Metro Ligeiro de Macau


O Metro Ligeiro de Macau continua envolto em polémica.
Agora na sequência da divulgação do Plano Director.
Pensado para ser muito mais útil, o Metro Ligeiro tem sido sobretudo uma teimosia, um não querer perder a face.
Recordo uma viagem oficial a Singapura e Banguecoque supostamente para estudar o trânsito nesses locais.
O muito bom e o muito mau.
Se esse podia ser um objectivo, claramente não era o mais importante.
O mais importante era estudar o funcionamento do Metro nas duas cidades e verificar in loco o que este sistema de transporte tinha contribuído para modificar as duas urbes.
Sobretudo descongestionando o trânsito nas zonas mais centrais das cidades.
E era isso que se queria para Macau, um sistema de transporte rápido, eficaz, que permitisse aliviar o trânsito na cidade, que fosse útil à população.
Muitos interesses difusos se moveram para termos o Metro que temos hoje.
Uma obra muito cara, infindável, que pouca ou nenhuma utilidade apresenta.
Precisamente o oposto do que fora pensado.

Comentários

  1. Dois exemplos do que funciona bem em Macau... para meu conhecimento, apenas. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segurança e Saúde, Catarina.
      Mas mesmo assim a gente queixa-se.
      É tipicamente macaense - falamau e xuxumeco :)))

      Eliminar
    2. Levantei a hipótese de uma das “coisas” boas ser a segurança, porque o Pedro nunca se referiu a crimes ocorridos em Macau. Na verdade, eu também nunca me refiro aos crimes que acontecem em Toronto e eles acontecem quase todos os dias, apesar de ser considerada uma das cidades mais seguras...

      Gostei de saber!! Obrigada. : ))

      Eliminar
    3. A criminalidade aqui é muito baixa.
      Um carteirista é notícia.
      Quando assim é, é muito bom.

      Eliminar
  2. Nós por cá estamos bem pior em termos de transportes públicos porque durante décadas foi sempre a cortar e agora o actual governo é que tem de remendar tudo. Não votei neles mas dizerem que a culpa lhes pertence não é verdade.

    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este Metro é uma obra caríssima, Fatyly.
      E que pouca utilidade tem revelado.
      Para além de as obras terem virado a cidade do avesso.
      Beijos

      Eliminar
  3. Nestes projectos à sempre quem se aproveite e os projectos vão por água abaixo.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  4. Sendo Macau um território pequeno, acho que não se justificava a construção de um Metro.
    Se bem me lembro, circulava-se muito bem por aí.

    Beijos Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora há demasiados carros, Manu.
      E não há coragem política para limitar a importação e matrícula de veículos.
      Algo que Singapura há muito faz.
      Beijos

      Eliminar
  5. Fez-me lembrar a saga do "nono " aeroporto , que dura desde a minha adolescência....

    Tudo de bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NOVO, não "nono" , embora em tantos anos, já se pudesse ter construido mesmo nove aeroportos ;)

      Eliminar
    2. Este Metro ainda agora começou e já está para ser alargado, São.
      Obras de Santa Engrácia.

      Eliminar
  6. O Metro de superfície cá do sítio foi uma boa intenção mal executada.
    Interesses ou teimosia - talvez ambas as coisas - remeteram o que poderia ser um meio de transporte de excelência numa coisa que faz barulho e tem, a montante, um traçado que não serve como devia servir os utentes.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coimbra, o mesmo enredo em Coimbra, António.
      Pensem nas pessoas, porra.
      É para isso que são pagos.
      Aquele abraço

      Eliminar
  7. Por cá os transportes públicos não são grande coisa.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E assim em vez de se incentivar as pessoas a deixar o carro incentiva-se o oposto.

      Eliminar
  8. Mais uma de tantas obras de Santa Engrácia.

    ResponderEliminar
  9. É pena o custo não estar de acordo com a utilização!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. A importância do seu texto permite-nos conhecer a nova realidade de Macau depois da partida dos portugueses.
    Abraço.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Macau e Hong Kong mudaram muito, Juvenal Nunes.
      Hong Kong então ficou uma selva ingovernável.
      Aquele abraço

      Eliminar
  11. Em relação aos transportes públicos por cá é uma tristeza ,poucos sempre cheios e quando não são suprimidos, além dos roubos nos autocarros em Lisboa
    Uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A segurança é muito boa, Amélia.
      Um furto num autocarro é notícia de jornal.
      Boa semana

      Eliminar
  12. Boa noite Pedro. Infelizmente o Metrô não é um meio de transporte no Brasil que podemos dar nota 10. Mas falo por Rio e São Paulo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Singapura e Banguecoque, o que nos foram mostrar, até é, Luiz Gomes.
      Aquele abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares