Primeira Selecção Nacional de Futebol (1911)


Publico uma foto que talvez gostem: é a da primeira selecção Nacional de Futebol, foi tirada em 1911 (obviamente retocada), no CAMPO DA FEITEIRA, com a Igreja de Benfica em fundo. 
Camisolas ainda azuis e brancas, que foram as primeiras da Selecção, porque a bandeira teve essas cores até 1910. 
Para acabar de vez com a ideia de que as primeiras camisolas da Selecção Nacional eram pretas, vermelhas, roxas, verdes e encarnadas ou seja lá o que for. 
As primeiras camisolas da Selecção Nacional foram azuis e brancas, bipartidas. 
Antes disso, por falta de dinheiro, a Selecção jogou, em Huelva , com as camisolas do Sporting (verdes e brancas, bipartidas).
Em 1910 o único organismo representativo do Futebol Português era a Associação de Futebol de Lisboa (a Federação fora, provisoriamente apenas, suspensa nesse ano, regressando em 1914).
É com este equipamento que os «seleccionados» jogam. 
Entre eles, estão fundadores do Sporting, do Benfica e do Belenenses.
O primeiro a contar da esquerda da fila dos que estão em pé é Cosme Damião, o terceiro da fila dos que estão sentados é Francisco Stromp.

Comentários

  1. Caro Amigo Pedro Coimbra!
    Como é do seu conhecimento aprecio sobremaneira fotografias antigas e, apesar de ser um néscio futebolístico, sei que esta fotografia é uma preciosidade para a história do futebol do reino distante além-mar!
    Caloroso abraço! Saudações fotogênicas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A foto da primeira Seleção Nacional de Futebol, Amigo João Paulo de Oliveira
      Grande abraço

      Eliminar
  2. Que interessante, Pedro.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinho. :))

    ResponderEliminar
  3. "A Seleção Portuguesa de Futebol CvNSC representa Portugal nas competições internacionais de futebol e é gerida pela Federação Portuguesa de Futebol.

    A seleção estreou-se oficialmente a 18 de dezembro de 1921 contra a Espanha, jogo que acabou 3–1 a favor dos espanhóis".
    Estas frases foram retiradas da Wikipédia. Como é possivel haver uma Selecção em 1911 quando ainda não existia Federação de Futebol e este, futebol, era "gerido" pela Associação de Futebol de Lisboa???
    Qiuanto á foto, deixa muito a desejar. Parecem mais ingleses que portugueses...Além de que pintaram o azul (?) sobre a foto.

    ResponderEliminar
  4. Equipamentos do S.C.P. e não seleção portuguesa

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares