Metro Ligeiro de Macau
O Metro Ligeiro de Macau continua envolto em polémica.
Agora na sequência da divulgação do Plano Director.
Pensado para ser muito mais útil, o Metro Ligeiro tem sido sobretudo uma teimosia, um não querer perder a face.
Recordo uma viagem oficial a Singapura e Banguecoque supostamente para estudar o trânsito nesses locais.
O muito bom e o muito mau.
Se esse podia ser um objectivo, claramente não era o mais importante.
O mais importante era estudar o funcionamento do Metro nas duas cidades e verificar in loco o que este sistema de transporte tinha contribuído para modificar as duas urbes.
Sobretudo descongestionando o trânsito nas zonas mais centrais das cidades.
E era isso que se queria para Macau, um sistema de transporte rápido, eficaz, que permitisse aliviar o trânsito na cidade, que fosse útil à população.
Muitos interesses difusos se moveram para termos o Metro que temos hoje.
Uma obra muito cara, infindável, que pouca ou nenhuma utilidade apresenta.
Precisamente o oposto do que fora pensado.
Dois exemplos do que funciona bem em Macau... para meu conhecimento, apenas. : )
ResponderEliminarSegurança e Saúde, Catarina.
EliminarMas mesmo assim a gente queixa-se.
É tipicamente macaense - falamau e xuxumeco :)))
Levantei a hipótese de uma das “coisas” boas ser a segurança, porque o Pedro nunca se referiu a crimes ocorridos em Macau. Na verdade, eu também nunca me refiro aos crimes que acontecem em Toronto e eles acontecem quase todos os dias, apesar de ser considerada uma das cidades mais seguras...
EliminarGostei de saber!! Obrigada. : ))
A criminalidade aqui é muito baixa.
EliminarUm carteirista é notícia.
Quando assim é, é muito bom.
Nós por cá estamos bem pior em termos de transportes públicos porque durante décadas foi sempre a cortar e agora o actual governo é que tem de remendar tudo. Não votei neles mas dizerem que a culpa lhes pertence não é verdade.
ResponderEliminarBeijocas e um bom dia
Este Metro é uma obra caríssima, Fatyly.
EliminarE que pouca utilidade tem revelado.
Para além de as obras terem virado a cidade do avesso.
Beijos
Nestes projectos à sempre quem se aproveite e os projectos vão por água abaixo.
ResponderEliminarUm abraço e boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
A ideia inicial era muito boa, Francisco.
EliminarAquele abraço
Sendo Macau um território pequeno, acho que não se justificava a construção de um Metro.
ResponderEliminarSe bem me lembro, circulava-se muito bem por aí.
Beijos Pedro
Agora há demasiados carros, Manu.
EliminarE não há coragem política para limitar a importação e matrícula de veículos.
Algo que Singapura há muito faz.
Beijos
Fez-me lembrar a saga do "nono " aeroporto , que dura desde a minha adolescência....
ResponderEliminarTudo de bom
NOVO, não "nono" , embora em tantos anos, já se pudesse ter construido mesmo nove aeroportos ;)
EliminarEste Metro ainda agora começou e já está para ser alargado, São.
EliminarObras de Santa Engrácia.
O Metro de superfície cá do sítio foi uma boa intenção mal executada.
ResponderEliminarInteresses ou teimosia - talvez ambas as coisas - remeteram o que poderia ser um meio de transporte de excelência numa coisa que faz barulho e tem, a montante, um traçado que não serve como devia servir os utentes.
Um abraço
Coimbra, o mesmo enredo em Coimbra, António.
EliminarPensem nas pessoas, porra.
É para isso que são pagos.
Aquele abraço
Por cá os transportes públicos não são grande coisa.
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
E assim em vez de se incentivar as pessoas a deixar o carro incentiva-se o oposto.
EliminarMais uma de tantas obras de Santa Engrácia.
ResponderEliminarComo a Duracell, dura, dura...
EliminarÉ pena o custo não estar de acordo com a utilização!
ResponderEliminarAbraço
O custo é brutal.
EliminarAbraço
A importância do seu texto permite-nos conhecer a nova realidade de Macau depois da partida dos portugueses.
ResponderEliminarAbraço.
Juvenal Nunes
Macau e Hong Kong mudaram muito, Juvenal Nunes.
EliminarHong Kong então ficou uma selva ingovernável.
Aquele abraço
Em relação aos transportes públicos por cá é uma tristeza ,poucos sempre cheios e quando não são suprimidos, além dos roubos nos autocarros em Lisboa
ResponderEliminarUma boa semana
A segurança é muito boa, Amélia.
EliminarUm furto num autocarro é notícia de jornal.
Boa semana
se é assim, serviu apenas alguns interesses.
ResponderEliminarBINGO!
EliminarBoa noite Pedro. Infelizmente o Metrô não é um meio de transporte no Brasil que podemos dar nota 10. Mas falo por Rio e São Paulo.
ResponderEliminarEm Singapura e Banguecoque, o que nos foram mostrar, até é, Luiz Gomes.
EliminarAquele abraço