O Benfica foi protegido pelo antigo regime?

Recebi esta mensagem e confesso que hesitei muito antes de a publicar.
Porque há uma dúvida que não consigo esclarecer - a sigla APV refere-se a quê, ou a quem?
António Pedro de Vasconcelos?
Publico a mensagem, deixo-a à discussão, e fico à espera que me possa ser esclarecida essa dúvida.
Sendo feitas, na mesma, acusações tão graves, é bom que se se saiba exactamente de onde partiram.


PARA OS QUE DIZEM QUE O Sport Lisboa e Benfica FOI PROTEGIDO PELO ANTIGO REGIME...


O APV disse o que tinha que ser dito: que se houve clubes protegidos do regime no Estado Novo, foram o SCP e o FCP
Deu o exemplo de um presidente do SCP que em 1956 entrou de pistola em punho num balneário dos árbitros e os ameaçou de morte caso não dessem a volta ao jogo. 
Foi no Estádio da Tapadinha no intervalo de um Atlético-Sporting que estava empatado 1-1. 
O SCP acabou por ganhar 1-3.
O presidente em questão era Góis Mota, comandade da Legião Portuguesa.

Curiosamente, perguntaram recentemente a J.E. Bettencourt quem era o seu presidente preferido da História do SCP. JEB respondeu, SEM HESITAR: Góis Mota!

O APV mostrou as fotos que o Benfica aqui publicou.
Mas disse pouco. Não lembrou, por exemplo, que a seguir ao 25 de Abril, enquanto o Presidente do SLB Borges Coutinho apresentava os cumprimentos benfiquistas à Junta de Salvação Nacional, metade da Direcção do SCP já tinha fugido para o Brasil.

Também não lembrou que SCP e FCP sempre tiveram entre os seus dirigentes altas figuras do Estado Novo
. No SCP Salazar Carreira, Góis Mota, Casal Ribeiro... No FCP Augusto Pires de Lima, Cesário Bonito, Urgel Horta: ministros e deputados da União Nacional.

Em contrapartida, os benfiquistas elegiam em eleições democráticas opositores ao Regime como Manuel da Conceição Afonso, o Capitão Júlio Ribeiro da Costa, Felix Bermudez ou o próprio Borges Coutinho (em cuja casa, nos Açores, se planeou o sequestro do Sta. Maria, contra o antigo regime).

Ao contrário dos rivais, o SLB não inaugurou o seu estádio a 28 de Maio (data do golpe de estado que inaugurou a ditadura) e os primeiros a pisar o relvado da Luz foram os operários que o construíram e não os representantes do regime, como aconteceu com o SCP, e o FCP.
O primeiro treinador a ganhar um Campeonato de Portugal (1934-35) foi Victor Gonçalves, militante comunista e pai de Vasco Gonçalves.
O primeiro hino do Benfica chamava-se Avante Pelo Benfica e foi proibido pelo Estado Novo, razão pela qual o SLB foi obrigado a criar o hino actual "Ser Benfiquista".
Para terminar, repito que o Benfica não fazia a saudação fascista porque a sua direcção decidiu que em eventos oficiais os atletas empunhariam estandartes e bandeiras na mão direita para ter um pretexto de desobedecer sem arriscar represálias.
São suficientes estes factos, ou é preciso fazer um desenho, com legendas em letras maiúsculas? 

Nota: Quem quiser ouvir o verdadeiro Hino do Sport Lisboa e Benfica, aqui vai. 
O Hino Oficial do SLB, interpretado pelo Orfeão. 
Estranha-se que sucessivas direcções também o tenham ostracizado.



Comentários

  1. Caro Pedro Coimbra
    Também aqui não se deve deixar apagar a memória.
    É sabido que O regime deposto em 25 de Abril usava bem os (3 Fs) para manter o povo adormecido e por isso os usava (mas houve sempre alguem que resistiu, mesmo aí).
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  2. Estimado Amigo Pedro Coimbra,
    É interessante o artigo, mas eu se de política já sei pouco na política do futebol sou um zero.
    Mas não gostei de ver ontem a chegada dos jogadores da seleção nacional conduzindo aquelos brutos carros, podiam ser mais recatados, mas enfim...
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  3. Já conhecia este mail, também hesitei em publicá-lo e acabei por não o fazer.

    Ao que sei, o APV não é António Pedro Vasconcelos, aliás, já o desmentiu uma vez. O que importa ressalvar, no meu entender, é esta queda da "máscara" do Sporting Clube de Portugal e, também, do Futebol Clube do Porto.

    Caríssimo, a mim isto tanto se me dá como se me deu, francamente, sou um defensor acérrimo do futebol/desporto disputado com lisura de processos, sem truques ou golpes baixos e, sinceramente, não é isso que assistimos nos dias de hoje.

    Grande amigo,
    queira receber um forte e sentido abraço!

    ResponderEliminar
  4. Rodrigo,
    Eu recebi o mail de um grande amigo, benfiquista, e fiquei curioso.
    Até para saber afinal quem é o tal APV.
    Pensei que fosse António Pedro Vasconcelos.
    O Ricardo já esclareceu que não.
    O uso do futebol, por vezes, deu o resultado oposto.
    Porque foi utilizado como forma de protesto.
    Aconteceu isso com a Académica.
    Algo que foi recordado no domingo na final da Taça.
    Aquele abraço


    Amigo Cambeta,
    Os jogadores da selecção chegarem naqueles bólides não é novidade.
    Muito menos devia ser notícia (???) de Telejornal.
    Qual é o interesse de a RTP transmitir essa "notícia"?
    Não têm notícias??
    Aquele abraço


    Ricardo,
    Quem será então o autor?
    Cada vez estou mais curioso.

    O que se dizia não era tanto que o Benfica era protegido, antes que era usado.
    Grandes jogadores, Eusébio é o expoente máximo, foram impedidos de sair do Benfica porque, com o sucesso da equipa, se mantinha o país algo anestesiado.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  5. Também recebi este e-mail e nada do que lá consta para mim é novidade. Aliás, só não falei disso no meu blogue porque isso é um assunto já por demais esmiufrado no meu blogue. Se tiver pachorra e vontade, já sabe:

    http://bloguedofirehead.blogspot.pt/2011/11/as-provas-de-que-o-benfica-nao-era-o.html

    http://bloguedofirehead.blogspot.pt/2011/04/propaganda-nazi-quem-diz-e-quem-e.html

    http://bloguedofirehead.blogspot.pt/2011/08/quem-renega-os-seus-e-capaz-de-tudo.html

    ResponderEliminar
  6. É sempre interessante fazer estas observações. Pode não se saber quem é o autor, mas há coisas que são factuais como as fotos em que se fazia a saudação.

    Outra coisa que nunca entendi, dizem que o Benfica era o clube do povo e o Sporting o clube das elites certo? Não sei se é mito mas já ouvi isso, logo porque o estado protegeria o clube do povo?

    ResponderEliminar
  7. Acusar o SLB de ser o clube do regime, só em conversa de café para acicatar alguns adeptos.
    A foto do Sporting já a conhecia há muitos anos e o que se diz sobre o comportamento dos dirigentes do SCP após o 25 de Abril é verdade. Mesmo o caso do jogo com o Atlético já eu o ouvia contar quando vim estudar para Lisboa em 67.
    Sou portista, mas tenho de reconhecer:o regime aproveitou-se do SLB e não o contrário

    ResponderEliminar
  8. FireHead,
    Eu conhecia os seus posts.
    Mas quem (que) raio é o APV???


    Catarina,
    Como eu já referi em anterior resposta, e o Carlos reforça, o Benfica foi usado pelo antigo regime.
    Protegido?
    Não.
    Bjs

    Carlos,
    Era essa a ideia que também eu tinha e que referi em anterior resposta.

    Não conhecia esta estória, escabrosa, do Sporting.

    ResponderEliminar
  9. Quem escreveu esse mail, deve andar muito distraido ou então pretende enganar os mais distraidos. Quando fala no Gois do Sporting, esquecem que nos corredores da Luz andou muitos anos um tal de Silva Pais "só" o responsavel pela PIDE. Mas mais, quando na ONU Portugal foi condenado pelo Ocupação das Colonias, foi precisamente o Benfica que via FPF criou um movimento de apoio ao Estado com o argumento de Portugal ser um Todo, negando dessa forma o direito à independencia dos Estados ilegalmente Ocupados. Essa iniciativa, foi concluida, recorede-se, com a leitura de um comunicado aos microfones da Emissora Nacional com o patrocinio do Presidente do Benfica e perante o então Ministro da Educação. O Benfica usou e foi usado pelo regime. Tal como o Belenenses que chegou a ter como Presidente o Ministro da Marinha Americo Tomaz. Veja-se o caso de Eusebio. Para não ser transferido como era vontade do jogador, na altura, Eusebio, foi mandado cumprir "Serviço Militar" que curiosamente lhe permitia continuar no Benfica. Este episodio especifico mostra bem como o Antigo Regime e o Benfica jogavam num tabuleiro de interesses. E sobre o Estadio do Benfica, chamado de Carnide, então é bom que nem falem nele. Basta só lembrar que os terrenos onde foi construido o tal Estadio foi expropriado pela CM Lisboa, doado ao clube e os expropriados nunca viram a cor do dinheiro. E só uma curiosidade: a primeira sede do Benfica foi, curiosamente, ocupada ilegalmente após a queda da monarquia e da fuga atribulada destes. Mas se quiserem muitos mais episodios de ligação Benfica/Regime é só pedirem!

    ResponderEliminar
  10. E retomando a ligação politica ao Benfica e as ligações reciprocas, não posso deixar de avançar no tempo e acabar no processo de construção do Estadio do Benfica que serviu de palco a jogos do Euro 2004. Entao, que melhor exemplo poderiamos nos querer de tais ligações quando o Presidente do Benfica na altura, Manuel Vilarinho, apelou ao voto no candidato e futuro Primeiro-Ministro Durão Barroso como contrapartida na "ajuda da construção do Estádio"? Estas palavras foram de tal esclarecedoras sobre o jogo de cintura entre as duas partes que Manuel Alegre (PS) e Ribeiro e Castro (CDS) terem vindo a terreiro criticar as palavras de Vilarinho, ressalvo que estes dois politicos são benfiquistas, tendo o ultimo utilizado mesmo o termo "prostituição" para referenciar o tal jogo de interesses. Este episodio é bem o espelho do Benfica ao longo de decadas. Sempre foi e será assim: um clube que se serve do Estado e onde o Estado se serve dele.

    ResponderEliminar
  11. E mais um dica, a titulo de curiosidade: sabem quem foi o primeiro clube portugues a ter jopgadores dopados? Então eu conto-vos. No inicio dos anos 70, tivemos uma final da Taça de Portugal entre o Benfica e o Sporting. O treinador do Benfica era Jose Augusto. Nessa partida e de surpresa, a Direcção Geral de Desportos comunicava no intervalo dos jogos que seria feita naquela partida e pela primeira vez, um controlo de dopagem. O treinador do Benfica começou por se opor à iniciativa surpresa mas acabaram por ser sorteados 2 jogadores de cada equipa. E mais tarde veio a saber-se que os 2 jogadores do Benfica acusaram positivo. A historia é tramada, por muito que alguns insistam em a reescrever.

    ResponderEliminar
  12. Outro aspecto interessante era a protecção da imprensa aos clubes de Lisboa e nos anos 60, ao Benfica em especial. Por exemplo, alguem alguma vez ouviu falar em agressoes de jogadores do Benfica ao arbitro na final do 3 jogo da Taça Intercontinental entre o Penarol e o Benfica? Claro que não. Mas existiram e foram reproduzidas na imprensa argentina, pais de origem do arbitro agredido. Outro exemplo. Fala-se de Eusebio. Alguem ouviu falar numa, desculpem a expressão, "patada" que o pantera negro desferiu num adepto do Benfica quando num final de jogo este se dirigiu a ele para o abraçar? Este episodio aparece tenuamente diviulgado na imprensa da epoca mas nunca mais referenciado. Acescento neste episodio que o adepto agredido era da Costa da Caparica e o proprio Eusebio, no dia seguinte, dirigiu-se ao Hospital para lhe oferecer uma camisola sua como arrependimento da atitude que teve. E como estes episodios, muitos mais. E o silencio da imprensa na decada de 60 tem muito que se diga, ou o lapis azul não tivesse residencia em Lisboa!

    ResponderEliminar
  13. Anonimo,
    Deixou aqui uma serie de acusações graves.
    Acredito que saiba exactamente do que esta a falar.
    Fico com essa ideia.

    De entre todas as suas afirmações, há uma que eu, porrista, retenho em particular - o Benfica foi utilizado e utilizou o antigo regime.
    Como tal, santos, só no céu!!!

    E quem e o APV?

    ResponderEliminar
  14. https://www.google.pt/search?q=benfica+sauda%C3%A7%C3%A3o+salazar&client=firefox-a&hs=Ogn&rls=org.mozilla:pt-PT:official&channel=fflb&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=CLpaU7LZHsKj0QXLi4HwBg&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1366&bih=596#facrc=_&imgdii=_&imgrc=zC6z_L-x-206DM%253A%3BRAz1LlUm0T00OM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.forumscp.com%252Fimages%252Fsaudacao_fascista_slb.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.forumscp.com%252Findex.php%253Ftopic%253D20647.80%3B800%3B482

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares