Diplomacia e boa educação

 



Esta mania de limpar o discurso de tudo o que possa ser ofensivo deixa-me intrigado.
Não estaremos a confundir diplomacia e boa educação à boleia do politicamente correcto?
A boa educação tem de ocupar um lugar central nas nossas vidas.
De todos e todos os dias.
Já a diplomacia deve ser deixada para quem exerce essa actividade profissionalmente e em contexto próprio.
Porque quando assim não é não se trata de boa educação, é mais falsidade e doutrinação.
E estas duas últimas devem ser evitadas a todo o custo.
Não se pode apontar uma injustiça, um erro crasso, porque pode ser ofensivo?
Será ofensivo se a chamada de atenção for feita em termos tais que conduzam obviamente a essa conclusão.
Martin Luther King ensinou-nos que “uma injustiça em qualquer parte é uma ameaça à justiça em toda a parte”.
Continua a ser assim, julgo eu.
Deixemos a diplomacia para os diplomatas e não esqueçamos nunca a boa educação, as boas maneiras.
Mas sem nunca virar a cara à injustiça em nome do politicamente correcto.

Comentários

  1. Certíssimo. Há demasiado de diplomata encartado em cada português. Um, no meio é que está a virtude, que não é sim nem não quando urge ser um deles. Ora bolas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se pode dizer nada porque pode ofender uma das muitas flores de estufa, bea.
      Cito um amigo meu de juventude - tininho!!!!

      Eliminar
  2. Observarções de uma clarividência indesmentível, Pedro Coimbra.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só vidrinhos, João Menéres.
      Não se pode dizer nada porque vem lá alguém muito ofendido.
      Não há pachorra.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Onde é que eu assino, Pedro?
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  4. Palavras certeiras de um Mestre de advocacia que gosto muito .TU!!!
    Assino por baixo.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou educado, Fatyly.
      E nunca deixarei de o ser.
      Não sou nem quero ser lambe cus e falso.
      Beijos

      Eliminar
  5. Totalmente de acordo, Pedro.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Gostei das suas palavras, que subscrevo.
    Continuação de boa semana, caro Pedro.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Eu acho que estou cada vez mais politicamente incorrecto.
      É da idade… :))
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Educação faz parte do dicionário dos valores?

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde
    Sei que não tenho grande formação para grandes comentários a esse respeito, mas pelo que li não tenho a menor dúvida que assim é .
    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser educado é bem diferente de ser servil.
      Normalmente quem é servil não é educado.
      É falso.

      Eliminar
  10. Boa tarde Pedro. Concordo plenamente com suas palavras meu querido amigo. Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  11. Aplausos ao seu texto!
    .
    Beijos,uma excelente noite!

    ResponderEliminar
  12. Se me permite usar a sua expressão : onde assino?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensar vinte vezes antes de dizer o que se pensa porque pode ofender alguém?
      Já estou velho para essas frescuras.

      Eliminar
    2. Se o Pedro se considera velho, imagine eu....Devo dizer, porém, que em toda a minha vida disse o que penso e a quem tenho que dizer, mas o preço é alto!

      Bom final de semana

      Eliminar
  13. E enquanto isso a Ucrânia aguenta sozinha!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquele cachorro raivoso foi muito mais longe do que eu pensava.

      Eliminar
  14. Não poderia estar mais de acordo! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares