No dia de aniversário da minha filha Catarina


Hoje é o dia de aniversário da minha filha Catarina.
Um ano depois da maioridade o sentimento mantém-se teimosamente inalterado – ainda é difícil acreditar que a Catarina faz hoje 19 anos.
Assim como é difícil acreditar, muito mais aceitar, que este é o primeiro aniversário dela que não passamos juntos.
Eu sei que ela está ali ao lado, em Hong Kong, que está feliz, que está a viver a sua vida intensamente. 
Mas, como em muitas outras situações, logo ali ao lado pode ser na realidade muito longe. 
E, como há um ano (como sempre??), a vertente emocional teima em sobrepor-se à racional. 
Não estava preparado para a ver crescer tão depressa, ser tão independente tão depressa (alguma vez estaria??). 
O ano passado escrevia aqui que ela estava preparada para voar. 
Eu é que não estava preparado para a deixar voar. 
A realidade tem esse defeito tremendo de atropelar a vontade por mais que a gente não o queira. 
E ela voou, saiu do ninho. 
Ficou-me reservado o papel, enquanto pai, de ter permanente atenção ao voo. 
Mas sem nunca atrapalhar essa viagem, muito menos lhe cortar as asas. 
Juntamente com o desejo que esse voo seja sereno e atinja grandes altitudes. 
Sabendo que, se e quando houver algum percalço no caminho, cá estarei sempre, tão perto e tão longe, para a ajudar a ultrapassar esses maus momentos que a vida nos reserva e que no fim de contas nos fazem crescer. 
Não vou repetir que a adoro porque ela já sabe isso há muito tempo. 
Há 19 anos mais exactamente. 
Só lhe vou pedir, neste dia do seu aniversário, que seja ela a dar-me uma prenda, a maior que consigo imaginar. 
Citando o grande Raul Solnado – faz-me o favor de seres feliz!

Comentários

  1. A Catarina com 19 anos anos? Já! É caso para se dizer: como o tempo passa! Esta uma linda “mulher”!
    Os meus parabéns! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta fotografia foi tirada em Dezembro em Adelaide, Catarina.
      A Catarina, a minha Catarina, sempre foi linda.
      E este ano vai passar o aniversário sem os pais e a irmã.
      É a vida a acontecer.

      Eliminar
  2. Querido Pedro, comovi-me com as suas palavras de pais. Até porque consigo antever o que me espera. É tão dificil vê-los crescer tão depressa.
    Muitos parabéns para a linda Catarina. Muitos parabéns aos pais que são sempre pais guardiões.
    Beijinhos, Mor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós queremos tanto fazer o tempo parar, Mor!
      Pelo menos uma pausa...
      Mas não é assim.
      E lá vai a Catarina passar o seu aniversário com o namorado, os amigos.
      E os pais não podem nem devem fazer nada para contrariar isso.
      Pelo contrário.
      Só têm que auxiliar.
      Amara é libertar, não é?
      Mas dá umas dores no peito!!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. 19 anos, a Catarina?! Lembro-me dela tão pequena quando nos conhecemos...

    É uma jovem linda : bom preparar-se, meu caro Pedro, para ela lhe aparecer em breve com namorado.

    Muitas felicidades para ela e que tenha largos e lindos voos.

    O texto? Subscrevo-o.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Namorado já existe há algum tempo, São.
      E mais a quererem sê-lo também...
      Também nesse particular só lhe posso dar conselhos.
      E confiar nela.

      Eliminar
  4. Raramente leio os comentários, mas agora li e fiquei sabendo que afinal a bela Catarina ( até o nome é bonito) já namora.

    Bom, quando for a sua menina mais nova a a ter dezanove anos, pelo menos já os pais têm treino...

    Sejam felizes os quatro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Mariana vai a caminho dos 14, São.
      Por enquanto não demonstra grande interesse em rapazes.
      Vai chegar o dia em que tudo será diferente.
      Eu é que vou continuar a não estar preparado.

      Eliminar
  5. Antes de tudo os meus parabéns à bela Catarina e que contes muitos e muitos anos sempre a vencer batalhas e desfrutar do melhor que a vida nos dá.

    Tiro-te o meu chapéu porque são poucos os homens/pais que verbalizam essa realidade que se sente com a saída dos filhos do ninho. Como dizes e bem nunca estamos preparados mas jamais devemos cortar as suas asas e sobretudo metermos-nos na sua nova vida. Ajudar sim e sempre, mas quando nos pedem, certo?:)

    Sei do que falas e olha que ao ter sido pai e mãe essa dose de...foi em duplicado e igual para ambas filhas quando voaram.

    Desejo a todos vós o melhor e força campeão e só Deus saberá se um dia não irás viver e ser brindado com netos (pergunta que nunca fiz às minhas) - e tudo o que descreves será em duplicado em que somos uns autênticos totós:)))

    Beijos a todos e agora vou também dar os parabéns ao meu irmão:))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais um abraço ao irmão, Fatyly.

      Confio muito na Catarina.
      Sempre confiei porque ela sempre me deu todos os motivos para confiar.
      A minha vontade era estar sempre a ir a Hong Kong ou ela a vir aqui.
      Mas sei que não pode ser assim.
      Sei que ela tem que viver a sua vida, dar uns tombos, ficar com umas nódoas negras.
      Que me vão doer tanto!!

      Mesmo mais novinha, que já vai a caminho dos 14, não ficará muito tempo no ninho.
      E o pai, todo roído, todo rebentado, vai ajudá-las a voar.

      A Catarina já faz hoje 19 anos.
      E eu lembro tão bem, o dia em que ela nasceu, o parto, o carro que esqueci onde estava estacionado (em estacionamento proibido), a primeira visita ao berçário, a primeira visita ao hospital,...

      Beijos

      Eliminar
  6. O tempo voa não é meu amigo? Muitos parabéns para a princesa e para os pais também.
    Um abraço e continuação de boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E voa a uma velocidade estonteante, Francisco.
      Só nos resta saber viver cada etapa o melhor e o mais intensamente possível.
      Aquele abraço

      Eliminar
  7. Caro Amigo Pedro Coimbra.
    Teu gozo mor é ter ciência que sua primogênita totnou-se uma cidadã plena e atuante.
    Desejo a Catarina Feliz Natalício,Bem como vida longa e vigorosa repleta de acontecimentos auspiciosos.
    Caloroso abraço. Saudações aniversariantes.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem vive, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia de aniversário com muito para estudar, Amigo João Paulo de Oliveira.
      É o primeiro ano, o ano do impacto da entrada na Universidade, de um novo ambiente, de uma nova vida.
      Aquele abraço!

      Eliminar
  8. “Sei que é inevitável e bom que os filhos deixem de ser crianças e abandonem a proteção do ninho. Eu mesmo sempre os empurrei para fora. Sei que é inevitável que eles voem em todas as direções como andorinhas adoidadas.
    Sei que é inevitável que eles construam seus próprios ninhos e eu fique com o ninho abandonado no alto da palmeira…
    Mas, o que eu queria, mesmo, era poder fazê-los de novo dormir no meu colo…”

    Rubem Alves, Quando os filhos voam


    Pedro, o seu texto comoveu-me de tão bonito e sentido que é. Mas tenho a certeza de que a Catarina saberá fazer bom uso das suas asas. E tenho de lhe dizer – a sua filha é linda!

    Muitos parabéns para ela e, naturalmente, para toda a família que, de certa forma, nasceu também com ela nesse dia. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora quem ficou com um nó na garganta fui eu, Miss Smile.
      Bem haja pelo seu comentário e por ser quem é.
      Beijos

      Eliminar
  9. Muitos parabéns à Catarina pelo seu aniversário
    numa idade esplendorosa...
    Parabéns aos pais pelo evento, mas também pela
    linda filha...
    Percebe-se que também é muito linda por dentro.
    Que seja um dia felicíssimo e inesquecível para
    toda a família...
    E, Pedro, hoje com telefonemas, e.mail, selfies e
    skype; os voos dos filhotes não são tão dolorosos.
    ~~~ Beijinhos para a Catarina, pais e família ~~~
    ~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou em contacto com ela todos os dias, Majo.
      Mas não é a mesma coisa.
      Sinto falta dela.
      É natural, não é?
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Antes de mais, um grande beijinho de parabéns à Catarina, é uma linda mulher! =)
    Parabéns ao pai, que está a acompanhar a sua filha a crescer e a fazer o melhor por ela, sempre!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pai tem uma adoração pelas filhas que não consegue explicar, Chic'Ana.
      O sonho tornou-se realidade.
      E a realidade ultrapassa o sonho.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Querido amigo, ando às voltas com uma contestação "lixada", como tal, o tempo não abunda...
    Porém, comovi-me ao ver o meu futuro...sabe do que falo!
    Feliz Aniversário para a Catarina e beijinhos e abraços para os pais e irmã.
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse futuro chega muito mais depressa do que julgamos ou desejamos, Ricardo.
      De repente, sem se anunciar, ele aí está a bater-nos à porta.
      Aquele abraço

      Eliminar
  12. Limito-me a desejar as maiores felicidades à Catarina e a felicitar o Pedro Coimbra pela sua continuada atenção.
    Um grande e amigo abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a benção de ter duas filhas extraordinárias, João Menéres.
      Muito diferentes na maneira de ser, de agir.
      Mas duas meninas que adoro mais que a vida.
      Grande abraço!

      Eliminar
  13. Parabéns à Catarina.
    As tuas meninas hão-de ser sempre as tuas meninas... e quando chegar a hora da mais nova precisar de ir estudar para fora, vai ser a mesma coisa.
    Conheço bem a realidade de que falas, pois eu estou precisamente no mesmo barco. O meu filho também saiu este ano (lectivo) de casa para estudar em Lisboa... e por mais que nos mentalizemos, custa sempre aceitar a nova realidade. Cabe-nos, como dizes, acompanhar o voo deles e ter fé que fizemos um bom trabalho ao criá-los.

    Muitas felicidades para ela e beijinhos para ti e para a tua esposa, que também deve estar com o coração apertadinho.
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ser igual quando for a Mariana, Afrodite, eu sei.
      A vontade é estender a asa e guardá-las ali debaixo para sempre.
      Mas não pode ser assim e eu sei disso.
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Realmente o tempo voa...e como é linda a sua filha.
    Parabéns a ela e a você...pai coruja =)

    Beijinhosss
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou mesmo, Pamela Sensato, sou pai coruja.
      E com todo o orgulho.
      Esta é a mais velha.
      A mais nova faz 14 anos em Setembro.
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Parabéns para a Catarina e, claro, para os pais naturalmente babosos.
    Eles (filhos) crescem e crescem e crescem.
    Muitas felicidades para todos vós, Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E crescem muito rápido, António.
      Sem a gente poder fazer nada.
      Aquele abraço

      Eliminar
  16. Parabéns aos pais e à Catarina, Pedro !
    ... É essa a sina dos pais. Aconteceu com os nossos, agora connosco e mais tarde com os nossos filhos e netos !
    E lá está ! O importante para nós é que sejam felizes, que se eles forem, nós também seremos ! :)
    Na realidade eles não são nossos por muito que nos custe ! Talvez sejamos nós, mais deles !

    Um Grande Abraço para toda a família, Pedro ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda custa acreditar que ela já tem 19 anos, Rui.
      Estou a olhar para as fotografias dela, pequenina, a lembrar quando foram tiradas, em que ocasiões, e ela de repente tem 19 anos.
      Grande abraço!

      Eliminar
    2. O curioso é que a sensação será a mesma quando ela tiver 51 (como o meu filho), Pedro !!! ... Tal como a minha, ao olhar para os meus filhos e vê-los com 51, 50 e 45 (esta, ainda a minha menina)! Custa a imaginar, mas é mesmo assim !
      E quando o Pedro tiver 76, se lhe disserem que os tem, o Pedro não acredita, porque se sente nos cinquentas, pode crer ! :)))

      Grande Abraço

      Eliminar
    3. Acredito em tudo isso, Rui.
      O meu pai continua a dizer-me o óbvio - tenha eu a idade que tiver, esteja eu onde estiver, há uma coisa que não muda - ele será sempre o meu pai.
      E essa boa recusa em esquecer o BI já a sinto aos 52.
      Grande abraço!

      Eliminar
  17. Um pai nunca está totalmente preparado para deixar voar uma filha.
    E, no teu caso, bem bonita.
    Parabéns à Catarina (e aos pais) e que seja muito feliz, hoje e sempre.
    Bom resto de semana, caro amigo Pedro.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito complicado vê-la tão segura de si, tão independente, Jaime Portela.
      Mas é esse o nosso papel enquanto pais.
      Aquele abraço, bom resto de semana

      Eliminar
  18. Pois, "compreendo", Pedro! Os pais e as mães normais pensam, quase todos da mesma forma, mas os tempos são de mudança e os voos, sós ou acompanhados, fazem-se cada vez mais cedo, pke por "isto, pke por "aquilo", pke até são responsáveis e sensatos, pke, enfim, resumindo e concluindo, o tempo e as mentalidades estão assim e os filhos querem ir e vão para onde lhes apetece e os papás têm de "resignar-se", pke a vida é deles, mas foram os pais que lha deram, don't forget, e profissionalmente, no país "X" as coisas são fabulásticas (não existe este adjetivo) etc. e tal.

    GRAÇAS A DEUS, QUE NÃO QUIS TER FILHOS, PKE OU ELES OU EU! A DITADURA DO AMOR (ai, lá estou eu a ferir consciências) faz mto bem, mesmo mto bem, neste e noutros casos.

    Eu, da idade da Catarina, tinha receio de andar nos transportes públicos, por exemplo. Então, era o meu pai que ia levar-me e buscar-me à faculdade e só dei o meu 1º beijinho por volta dos 29/30 anos, no escurinho do Cinema Londres, bem, mas eu era e ainda sou "um caso perdido" e já velhota.

    Mas, tanta conversa, neste dia, pra quê e porquê? Pois é, as conversas são como as cerejas, dizem!

    NESTE DIA TÂO ESPECIAL PARA O PEDRO, SUA MULHER, PARA A IRMÃ E "SOBRETUDO" PARA A CATARINA, DESEJO-LHE UM FELIZ ANIVERSÁRIO, PARABÉNS PELA DATA, PELA VIDA LONGA E COM QUALIDADE, SAÚDE, MUITA, PAZ E AMOR.

    E como o ano passado me perguntou na sua resposta: a minha filha não é tão linda (?), pke eu não falei da parte física dela, então, este ano, digo-lhe que a Catarina tem um ar mimoso, fino, agradável e aos olhos dos pais e das mães os filhos são sempre lindos, excetuando os da minha família materna, que sabia mto bem tirar feições, portanto, a filha "A" era mais bonita que a "B". Nada de traumas, todavia.

    Beijos para toda a família e um mto especial para a aniversariante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Catarina sempre foi assim CÉU - muito doce, aparentemente muito tranquila (na realidade até é um pouco nervosa), um amor de pessoa, a filha que todo o pai quer ter.
      Que Deus a conserve assim.
      Beijos

      Eliminar
  19. Como o tempo passa...

    Agora uma jovem mulher e linda como sempre.

    Parabéns à Catarina (até o nome é lindo), muitas felicidades e muito sucesso nos estudos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao contrário do pai e da mãe a Catarina e a Mariana são muito fotogénicas, Teresa.
      Aqui numa foto tirada numa daquelas quintas imensas em Adelaide em Dezembro do ano passado.

      Eliminar
  20. Nunca se está preparado para ver as crias ganharem asas e serem independentes.
    Porém, é bom, muito bom.
    Sentir dever cumprido e saber-se porto de abrigo entre outras tantas coisas.

    Beijinhos
    P.S. É linda, a Catarina!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Pérola.
      Por mais que se diga o contrário nunca estamos preparados para ver os filhos ganhar asas e voar.
      Beijinhos

      Eliminar
  21. Vês, meu vizinho de oriente...
    Só tu me entendes quando digo que o meu Bisalho está em Braga que é como se estivesse na Austrália.
    Parabéns. Ela é linda! Sempre achei a mistura de raças um passo para a beleza genuína
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu a compreendo, AvoGi!!
      É já ali ao lado?
      Ao lado é muito longe, caramba.
      E ao lado não é ao pé.
      Egoísta?
      Talvez...
      Bjs

      Eliminar
  22. Ohhhhhh que lindo texto...Um papa muito carinhoso!!! Os meus parabéns para a sua Catarina, ela é uma beldade :) Bom fim-de-semana, Pedro :)

    P.S. Quando tinha 18 anos fui estudar fora. Nos primeiros tempos os pais telefonavam sempre. Levou tempo para cortarem o cordao...principalmente o meu pai...hahaha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os pais com as filhas é sempre mais complicado, The Reader's Tales.
      Pode parecer retrógrado, sexista, mas é a mais pura realidade.

      Eliminar
  23. parabéns à Catarina, Pedro, e votos de muito sucesso e felicidades !
    e parabéns também ao pai "babado" por ter esse profundo conhecimento do acompanhamento que deve ter, nesse voo da vida da sua querida filha !
    um grade abraço
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela e a irmã (Mariana) são as minhas loucuras, Angela.
      O meu sonho tornado realidade.
      Uma realidade muito superior ao sonhado.
      Um abraço

      Eliminar
  24. Nunca terei essa experiência mas, pelo que me conheço, se tivesse um/a filho/a a completar 19 anos, reagiria exactamente como o Pedro.
    Muitos parabéns à Catarina e aos pais. Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A doidice que tenho com as minhas filhas é algo que nunca tinha sentido, Carlos.
      Se ser avô é ainda mais forte acho que vou dar em maluco.
      Grande abraço!

      Eliminar
  25. Muito bonita! Estão de parabéns.
    Imagino o aperto no coração...mas a verdade é que ela está a viver o tempo dela cheia de alegria , fé , certezas e ilusões m está de certeza muito feliz! Pedro fica esse nó mas estou certa que também fica o orgulho e a felicidade de a ver crescida. bjs E tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a viver o tempo dela, a vida dela, papoila.
      Por mais que isso me dilacere o coração.
      Bjs

      Eliminar
  26. Que bela jovem está a Catarina! :)
    O tempo passa mais veloz para os pais do que para os filhos, Pedro. Sinta-se feliz pela(s) linda(s) filha(s) que tem, e desfrute dessa felicidade. Um grande beijinho de Parabéns para a sua filhota mai-velha, e que Deus vos abençoe a todos, com muita saúde e alegrias.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela sabe que o pai estará sempre aqui, Janita.
      Sempre disponível mas sem a atrapalhar, sem se intrometer no caminho que ela tem que fazer.
      Beijinhos

      Eliminar
  27. Linda, a Catarina.
    Pois é, Pedro, o ditado diz " Filho és, pais serás".
    Voamos todos. O tempo passa depressa, esquecemo-nos que os filhos também precisam de voar.
    Parabéns para a Catarina e para o pai que é babado por ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando damos por ela eles já estão em pleno voo, Maria Araújo.
      E nós só podemos e devemos ter atenção a esse voo.
      Bjs

      Eliminar
  28. Parabéns para a bela Catarina. Longa vida, com saúde alegria e muito amor.
    Parabéns também para os pais.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 19 aninhos, Elvira carvalho.
      Que passaram tão rápido!!!
      Um abraço

      Eliminar
  29. E que beldade é a Catarina! Parabens e sucesso nos seus vôos, e serenidade para esse coraçaozinho de pai, Pedro! Ser o ninho ao qual ela pode regressar quando quiser ou precisar, é sinal de que enquanto pai fez tudo como devia ser! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Catarina sempre teve este ar sereno, Briseis.
      A Mariana é mais ladina, mais palhaço.
      As minhas loucuras.

      Eliminar
  30. Ela está lindíssima! Parabéns à Catarina e aos pais!
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São as duas muito bonitas, Gábi (sou pai, sou suspeito, mas não sou cego).
      As duas são o mais importante, sem qualquer comparação possível, da minha vida.
      Beijinhos

      Eliminar
  31. Parabéns, tem uma filha linda. E não se preocupe muito, já passei por esse dilema há uns bons anitos e então concluí que eles sabem cuidar deles, sobretudo quando os exemplos paternais lhe servem de modelo. Abraço e boas férias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão estranho estar aqui de férias sem ela, Corvo Negro.
      Ontem, ao pequeno-almoço, quando perguntarem quantos éramos, a mãe automaticamente respondeu - quatro.
      Aquele abraço

      Eliminar
  32. A maior prova de que fizeram uma boa criação é exatamente essa dela saber voar e ser independente.
    Felicidades.

    ResponderEliminar
  33. Parabéns à aniversariante e aos papás que a geraram e educaram. Moça bonita, com uma fisionomia semelhante ao pai.
    Também fui confrontado com esses sentimentos que refere. A certa altura questionava-me sobre a sua identidade e independência. Hoje, não estou arrependido de lhes ter dado asas, antes pelo contrário. São os 3 grandinhos, na casa dos 34-37.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nosso dever enquanto pais é dar-lhes asas e ensiná-los a voar, Agostinho.
      Por muito que isso nos doa.
      Aquele abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares