QUE COISA SÃO AS NUVENS (JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA)


PASSE-VITE

A VELHICE APRESENTA INTERROGAÇÕES E DILEMAS ESPECÍFICOS, MAS É BEM MAIS DO QUE UMA IMAGEM ESTEREOTIPADA

A patente deste equipamento de cozinha tem registo datado de 1928, em nome do inventor belga Victor Simon, mas a verdade é que o famoso ralador de inox, mais ou menos se universalizou, e por duas razões: passa depressa os alimentos e deixa-os com uma consistência que facilita a deglutição. Dá que pensar a expressão “passe-vite”. De facto, não são apenas os legumes que giram em velocidade entre as hélices do ralador. Da nossa própria vida podemos dizer que um dos seus traços é esse: no seu trânsito frágil, fascinante e inelutável, ela passa depressa. Tenho um bando de amigos que, pesando tudo isso, se autodenominou ‘passe-vite’. Cruzaram-se nos tempos de universidade, cimentaram a amizade nessa outra escola de vida que é o voluntariado social, maturaram as próprias escolhas na partilha da palavra e do silêncio, da fé e da procura. Há anos que se encontram regularmente, que se encontram a bem dizer por nada, apenas no desejo de regar as raízes do seu futuro comum, pois a conspiração que os anima é a de, na velhice, poderem viver todos juntos (na mesma casa, no mesmo lar, na mesma jangada, no mesmo bosque). Um dia convidaram-me para um desses encontros, e sinto também que por nenhuma razão em especial: queriam simplesmente estar, estar com a pessoa, mais do que ouvir falar sobre um tema. Foi aí que me explicaram a rir o seu projeto, esclarecendo que, entre eles se chamavam assim, “porque a vida passe vite e porque quando arrancarem finalmente com a comunidade de idosos terão já de comer a paparoca mais passada”. Primeiro ri com eles até às lágrimas, com a sua louca e sapientíssima ligeireza, mas depois dei por mim só com lágrimas descendo-me pelo rosto, pois aquele bando de jovens adultos, que aparentemente não queria nada, me estava afinal a mostrar oceânicas profundezas da vida.

Cada um de nós envelhece à sua maneira, com a sua própria dicção e os seus limites, os seus contextos e os seus sonhos, mas temos muito que aprender uns com os outros

Recordei-me deles estes dias ao ler um livro de Marta C. Nussbaum e Saul Levmore, amigos de longa data e colegas na Faculdade de Direito da Universidade de Chicago, intitulado “Envelhecer Com Sabedoria. Diálogos Sobre a Vida, o Amor e o Remorso”. E a lição que se retira dessas conversas entre a filósofa e o jurista é que há um défice de pensamento sobre a velhice que se torna urgente inverter. Cada um de nós envelhece à sua maneira, com a sua própria dicção e os seus limites, os seus contextos e os seus sonhos, mas temos muito que aprender uns com os outros. E a verdade é que falamos pouco sobre isso ou, pelo menos, não de forma suficiente e aberta. Trata-se, no fundo, de preparar juntos uma etapa da vida como, a seu tempo, foi acompanhada a infância, a iniciática adolescência ou cada um dos ciclos da vida adulta. E da mesma maneira que, nessas outras etapas, também o discurso das competências externas e dos recursos internos se deve colocar. A velhice apresenta interrogações e dilemas específicos, mas é bem mais do que uma imagem estereotipada. Associadas às dores há o saborear de alegrias talvez ainda não experimentadas. A par das preocupações, é possível provar, não raro, uma serena liberdade na forma de estar com os outros, uma compreensão mais ampla e maturada do real, uma criatividade mais afetuosa e menos temerosa. No meio de tanta transformação que a velhice comporta, ela permite enfrentar não só a perda, mas também o amor; não só a solidão, mas também formas novas de presença e companhia; não só a avolumar das necessidades, mas também o gratuito perfume do dom. A velhice pode ser uma oportunidade para viver de forma mais reconciliada, pacificadora, espiritual e atenta, na fidelidade a essa arte que nos está confiada: a de dizer e redizer infinitamente o amor.

Comentários

  1. Bom dia
    A velhice pode ser até uma grande oportunidade de se poder concretizar desejos que de pequenos a queríamos concretizar . Eu tenho algo em mente para um futuro a medio prazo .

    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que seja possível realizar esse desejo, Joaquim Rosario.
      Só é demasiado tarde quando a pessoa morre.
      Antes disso tudo é possível.

      Eliminar
  2. Uma abordagem muito lúcida.
    Gostei de ler.
    Beijinho
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto sempre de ler o que Tolentino Mendonça publica, Majo.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Não falho uma das suas crónicas.
    Adorei esta e, uma vez mais, sublinhei, sublinhei, sublinhei. Um dia aparecerá tudo no meu "Pétalas de Sabedoria".
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tolentino Mendonça, Anselmo Borges, Frei Bento Domingues, andam sempre por aqui, teresa.
      Beijo

      Eliminar
  4. Obrigada por esta imagem de Tolentino na que foi a sua capela e que é linda e pequena e acolhedora ou é ele que a fez assim. Para mim será sempre acolhedora. Mesmo que nunca mais lá ponha os pés. Do Tolentino tal qual é, pessoa afável e que gosta de quem o rodeia, lê-se no rosto inteiro o ar de se irmanar com indiscriminada gente.
    Depois, é mesmo verdade, a velhice não traz instruções, mas vive-se. Talvez em cada um e a seu modo todo subjectivo/objectivo. Suponho que por ser considerada a idade da sabedoria se dispensem os velhos de ser ensinados. Podemos pensar isso. Ou o inverso que é como quem diz, já são velhos, aguentem-se que a gente tem de viver depressa e não se pode com a lentidão deles, são piores que os alentejanos todos, "devagar, devagarinho e parado", esses lentíssimos seres a que nem o covid liga meia. Mas não nos afastemos demais que os velhos desgostam disso, já lhes chega esquecerem-se do que iam a dizer, quanto mais aguentarem esquecimentos de outrém.
    Mas estou com ele, há uma flor para cada idade. Digo eu e não ele que não é a mesma flor que amadurece. É sempre outra. Uma nova flor que até ao fim floresce. Podem chamar-lhe amor. Serenidade. Sabedoria. Enquanto coração e pensamento sejam vivos e humanos.
    Gostei muito.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares