LIBROTERAPIA (Pe. Tolentino Mendonça)


EM TANTOS MOMENTOS DA HISTÓRIA, ALGUNS DELES BEM EXTREMOS, OS LIVROS FORAM REMOS PARA GUIAR A JANGADA

Os livros são salva-vidas para todos os tempos, mas os tempos difíceis como que o explicitam melhor. A leitura é uma forma de resistir a este vírus que está a transformar tudo (a organização do quotidiano, a estabilidade económica, as prioridades políticas, a nossa psique...) e que pede o respeito escrupuloso das medidas sanitárias, mas também uma reforçada resiliência interior. Para falar do caso italiano que, neste momento, é porventura um dos laboratórios mais clamorosos para a gestão de uma crise que, dia a dia, se está a tornar mundial: as escolas, universidades, museus, centros culturais, teatros, arquivos e bibliotecas encerraram temporariamente as atividades pedagógicas ou de acesso. Mas, assumindo as restrições que se impõem, essas instituições não deixam de estar ao lado das suas comunidades, agilizando formas de presença e de serviço. Os exemplos multiplicam-se. Giorgio Barbiero, diretor artístico do Teatro de Roma, anunciou a transmissão em streaming da leitura de textos fundamentais, a começar pelo “Decameron”, com o propósito de desmontar a infeção do medo. Diversos escritores têm apelado a que nas (muito) menos frequentes saídas de casa não se abandone a passagem por uma livraria e fazem-se fotografar com livros encostados ao rosto, a imitar as máscaras respiratórias.

Há livreiros com propostas inovadoras: aceitam as encomendas dos clientes que não se podem deslocar às livrarias e vão eles, de bicicleta, levar os livros ao domicílio

Há livreiros com propostas inovadoras: aceitam as encomendas dos clientes que não se podem deslocar às livrarias e vão eles, de bicicleta, levar os livros ao domicílio. Muitas comunidades religiosas têm apelado a que a atual limitação do culto desperte uma maior convivência pessoal ou em família com os textos sagrados. As bibliotecas estão também ativas. Um exemplo na cidade de Florença é o do requintado Gabinete Vieusseux de leitura, que está precisamente este ano a celebrar o segundo centenário da sua fundação. Estão suspensos os serviços de estudo e leitura na sede, mas continua em funcionamento o empréstimo de livros aos leitores, inclusive àqueles que se inscrevem pela primeira vez. Para assinalar os 200 anos, o Gabinete Vieusseux apresenta uma curiosa exposição sobre alguns dos seus ilustres frequentadores, mostrando as obras que então requisitaram. A exposição recorda a Itália como o país do Grande Tour, esse girovagar obrigatório que oferecia como que uma iniciação às raízes e ao imaginário estético do ocidente. Muitos desses viajantes de outrora, momentaneamente distantes das bibliotecas próprias, precipitavam-se para as bibliotecas públicas mais importantes do Bel Paese. Dostoievski, Henry James, Aby Warburg, Arthur Schopenhauer, Hector Berlioz, Gertrud Stein, André Gide, Heinrich Heine, Hans Christian Andersen contam-se entre os inscritos da Vieusseux. Em 1868, por exemplo, Dostoievski fez uma residência longa na capital do Arno onde terminaria o seu romance “O Idiota”. E nesse ano requisitou do Gabinete Vieusseux, entre outros, os vários volumes de “Questões Sobre a Enciclopédia”, de Voltaire, e o romance de Flaubert, “Madame Bovary”. Falando de livros, o romancista dizia que a sua função é dotar a vida de uma consciência suscetível de explicar não só o que vivemos, mas também de nos iluminar acerca das razões pelas quais vivemos. Assim, em tantos momentos da história — alguns deles bem extremos — os livros foram (e são!) remos para guiar a jangada. Romano Guardini, um dos teólogos do século XX mais amados por escritores, de Evelyn Waugh a Flannery O’Connor ou a Agustina Bessa-Luís, dizia que o livro é uma pátria espiritual, pois nele se exprime o próprio ser do homem.
in Semanário Expresso, 14.03.2020 p 169

Comentários

  1. Obrigada por este texto tão recente do nosso Cardeal Tolentino Mendonça cuja acuidade é visível. Acredito que os leitores estejam a fazer isso mesmo, a ler porventura aquilo que têm em casa e por falta de tempo ia ficando para trás. Em Portugal o caminho das bibliotecas está vedado. Mas há sempre em casa o que não se leu ou se quer revisitar.
    Quem não lê, por mais exortado que seja, também não é agora que começa (talvez seja pessimismo meu). Mas é facto comprovado que a companhia dos livros ajuda muito a passar o tempo sem aborrecimento. Convém não apanhar indigestão de livros. Tudo tem a sua conta. Até a leitura. Saborear os livros e ter prazer com eles, pelo menos para mim, não é ler o dia inteiro.
    Boas leituras, Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mesmo leituras nos meios digitais, bea.
      Nunca cansam e só nos fazem crescer enquanto pessoas.

      Eliminar
  2. "Os livros são salva-vidas para todos os tempos"
    Li no sábado.
    Não falho uma crónica do nosso Cardeal. A sua escrita não cansa... estimula!
    Beijo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares