FRANCISCO, UM AMIGO LÁ DE CASA (Frei Bento Domingues, O.P.)
1. A ressurreição do obviamente humano e cristão, nos gestos e nas palavras do Papa Francisco, depois dos artificiosos muros levantados, nas últimas décadas, por condenações e propaganda - ocultando crimes financeiros e comportamentos pedófilos - tornou-se a mais pacífica, profunda e surpreendente revolução do nosso tempo. Este processo exemplar tem uma história.
Não esqueçamos que o anúncio do Vaticano II aconteceu de modo totalmente inesperado. João XXIII, sem consultar ninguém, desarrumou séculos de “tridentinismo”. O desenvolvimento do Magistério pontifício, depois do concílio de Trento (1543-1563), acentuado no séc. XIX e prolongado na primeira metade do séc. XX, atingiu, com Pio XII, o paroxismo. A centralização romana multiplicou intervenções repressivas, alimentadas por delacções e processos tenebrosamente secretos. Por outro lado, depois da declaração da “infalibilidade papal” no Vaticano I (1869-1870), embora muito circunscrita, tudo o que vinha de Roma passou a ter uma auréola sagrada: era indiscutível.
2. A turbulência desencadeada antes, durante e depois do Vaticano II só se compreende tendo em conta esse longo e complexo tempo eclesial de resistência, criatividade e repressão. Ninguém de bom senso poderia supor que tudo se resolveria com a aplicação de documentos conciliares ao conjunto da Igreja situada em universos geográficos, culturais, religiosos, económicos e políticos tão diversos.
A reforma desejada, na linha aberta por João XXIII, foi sistematicamente adiada em vários domínios e, mais do que isso, contrariada. Os processos instaurados pela Congregação para a Doutrina da Fé ao pensamento cristão mais inovador pareciam querer restaurar um tempo de má memória. A debandada de padres, religiosos, religiosas e militantes católicos foi uma tristeza. Quando se falava da necessidade de um novo concílio, a resposta disponível era sempre a mesma: ainda não foi posto em prática o Vaticano II como se vai entrar na aventura de um terceiro?
O próprio “Ano da Fé” serviu para abafar os questionamentos que o cinquentenário do Concílio poderia levantar. Optou-se por fazer dele um assunto de arquivo, em vez de uma provocação para o século XXI.
Bento XVI mostrou-se incapaz de reformar a Cúria - a que pertenceu durante muitos anos – e de convocar um novo Concílio. Preferiu demitir-se e provocar um conclave electivo, tornando possível outro caminho.
3. Nestes últimos anos, foram muitos os grupos e movimentos, de homens e mulheres, de religiosos, religiosas, de padres, de teólogos, teólogas que manifestaram a urgência de reformas na Igreja, em diversos sectores de vida, organização, ministérios e actividades. A divulgação das notícias, das análises e das propostas, a nível local e geral, alargou e aprofundou a consciência eclesial de muitos cristãos. Parece que essas iniciativas não encontraram muito eco na Cúria romana e nos últimos Papas. Por vezes serviram, até, para levantar, nas paróquias e nas dioceses, a suspeita de que se tratava de pessoas e grupos pouco católicos, de reduzido amor à Igreja, de falta de respeito pelos seus pastores e indignos de se reunirem nos espaços das congregações religiosas e das paróquias. Nenhum desses movimentos teve muito tempo para conferir o que este Papa estava a concretizar ou não, ao nível das reformas desejadas e formuladas. O próprio Papa não teve de esperar pela realização de algumas propostas e medidas que preconizou. Em seis meses de pontificado não aconteceu nada de extraordinário e aconteceu tudo o que é essencial. O Papa Francisco manifestou, por atitudes, gestos e palavras que deseja ser um homem cristão ao serviço de uma Igreja de todos – todos somos Igreja - que sirva o mundo a partir dos mais pobres e excluídos. Não fez um tratado acerca do que deve ser um papa, um bispo, um padre, um cristão no mundo de hoje. Começou por ser isso tudo, à vista de toda a gente.
Teve, com certeza, de se converter ao longo da vida – ainda se confessa, com verdade, um pecador – para matar as tentações de carreirismo eclesiástico e tornar-se um pároco simples que considera o mundo todo, de crentes e não crentes, como a sua paróquia. Perdeu a pose episcopal, cardinalícia, papal. As pessoas começaram a considera-lo da sua família, um amigo lá de casa. Um amigo incómodo que levanta questões aos instalados no dinheiro e no poder.
Foi à Sardenha dizer que o mundo tem um falso centro, o ídolo Dinheiro, que instala a cultura do descarte: descartam-se os idosos e os jovens, uns porque não podem trabalhar e outros porque não têm trabalho, condição da dignidade, pois significa levar pão para casa e amar.
Deus colocou, no centro do mundo, a mulher e o homem, a família humana. Para denunciar, de modo eficaz, o actual centro idolátrico do mundo, é preciso não ser ingénuo. Bastará a astúcia da serpente e a bondade da pomba?
Continuaremos a conversar com o amigo lá de casa.
29.09.2013
Eu converso com ELE, é um tipo calado, mas responde-me com a certeza e o carinho de um Pai e de um Amigo!
ResponderEliminarAbraço, Pedro!
Quem é crente tem que falar com ELE, Ricardo.
EliminarO padre que me casou, homem sábio, depois de um AVC em que foi dado como praticamente clinicamente morto, já depois de recuperado, contava-me:
Estive sempre a ouvir o que os médicos, as enfermeiras, as visitas, diziam à minha volta.
E já me estava a chatear com a conversa.
Decidi conversar com ELE e com a minha Madre Teresa (ele é devoto de Madre Teresa).
Mas não foi uma conversa pacífica.
Ralhei!!
Às vezes é preciso ralhar com ELE.
Eu achava que ainda não era tempo de partir e disse-lhe, a ELE, a Madre Teresa.
E expliquei porquê.
Com os meus argumentos, acabaram por ver que eu tinha razão.
E o Luís Sequeira, que sofreu novo AVC, que ficou com algumas sequelas, ainda aí está activo, cheio de projectos.
É preciso falar com ELE, ralhar se for necessário.
Aquele abraço!!
É sempre uma das primeiras crónicas que leio no Público (quando o compro..)
ResponderEliminarFrei Bento e o Padre Anselmo têm que andar sempre por aqui, Carlos.
EliminarEsta é a Igreja em que eu acredito.