Poupanças



O Dicionário de Língua Portuguesa ensina que poupar é sinónimo de juntar, aforrar, economizar.
Também era o que pensava.
Mas fiquei surpreendido com o significado que os governantes, em Macau e Portugal, deram recentemente ao termo.
Em Macau poupou-se dinheiro porque não se compraram novos carros para a Administração; em Portugal porque não se compraram aviões.
Poupar?? Não gastar, não investir, é poupar??
Se é, eu sou muito mais poupado do que pensava que era.
O que eu já poupei ao longo dos anos nos Porsche e Ferrari que não comprei!!!






Comentários

  1. Há ideias economicistas que não entendo, Pedro.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo totalmente!

    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    E anda um homem uma vida inteira a poupar para quê ?

    JR

    ResponderEliminar
  4. Está aí uma verdade que acaba de dizer....

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tem "poupei" onze milhões de euros.
      Três apartamentos de luxo em zona nobre de Lisboa que não comprei.
      Nem um!!

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Passei há bocadinho num dos representantes oficias da Rolex e não comprei nenhum.
      O que eu "poupei"!!!
      Aquele abraço

      Eliminar
    2. Para não falar nos que poupam nos medicamentos e/ou comida... e ganham uma data de doenças...

      Continuação de boa semana.
      Beijinhos
      MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

      Eliminar
  6. Precisava mudar de carro, mas com as poupanças que ando a fazer, vou ficar com o mesmo. :)

    Beijos Pedro

    ResponderEliminar
  7. Bem divertida a sua conclusão!
    Assim, mesmo quem não tem poupanças, anda a poupar sem saber! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Enquanto isso eu como salada...
    Salada melhora a pele e dá mais viço
    à luz dos meus olhos. Não faço para ficar
    bonito ou mais forte, mas para poupar.
    Estou POUPANDO quando deixo de comer
    ARROZ e poupando deixando de comendo
    FEIJÃO. O preço dos dois está pela hora da
    morte.
    Um braço Pedro. Outro abraço aos amigos.

    ResponderEliminar
  9. Enfim, eles é que mandam e o povo que se f%#@! Beijinho

    ResponderEliminar
  10. rrrsss rrrss

    Já somos dois, nem imagino a fortuna que terei na conta bancária ;)

    ResponderEliminar
  11. Está bem visto, Pedro! Visto e ouvido, claro!
    Realmente, se poupar, nos conceitos de quem lhe fez a referência, é contabilizar o que não se gastou em algo que a nossa bolsa não abrange, então, eu já poupei uma pipa de massa na casa de férias que gostaria de comprar e não comprei.
    Haja paciência!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Poupei" tanto e em tanta coisa que estou muito orgulhoso de mim próprio, Janita.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Eu também me junto ao clube: poupei naquele apartamento de Cascais que não comprei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só em Cascais, e nestes últimos dias, "poupei" num carradão deles!!

      Eliminar
  13. Mas que conceito interessante, lol. Tambem tenho poupado, porque nao comprei aquele Mercedes que gostava de ter :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem recebi mensagens de um Maserati e um Ferrari à venda aqui.
      Não comprei nenhum.
      "Poupei" um dinheirão!!

      Eliminar
  14. O que eu poupo ao confinar-me em casa à custa do Covid 19 !...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este últimos meses têm sido de intensa "poupança" para todos.

      Eliminar
  15. Eu também me farto de poupar. Mas acho que não é boa ideia. A poupança em demasia faz aumentar o desemprego. Tem de haver consumo, mas não descontrolado, para que a economia se mantenha estável.
    Alguns governantes são uns mãos largas. Mas é com o dinheiro dos contribuintes.
    No poupar é que está ganho. Poupe em tudo menos na sorte.
    Continuação de boa semana. Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. O que eu ganho quando passo por cá?
    Srrsssssssss... O melhor do mundo!
    Tudo pelo melhor.
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
  17. Diz o povo que quem gasta o que não tem não pode ter bom fim. Assim antevejo eu o futuro em Portugal.

    ResponderEliminar
  18. O problema é quando o investimento é esbanjamento (que acabam por beneficiar sempre o bolso de alguns).

    ResponderEliminar
  19. :) É um pouco como quando eu compro três livros pelo preço de dois, estou a poupar, certo? :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares