There’s a new kid in town


Zohran Mamdani é o novo Mayor de Nova Iorque.
Emigrante, muçulmano, socialista radical, muito jovem (34 anos), politicamente inexperiente, como é que se explica esta vitória na maior metrópole americana? 
Nova Iorque normalmente vota Democrata.
Mamdani sabia isso à partida e soube jogar com essa vantagem.
Uma vantagem que se acentuou com a escolha do candidato Republicano e com a candidatura de Andrew Cuomo.
Perante um Curtis Sliwa baço, ridículo até, e um Andrew Cuomo cheio de esqueletos no armário, Mamdani só necessitaria de não dar tiros nos pés para ter o caminho para a vitória facilitado.
Se Curtis Sliwa nunca teve uma centelha de carisma, Andrew Cuomo corporizava tudo aquilo que os americanos estão crescentemente a rejeitar.
Envolto em escândalos, mais um dos representantes das dinastias (Clinton, Bush, Kennedy, Cuomo,...), Andrew Cuomo recebeu apoios das figuras mais repugnantes para o americano médio, os grandes magnatas, a grande finança, que se assustou com as promessas de Mamdani.
Junte-se a todo este caldo, o voto de protesto contra Trump, apoiante de Cuomo à falta de melhor (ambos envolvidos em escândalos sexuais é bom não esquecer), e percebe-se melhor como é que uma cidade dominada por judeus, uma cidade repleta de milionários e bilionários, acaba por eleger um muçulmano socialista.
Os Democratas festejam a vitória mas sabem perfeitamente que Mamdani é um desafio para o Partido.
As propostas apresentadas por Mamdani são de um radicalismo tal que poderá mexer com o presente e o futuro do Partido Democrata.
Se resultarem, a ala mais à esquerda irá reivindicar mais protagonismo e mais poder.
Se falharem, o Partido será obrigado a recentrar as suas políticas e afastar-se definitivamente de uma deriva extremista que vem sendo apontada por muitos analistas políticos como responsável pelas últimas derrotas eleitorais e o crescimento do radicalismo à direita.

Comentários

  1. A maior ameaça de Zohran Mamdani não é Donald Trump, é a velha guarda democrata‼️

    ResponderEliminar
  2. Os seus planos são muito ambiciosos e vão muito além do poder que um presidente da câmara possui.
    Um bilionário de uma grande rede de supermercados (não me recordo do seu nome nem o da rede) gritou aos quatro ventos que iria vender ou fechar os mesmos se Mandani ganhasse. Agora parece que mudou de ideias. Vai ficar quietinho.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares