Campeão sensaborão



Já não é notícia, já não é novidade - o Porto é campeão nacional na época 2011/2012.
Com muito pouco brilho, com algum mérito (um campeão tem sempre mérito) mas, sobretudo, à custa de (muito) demérito alheio.

Um Porto muito mais inseguro e instável do que é habitual, com um treinador fraco, com jogadores algo desmotivados e com a cabeça noutras paragens (Rolando, Álvaro Pereira, Belluschi, Guarin,....), orfão de um número 9 de qualidade (Kléber foi uma completa desilusão; Janko ainda não convenceu), com jovens que se esperava que explodissem mas que ficaram na sombra (Danilo, por lesão, Alex Sandro, Iturbe, o próprio James), com problemas internos (o "Cebola" foi o mais visível),  o Porto conseguiu ser campeão porque os adversários conseguiram ser ainda mais débeis.

Começando pelo Sporting.
Investimento avultado, uma nova equipa, um novo treinador, vícios antigos.
Há ali muitos jogadores que não têm a qualidade que se esperava, que não têm maturidade, capacidade competitiva.
Para agravar, Domingos, visto por alguns sectores como um portista infiltrado, por outros como grande esperança, cometeu erros primários.
Apontar constantemente os jogadores como culpados nos momentos maus, foi o passo decisivo para Domingos perder o balneário, irritar as bancadas, fazer perder a paciência à direcção.
Percebendo estes erros, Sá Pinto tem tido a postura oposta.
E a equipa cresceu imenso sob o seu comando.
Que se deverá prolongar para a próxima época.
Se o Sporting não perder no Dragão, e tendo que receber o Braga na última jornada, o terceiro lugar, impensável há bem pouco tempo, ainda é possível.
Muito complicado, mas possível.

Até porque o Braga deu um tombo imenso quando foi preciso gritar  presente.
Se ainda se sonhou com o título no Minho, e até pareceu possível, depois da derrota na Luz tem sido o descalabro total.
No momento da definição, e perante o primeiro desaire, a equipa desmoronou.
Ainda falta muito a este Braga se quiser ser campeão.
Acima de tudo, o controlo da ansidade nos momentos decisivos.
Essencial a quem quer ser campeão.

Algo que voltou a faltar ao Benfica de Jorge Jesus.
Se dúvidas ainda subsistissem (subsistiam?), este ano teriam ficado dissipadas - Jorge Jesus não sabe gerir o que se designa por microciclos.
E esgota a equipa, física e psicologicamente, antes dos momentos decisivos.
Mais, olha-se para a equipa e fica sempre a sensação que não há um plano alternativo, que há quase uma tentação mórbida pelo suicídio.
Agravada com aquele jeito frenético de Jorge Jesus.
Que se transmite à equipa.
Funciona nos momentos de menor ansiedade; é letal quando a ansiedade aperta.

Assente numa estrutura sólida, que só o Braga de algum modo acompanha, o Porto aproveitou estas debilidades alheias para, mesmo com debilidades próprias, e foram muitas, se tornar bicampeão.
Assente na solidez da estrutura, e na qualidade do plantel (quantos jogadores dos outros clubes entravam no onze do Porto? Maxi e Cardozo/Lima(?)/ Van Wolfsvinkel(?)), Vítor Pereira, muito provavelmente o pior treinador do Porto depois de Octávio, consegue ser campeão no ano de estreia na divisão principal.
Não há muito como como fugir a factos.
Como bem lembrava hoje Fernando, o "Polvo", o Porto, em 67 jogos para a Liga, nestas duas épocas, perdeu.......um!!
Em Barcelos, com o Gil Vicente.
E continua a ter o melhor ataque (62 golos, a par com o Benfica), a melhor defesa (17 golos sofridos).

Fala-se muito em erros de arbitragem.
Houve erros de arbitragem?
Claro que houve.
Haverá sempre.
O mais mediático, o célebre fora de jogo da Luz.
Foram intencionais?
Quem quiser acreditar nisso......
Foi por aí que se decidiu o título?
Quem quiser acreditar nisso....

Sem brilho, aproveitando os erros alheios, o Porto é bicampeão.
Mas há muito que mudar no defeso.
Nos outros clubes, no Dragão também.
Até porque é fácil prever que vão sair alguns jogadores influentes, sobretudo aquele que vem sendo o melhor e mais decisivo jogador da Liga - Hulk, pois claro.

Comentários

  1. Caro Pedro,

    passei para dar-lhe um abraço e, como compreenderá, não estou em condições psicológicas (atento à noticia que ontem recebi)para comentar o que quer que seja!

    Um forte e sentido abraço!

    ResponderEliminar
  2. Gosto mesmo muito dos comentários responsáveis e íntegros que o Pedro faz de futebol além de virem de alguém que percebe muito de futebol...

    Não tenho problemas em dar os parabéns a adeptos do seu calibre Pedro... Custa? ooohhh nem imagina, está aqui um nó difícil de sair (quem me manda a mim ligar tanto a futebol?) mas não tenho mesmo problemas em dar-lhes os parabéns...

    Tive um post em rascunhos dedicado aos amigos portistas da bloga que não consegui publicar depois de ver um amigo que iria figurar nesse post referir-se aos Benfiquistas nos termos "Inchem Porcos" e outros mimos que tais, não consigo mesmo fazer o tal post...

    Não consigo, as palavras podem ser apagadas de um post, mas a palavra proferida é como a seta lançada... Não volta para trás. Posto isto deixo aqui... Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Apesar de não ser lá muito apreciadora de jogos de futebol, também me pareceu que a vitória surgiu em grande parte pelo demérito dos adversários...

    ResponderEliminar
  4. Ricardo,
    Despeça-se do seu amigo.
    Para falar de futebóis há muito tempo.
    Sentido abraço e sentidos pêsames


    Catarina,
    Gosto muito de futebol, gosto muito da disputa, da rivalidade.
    Quando são sãs.
    Quando chegam ao <"Inchem Porcos" e outros mimos que tais>, odeio.
    Venham de onde vierem.
    Isso não é próprio de quem gosta de futebol.
    Isso é próprio de quem não tem um pingo de educação e de respeito pelos outros.
    Só me merece desprezo.
    Venha de onde vier,insisto.

    Os benfiquistas estão tristes, os portistas felizes.
    Hoje.
    Daqui a uns tempos, será o contrário.
    Não há tragédias.
    Tragédia é o Ricardo ter perdido um amigo.
    O jogo?
    Emocionante, bonito.
    Mas sem tragédias.

    "as palavras podem ser apagadas de um post, mas a palavra proferida é como a seta lançada... Não volta para trás."
    Infelizmente há muito quem não perceba isso, Catarina.
    Essa criatura a que se refere não o entende.
    Não lhe auguro bom futuro.

    Vou-lhe contar um episódio que ocorreu ontem com um grande amigo, meu padrinho de casamento, benfiquista dos sete costados.
    Ele relembrava a equipa do Benfica de 1983.
    Uma equipa cem por cento portuguesa, por acaso, que foi ganhar uma Taça de Portugal às Antas entre muitos outros troféus.
    Impossível não respeitar uma equipa daquelas, não relembrar quem compunha a equipa, quem a dirigia, quem dirigia o clube.

    Sobre o tema, contei ao meu amigalhaço o que dizia o Eurico, então no Porto, acerca do Nené - "sempre educado, abeirava-se de nós, perguntava pela família, pela mulher, pelos filhos; quando íamos para começar a responder, já tinha marcado golo!!"

    Por onde é que anda este espírito?

    Beijinho, Catarina

    ResponderEliminar
  5. Eu diria em enorme parte, Gábi.
    Este Porto foi fraco.
    Com um treinador muito fraco.
    Mas os outros ainda foram mais.
    Foi isso, em grande parte, que tornou uma equipa fraca num campeão.

    Se o Porto quiser continuar a ganhar tem que fazer algumas mexidas.
    A começar no treinador.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Quem gosta de futebol gosta dele na sua totalidade e vê as coisas como elas são. Para mim, mas é a minha opinião e a de muitos benfiquistas, os árbitros voltaram a ter uma enorme influência decisiva no desenrolar do campeonato. Não discordo do que escreveu acerca do Benfica. É claro que há muito demérito da nossa parte e há que admiti-lo e corrigi-lo já. Mas agora fazer de conta que não houve "factores esternos" e assumirmos apenas para nós e só para nós tudo o que de mal aconteceu é que não. E quem gosta de futebol, seja ele de que clube for, reconhece que as arbitragens podem ser decisivas.

    Você fez-me um desafio e eu faço-lhe outro. Você insinua que não foram os árbitros que decidiram o título e que quem quiser acreditar nisso, que acredite. Você é mais velho que eu. Eu tenho 30 anos. E sinceramente não me lembro de o Benfica ter ganho algum jogo ao FC Porto com a ajuda dos árbitros. Pelo contrário, vi várias vezes o contrário, e de forma decisiva, como aconteceu na Luz. Agora diga então quando foi o FC Porto prejudicado contra o Benfica, tendo perdido o jogo, nesses 30 anos. E depois, mediante a resposta que me der, diga que os erros não foram intencionais e que se calhar foram apenas erros normais e comuns no futebol...

    E continuo na minha. Eu respeito as pessoas, mas agora respeitar clubes assumidamente corruptos, nem pensar... Para mim o FC Porto um campeQuem gosta de futebol gosta dele na sua totalidade e vê as coisas como elas são. Para mim, mas é a minha opinião e a de muitos benfiquistas, os árbitros voltaram a ter uma enorme influência decisiva no desenrolar do campeonato. Não discordo do que escreveu acerca do Benfica. É claro que há muito demérito da nossa parte e há que admiti-lo e corrigi-lo já. Mas agora fazer de conta que não houve "factores esternos" e assumirmos apenas para nós e só para nós tudo o que de mal aconteceu é que não. E quem gosta de futebol, seja ele de que clube for, reconhece que as arbitragens podem ser decisivas.

    Você fez-me um desafio e eu faço-lhe outro. Você insinua que não foram os árbitros que decidiram o título e que quem quiser acreditar nisso, que acredite. Você é mais velho que eu. Eu tenho 30 anos. E sinceramente não me lembro de o Benfica ter ganho algum jogo ao FC Porto com a ajuda dos árbitros. Pelo contrário, vi várias vezes o contrário, e de forma decisiva, como aconteceu na Luz. Agora diga então quando foi o FC Porto prejudicado contra o Benfica, tendo perdido o jogo, nesses 30 anos. E depois, mediante a resposta que me der, diga que os erros não foram intencionais e que se calhar foram apenas erros normais e comuns no futebol...

    E continuo na minha. Eu respeito as pessoas, mas agora respeitar agremia assumidamente corruptas, nem pensar...

    O futebol portugues esta de luto ha imenso tempo...

    ResponderEliminar
  7. Quero duas coisas.

    Uma, que o Benfica seja vitorioso em campo e fora dele. Com seriedade, sem malabarismos, sem idiotices.

    Outra, a principal.
    Que o futebol retome, com urgência, o seu estatudo de desporto rei. Que deixou de ser há uns tempos.

    O resto são trocos.

    Porque exijo que me respeitem, sou exigente com o respeito que dedico aos outros.

    Quando assim não fôr ... estarei caquético e com o Tico e o Teco à pancada por um lugar ao sol.

    Um abraço para todos os que por aqui passam.

    Com a sua permissão, Pedro, um abraço especial para o Ricardo. Sabemos porquê.

    ResponderEliminar
  8. Nem Jesus nos salva! SLB Sempre.

    Bom resto de semana Pedro

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  9. FireHead,
    Ao contrário de si, eu não ando a fazer contabilidade de erros.
    Estou-me nas tintas para isso.
    Prefiro contabilizar vitórias.

    Como você só tem 30 anos não se lembra de outros tempos.
    Que também não interessam.
    O que interessa é o aqui e agora.
    Houve erros?
    Houve.
    Foram decisivos?
    Não!
    Mais voltas para quê?

    Quer saber algo do antigamente, das vigarices?
    Está tudo documentado, FireHead.
    Se lhe interessar....
    A mim não me interessa nada.


    António,
    Mas eu também quero um Benfica forte, um Sporting forte (NUNCA desrespeitei, NUNCA desrespeitarei nenhum!!), uma Liga competitiva, nivelada por cima.
    Para que isso aconteça há que diagnosticar erros, assumi-los e procurar corrigi-los.
    Custa assim tanto?
    Aquele abraço


    Adélia,
    O Jorge Jesus não é o treinador que o Benfica necessita.
    Corre muito depressa numa prova de fundo e perde o fôlego quando entra na recta final.
    Assim não dá.
    Beijinho e bom resto de semana

    Carlota,
    Agora está a Carlota a dar-me os parabéns.
    No próximo ano quem dará os parabéns a quem?
    O Benfica precisa de fazer alterações.
    Mas o Porto também.
    E o defeso vai ser muito mexido.
    Vamos ver no que é que dá.
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Foi um Porto mais fraco do que o hsbitual sem duvida.
    Quanto ao Benfica, muito dos seus adeptos tornaram-se peritos na choradeira mas eles la sabem...
    Eles que se lembrem por exemplo do Benfica-Porto de 2009 decidido por um golo precedido de fora de jogo

    ResponderEliminar
  11. O Hugo tem melhor memória que eu.
    Sinceramente, não ligo puto a esses pormenores.
    Interessa-me o final.
    Sem brilho, cinzentão, trôpego, o Porto ganhou.
    Porque os outros foram ainda mais incompetentes.
    O resto é treta!
    Aquele abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares