País não vai tolerar mais o que se passou em Hong Kong ou sequer algo semelhante.
Fica o meu sentido agradecimento aos “democratas” de Hong Kong pela sua “luta”.
E ao Executivo de Hong Kong por se ter revelado incompetente e incapaz de engavetar uma cambada de rufias criminosos em devido tempo.

Comentários

  1. Sinceramente não sei o que dizer apenas que a política é cada vez mais maquiavélica perante o povo. Até por cá há "galos e galinhas" que se julgam os maiores.

    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
  2. Eu nao estou ao tanto do que se passa por eses lares. Mas tenho o meu concepto de patria: para mím, a minha patria é Galiza, porque tem umas características que a diferencian das outras regións do estado espanhol.
    Nacím aquí e síntome galega e vivo como galega, falo galego, penso en galego, adoro a nosa cultura, séntome orgulosa de ser galega!
    Mas, por outro lado, eu nao acredito em patria, porque as patrias forom formándose ao longo do tempo, duma maneira um tanto artificial. Para min, nao ha uns límites definidos. A minha patria também pode ser o mundo inteiro! Alí onde esté, fago a minha patria, o meu fogar!Nao sei se acabo de escribir bobagens! Me disculpem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que Pequim não quer ver mais é o que se passou em Hong Kong, Beatriz.
      Isso é que não se pode voltar a repetir.

      Eliminar
  3. Acho que é um contributo muito sensato e honroso...
    Que seja uma discussão bem profícua...
    'Good evening', Pedro.
    ~~~~~~~

    ResponderEliminar
  4. Esperemos que as duas regiões se mantenham sempre diferenciadas, embora fazendo parte da China... e a decisão mais correcta de Hong Kong talvez seja mesmo deixar-se de veleidades.

    Bom dia, daqui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Informareime melhor do tema. As naçãos que se encontran em Espanha querem ter independença porque são naçãos históricas cunha identidade propia. Caso de Catalunya, Pais Basco, Galiza....
      O pluralismo existe. Podería haver uma confederação como ha en Helvetia, Canadá.. Estados federados

      Eliminar
    2. Ja pesquisei informação sobre a situação de Hong Kong e Macao. O que não compremdo é que se pretende na actualidade. Se poden me dar alguma informação, agradeço, para saber de wué se está a falar....Obri

      Eliminar
    3. Há uma série de idiotas em Hong Kong que queriam a independência da ilha.
      Ou, pior que isso, a sujeição ao poder britânico.
      E que, por causa disso, causaram o caos em Hong Kong por muitos meses.
      Com um Executivo incapaz em Hong Kong, a China teve que intervir.
      E agora traçou as linhas vermelhas - nunca mais acontecerá nada de parecido.
      Macau e Hong Kong, para além de fazerem parte da China, nunca podem sobreviver sem a China.
      Pensar o contrário é pura idiotice.

      Eliminar
  5. Pois eu tenho amor á minha Pátria Portugal
    agora com os chineses eu não estou nem ai um bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que a China pede, SARA.
      Que amem a Pátria.
      Pede não, exige.
      Bjs

      Eliminar
  6. Para mim, a palavra 'pátria' assume logo um sentido amargo e triste anterior ao 25 de Abril. Prefiro dizer que amo o meu país e que há valores universais que devem ser defendidos, como a liberdade, o respeito, a igualdade, etc. À conta de pátria e patriota já muitas injustiças se cometeram. Casos como o de Hong Kong só conheço pelas notícias. A minha impressão é que quem enfrenta ditaduras tem coragem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for pela força das ideias, Maria Dolores Garrido.
      Como começou por ser em Hong Kong.
      Depois descambou para a pura selvajaria.
      Porque os manifestantes nem o Executivo souberam controlar o movimento.
      O que era coragem transformou-se em crime e destruição.
      E isso é inadmissível em qualquer local do Mundo.

      Eliminar
    2. O seu ponto de vista é, de certeza, mais fundamentado, porque estará mais próximo, logo mais informado. É muito mau quando se quer mudar e se cometem os mesmos erros ou ainda piores.

      Eliminar
    3. Rasgar a bandeira da China, apupar o hino, exibir bandeiras inglesas e americanas, destruir a Assembleia Legislativa já depois de ter paralisado os trabalhos, vandalizar a sede do Governo Central em Hong Kong, atacar e ocupar escolas, ocupar e paralisar o centro de Hong Kong por vários meses...estavam à espera de quê???

      Eliminar
  7. Apesar de muitas contradições acho que todos temos amor à nossa Pátria!

    *
    Beijo, e um excelente dia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho e afirmo-o alto, bom som e orgulhosamente, Cidália Ferreira.
      Beijo

      Eliminar
  8. Era bom que os governantes se entendessem pelo bem da humanidade.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. O que é e quem é patriota?

    pois é algo que não sei ...nem me interessa saber
    a palavra Pátria a mim nada diz,

    porque como aqui li:
    Para mim, a palavra 'pátria' assume logo um sentido amargo e triste anterior ao 25 de Abril.
    Não sei como era antes do 25 de abril
    nasci, cresci, estudei em Moçambique e é a terra que aprendi a AMAR
    não se falava de política, não havia debates políticos na TV porque simplesmente vivi até aos meus 21 anos sem TV
    cheguei cá e fiquei surpreendida ao ver as paredes todas escritas e rabiscadas, sujas com expressões políticas, que má imagem!
    Enfim... já chega de explicações!

    Obrigada por ires aos meus blogues, beijinhos
    Boa semana

    ResponderEliminar
  10. The issue here is that the younger generation in HK would not accept that HK is being part China, ruled by the mainland Chinese. In 1997, people in general had no such ill-feeling about China. The term Hong Kongers suddenly emerged in the last twenty years when Hong Kongers realized there are lots of cultural differences between the mainland Chinese and the Hong Kong Chinese. Furthermore, in the last fifteen years when mainland China became so wealthy, the CCP's ambitious is obvious.

    I don't think Hong Kongers, in general, wanted HK to be an independent country like Taiwan, but they want CCP to honor the Sino-British agreement of one-country-two-systems for 50 years. Now, HK is only half way within the 50-year agreement, the promises are no longer there.

    Like marriage, the one-country-two-systems would not work in HK because both sides don't trust each other. Time will tell that the "marriage" will be separated one day. I can tell that the young generation (those who experienced the umbrella movement six years ago and the 2020 incident) would hate China and the mainland Chinese even more. Patriotic for the 10 years old to 50 years old - never.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mistrust, profound mistrust.
      You read Sun Tzu, The Art of War.
      "Every battle is won before it's fought. Study you enemy, if your enemy is stronger, avid him".
      Hongkongers forgot the teachings of their ancestors.
      And were not smart.
      Beijing promised UNIVERSAL suffrage.
      Not DIRECT and UNIVERSAL.
      Everybody can vote (universal).
      But first Beijing chooses the candidates (direct).
      Hong Kong said no.
      Separate from China?
      Never.
      And Hong Kong wouldn't survive.

      Eliminar
  11. A política e quem através do voto escolhe os políticos para os governar. Não está sendo fácil acreditar nos polítos e a população cada vez menos quer ser governada!

    Continuação de boa semana. Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. A China facilitou a existência de duas "autonomias" para o seu próprio interesse.
    Os residentes ou naturais de cada uma devem meter isso na cabeça !
    Na Índia não fomos empurrados para o mar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deng Xiaoping foi muito sincero nas suas intenções, João Menéres - reunificar a grande China, chamar a si as ovelhas tresmalhadas. Hong Kong, Macau...e Taiwan.

      Eliminar
  13. this is nice that leadership of your country is acting in favor of fatherland
    for me " homeland " have vast meaning ,i think this universe is my homeland and all co existents are my fellow ,i don't believe in man made boundaries ,i think one day world will turn into one village though it will take some time to think straight and come out of self created wells

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares