Sensibilidade e bom-senso (pandemia)




Estudei Direito, não estudei Medicina.
Mas julgo ter algum bom-senso.
E é esse bom-senso, ou pelo menos o que resta dele, que me impele a perguntar que sentido fazem algumas medidas que continuam em vigor em Macau para prevenção da pandemia.
No sábado fomos jantar em família ao MGM em Macau e fazer compras no shopping do One Central.
Para quem não conhece, estão separados por um corredor.
Deixei o carro no MGM (valet parking) e à entrada tivemos que mostrar o código de saúde e medir a temperatura.
Atravessámos o corredor e estávamos no One Central.
Compras feitas, voltámos pelo mesmo corredor para ir jantar no MGM.
E tivemos que mostrar o código de saúde e medir a temperatura.
Depois de jantar voltámos ao One Central para registar os pontos acumulados nas compras.
E tivemos que mostrar o código de saúde e medir a temperatura.
Pontos registados, tivemos que voltar ao MGM (é um corredor!!!) para ir buscar o carro.
E tivemos que mostrar o código de saúde e medir a temperatura.
Pode ser que faça algum sentido, que tenha alguma lógica.
Confesso que me escapa e me parece muito mais que excesso de zelo.
Se estiver enganado, por favor expliquem-me a lógica.
E que tal de uma vez por todas ter coragem de dar o passo seguinte?
Não é obrigar os teimosos que recusam a vacina a vacinarem-se que essa hipótese não se coloca.
É restringir o acesso a alguns espaços públicos a quem esteja vacinado ou apresente justificação bastante para não estar.
O mesmo que se faz com a máscara e o código de saúde há já muito tempo.

Comentários

  1. O seguro morreu de velho, não esquecer. Essa do valet parking também tem que se lhe diga. Eu preferiria estacionar o meu próprio carro e não ter ninguém que o fizesse por mim não fosse o valet espirrar lá dentro (mesmo com máscara) e não me deixar o carro desinfetado. : )) Uma mordomia absolutamente desnecessária nos tempos que correm. Ao fim e ao cabo ainda vamos dar razão às autoridades de Macau com tanta precaução que o Pedro considera exagerada. Olhemos pelo lado positivo... os funcionários a monitorizar o pessoal que entra e sai continua ocupado e a justificar o ordenado que ganham, pouco ou muito. : ) A variante Delta já anda por aí a fazer estragos ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E outras variantes vão aparecer, Catarina.
      Mais uma razão para sermos vacinados.
      A única razão para não ser vacinados é sofrerem de um egoísmo perfeitamente abjecto.

      Eliminar
  2. Seria essa a medida mais óbvia e lógica, sem dúvida!

    O resto parece-me disparate!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já se tentou convencer as pessoas, subornar, assustar.
      Não chega?
      Vamos à bruta.
      Em vez de códigos e máscaras, vacinas.
      Não têm?
      Porque não querem?
      Não entram!

      Eliminar
  3. Sim, com tanta medição e controle, melhor seria privilegiar quem fosse vacinado. Podia até ser um incentivo para quem recusa a vacina.
    Um abraço, Pedro, e um dia feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais ou menos voluntário à força para citar o Solnado.
      Um abraço

      Eliminar
  4. Mais vale prevenir que remediar. Se aqui em Portugal fizessem algo parecido as coisas não estavam como estão.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Nem tanto ao mar nem tanto à terra e falo apenas por mim. Apostar bastante mais na vacinação mas Pedro e os países bastante populosos que ainda não conseguiram as vacinas, nas Américas e lá para o Oriente?
    O vírus COVID19 e suas mutações não irão desaparecer. Acredito que na próxima vacina da Gripe este irá ser incluído.
    Digo muitas vezes que tenho cautelas e obedeço às regras sem medos e continuo a fazer a minha vida como sempre fiz. Levanto-me bem cedo e como não vejo ninguém na rua tiro a máscara porque quem sofre de renite alérgica sabe bem o que disse:)))
    Hoje já se sabe mais e a ciência é isso mesmo...passo a passo chegarão lá.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas em Macau há vacinas a mais, Fatyly.
      Estes idiotas é que não as querem.
      Têm medo.
      Egoístas!
      Beijos

      Eliminar
  6. Fiquei a saber o que significa o termo "valet parking ", pelo comentário da Catarina.

    Quanto à sensibilidade e bom-senso que regem as regras da segurança em relação à pandemia , aí em Macau, se calhar nem sempre andam juntas, Pedro. Há coisas que não fazem sentido, mas foram estipuladas por quem de direito e seguem o seu rumo sem levantar hipótese alguma. Vai tudo a eito...seguindo a bitola inicial.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a questão, Janita - estamos com as mesmas medidas que estávamos em Fevereiro...do ano passado.
      O Mundo, e Macau, mudaram um bom bocado desde então.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Na minha modesta opinião nada é excesso de zelo no "combate" ao virus do covd-19. Todo o cuidado é pouc. É o que penso. Vale o que vale.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chega-se a este ridículo - veja quantas vezes me mediram a temperatura e viram o código de saúde para andar cá e lá num corredor.

      Eliminar
  8. As rotinas por vezes perduram para lá do razoável.
    Mas mais vale por excesso do que por defeito (o exemplo de Lisboa e de outros pontos do país é lamentável, já que ajuntamentos de centenas de pessoas sem quaisquer cuidados se sucedem, levando a que o número de infeções voltasse a subir).
    Bom resto de semana, caro Pedro.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O oito e o oitenta, Jaime Portela.
      E o meu desejo de voltar a Portugal este ano está cada vez mais longe.
      Um abraço

      Eliminar
  9. Bom dia
    Quem não se lembra do filme com esse nome .
    Acho que tem muito a ver com o que se passa em alguns lugares .
    teimosia !

    JR

    ResponderEliminar
  10. Tanto excesso de zelo é absurdo. Vacinar a bem ou a mal, seria o ideal.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm medo, Manu.
      O código de saúde há-de dar-lhes uma grande protecção!
      Beijos

      Eliminar
  11. Abordando o tema, de novo, sem ironizar desta vez, parece-me que a população de Macau rejeita a vacinação não necessariamente por egoísmo, como o Pedro diz... É evidente que eu vejo a coisa de muito longe, geograficamente e não só – o Pedro vive aí, interage com ela no dia a dia, tem um conhecimento mais profundo.
    Mas mesmo assim a minha opinião é que essa relutância pode ser devido ao medo, à incerteza das reações que podem resultar das vacinas, ao desconhecido... e, em última análise, à falta de conhecimento, ou seja, ignorância. Estive a ler sobre o ensino em Macau. Li dados, estatísticas de 2006 e, muito provavelmente já desatualizadas, que indicam uma taxa de alfabetização razoável, mas que, quanto ao ensino superior, apenas 16,4% da população o tinha concluído. E que a taxa quanto ao ensino secundário não era nada de admirável. Daí a necessidade de “importar” pessoal especializado.
    Que me diz? Ignorância ou egoísmo? Ou ambos?
    Nestas circunstâncias, concordo com a obrigatoriedade da apresentação do certificado de vacinação, essencialmente, quando se quer viajar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma mistura de ambos, Catarina.
      Acabo de ver uma gaja, sozinha, dentro de um carro, a conduzir, com um enorme chapéu, uma porra que parecia uma burka, uns óculos escuros por cima daquilo e ainda uma máscara cirúrgica.
      Comentei com os amigos que há pessoas internadas no manicómio só porque pensam que são Napoleão.
      E esta criaturas andam à solta.
      O ensino em Macau, na China, é todo voltado para a memorização.
      Por isso mesmo as minhas filhas frequentaram as chamadas escolas internacionais.
      Quero-as capazes de pensar, não capazes de marrar.

      Eliminar
  12. Se a vacina, de momento, é o único remédio que combate o vírus. Para o bem de todos em geral. Todos devem ser vacinados. Quem se recusar a fazê-lo deve ser obrigado. Exceto todos aqueles que por motivos adversos apresentem atestado médico autenticado.

    Continuação de boa semana, caro amigo Pedro. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, amigo Eduardo.
      Não apresentam motivos justificáveis não têm acesso a alguns espaços públicos.
      Um abraço

      Eliminar
  13. Essas pessoas tal vez não queram a vacina porque nunca passaram por nada de grave por isso recusam eu quando um cancro me bateu na porta tive que deixar de ter medo de seja lá o que for se é para salvar vamos a isso um bjo😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o mais estúpido é que são muitas vezes pessoas que se encharcam em medicamentos que têm MUITO mais efeitos adversos.
      Um beijo

      Eliminar
  14. Penso que devia ser obrigatória a vacina. Eu também não a queria, porém não tenho outra solução. Tenho a minha agendada para segunda feira. O marido já tomou as duas. No entanto e mesmo assim há que haver muito cuidado!

    Beijos e uma tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já levei as duas (Sinopharm).
      Zero efeitos secundários.
      Beijos

      Eliminar
  15. Sou a favor da vacinação obrigatória.
    Não vai a bem, vai a mal.
    Agora, isso nem sequer é excesso de zelo é um parvoíce pegada.
    Depois dessa odisseia certamente ficaste com «febre nervosa»...
    Beijo, seguindo cantando e rindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez que se abeiravam de mim eu não segurava o riso, teresa.
      Faltou acrescentar que dentro do restaurante, obviamente, ninguém usava máscara.
      O vírus é tão bem educado que fica à porta :)))
      Beijo

      Eliminar
  16. Boa tarde Pedro. Aqui no Brasil temos três tipos de vacina para a população. Mais de 60 milhões de brasileiros já foram vacinados com a primeira dose.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui são duas porque cancelaram a Astrazeneca exactamente por apresentar alguns casos dúbios.
      E mesmo assim recusam-nas.

      Eliminar
  17. Olá, amigo Pedro, em muitos lugares os governos deixam de exigir o necessário para combater o vírus, mas em Macau parece que há um certo exagero. Pelo sim, pelo não esse é um exagero que salva.
    Um bom final de semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exagero a chegar perto da demência, Pedro Luso.
      Um abraço

      Eliminar
  18. Mesmo com as duas doses há doentes internados em Lisboa com o maldito vírus.
    Depois vêm dizer que a Pfizer é 90% mais eficaz para a variante Delta e que a AstraZeneca é só 73%.
    E que culpa tenho eu de me ter calhado a Astra e de ter a 2ª dose marcada para 29 deste mês quando com a Pfizer já estaria despachada?
    Por acaso não sou ansiosa mas há muita gente que anda completamente angustiada.
    O seguro morreu de velho, já alguém o disse por aqui.

    Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares