Apontar o dedo é feio

 


Desde muito novo ouço dizer que apontar o dedo é feio.
Confesso que enquanto garoto me fazia alguma confusão esta regra.
O que é que tinha de tão especial, e de especialmente negativo, apontar o dedo a alguém?
Pouco a pouco fui percebendo que apontar o dedo é sinónimo de aligeirar responsabilidade própria, tentar transferi-la para o outro.
Tudo o que tenho visto fazer nesta maldita pandemia que insiste em nos atormentar.
Foi culpa dos chineses e dos morcegos; foi culpa do Trump, do Bolsonaro; é culpa do Costa, da Marta Temido, dos ingleses, dos sul-africanos, do vizinho que sai quando eu fico em casa.
Nunca é culpa minha que eu sou cumpridor e rigoroso.
Só saio para ir ao supermercado, à farmácia, à igreja, fazer o meu passeio higiénico, levar o cão à rua porque precisa de fazer as suas necessidades.
Só isso.
Se fossem todos como eu…
Vai sendo mais que tempo de todos nos olharmos ao espelho e ver que o retrato se calhar não é assim tão favorável.
Quando o fizermos, quando nos lembrarmos o que nos ensinavam na infância, estaremos mais perto de vencer o estupor do vírus.

Comentários

  1. O tempo de apontar o dedo já passou há muito tempo. As pessoas deveriam preocupar-se mais com o seu próprio comportamento, como o Pedro sugere, e seguir as recomendações dos nossos profissionais de saúde, mesmo que o cansaço mental se comece a instalar de forma muito decisiva.
    Mas, confesso Pedro, que ultimamente – ao fim de quase um ano de não ver a minha filha e a família, de não ter a oportunidade de tratar assuntos em Portugal pessoalmente e ter que recorrer a advogados que cobram um “balúrdio” para assuntos simples que eu própria poderia tratar, de não ter convívios com os poucos familiares que tenho nesta cidade e com os muitos amigos que tenho a sorte de ter, de não poder viajar e dar um salto a Buffalo para ir às compras, de não poder abraçar quem eu quero abraçar, ou de dar uma beijoca sem máscara no meu pequenino – até eu me apetece apontar o dedo para o “local” de onde veio a SARS e o Covid... Depois penso naqueles que sofreram e os que estão a sofrer e volto rapidamente à realidade tentanto esquecer certas “trivialidades”. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pedro apontou o dedo com perfeição e a Catarina enriqueceu o texto com a sua opinião.

      Eliminar
    2. Catarina e Teresa - não apontar o dedo não implica que não se diga de vez em quando uns $%^%&(&^$&^&
      Quantas vezes os digo!
      Mas depois é tempo de respirar mais calmamente.

      Eliminar
  2. Bom dia
    Infelizmente há muita gente que não conhece a oração da confissão .

    JR

    ResponderEliminar
  3. Apontar o dedo é fácil....cumprir as regras já é mais complicado....

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O célebre olha para o que ele diz não olhes para o que ele faz

      Eliminar
  4. A minha avó costumava dizer que sempre que se apontava o dedo a alguém, os outros 4 apontavam para nós.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabedoria de avós, Elvira.
      Também ouvi isso muita vez.
      Abraço e saúde

      Eliminar
  5. Subscrevo inteiramente e só saio quando tenho algo urgente a fazer. O passeio higiénico, faço em casa todos os dias e várias vezes - sala , cozinha, varanda, quarto e volta atrás e vai em frente:). Cão não tenho, compras no super Modelo uma vez por mês ( fruta aqui mesmo num mini mercadinho) e ir ao lar agora duas vezes por mês para apoio à minha mãe. Na volta e como é muito perto vou dizer adeus à filha, genro e as duas netas mais velhas e claro fazer uma festa aos meus canitos que até choram se não me abeirar do portão e venho para casa.
    Mas da janela o que vejo por aqui nem te digo nem te conto e ainda dizem que são os jovens?
    O nosso hospital está à cunha mas há anos e anos que sempre esteve amigo e graças ao governo anterior camas etc e tal foram varridos devido à Troika que a meu ver o ministro de então foi mais papista que o Papa.
    Apesar de muita coisa mal feita não é altura de criticar e cumpro à risca o que me mandam fazer e com o coração nas mãos por ter as filhas na linha da frente. Já não vejo telejornais para bem da minha sanidade mental!!!!
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pessoal que está na linha da frente é que parte o coração, Fatyly
      Porque são as vítimas mais directas da irresponsabilidade dos outros.
      Beijocas

      Eliminar
  6. Eu saio de 10 em 10 dias para comprar pão e fruta. O pão vai para a arca frigorífica e cada dia tiro 1/10 para consumo. Quanto á fruta, vou olhando para ela e, no dia a dia, escolhendo a que está mais próxima de apodrecer. Melhor que isto não consigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o que fizemos durante o confinamento aqui.
      Ia um ao supermercado e abastecia para uma série de dias.

      Eliminar
  7. É isso mesmo Pedro, os governantes e outras autoridades de segurança não podem andar atrás de milhões de pessoas
    e se colocam medidas ainda mais drásticas quando os números estão baixos, as pessoas ainda iriam reclamar mais e desrespeitar, é óbvio...
    e ainda vemos e ouvimos comentadores a acusar a DGS, a OMS, os governos de tentarem se desresponsabilizar quando os mesmos dizem que há muita gente que não cumpre as regras, enfim, pano para muitas mangas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos temos que fazer a nossa parte.
      Se for assim venceremos esta guerra.

      Eliminar
  8. Culpados, são todos aqueles que não cumprem as regras de confinamento.
    Continuo a olhar através da minha janela e ver gente com a máscara no queixo. :(
    Beijos Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A máscara no queixo dá um jeitão!!
      Essa gente precisava de uma máscara na cabeça.
      Por dentro!!!
      Beijos

      Eliminar
  9. Para mim depende da forma e a quem se dirige o dedo. Ou da (pseuda) intenção...
    .
    Abraço
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  10. Culpar o outro é coisa muito antiga e nunca adiantou nada a ninguém. Não há inocentes nem culpados mas responsáveis, isso podemos ser todos. E se falhamos, perceber porque o fizemos.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  11. Não acho que apontar o dedo seja feio. Acho que só apontar o dedo, limitar-se a criticar, isso sim, é indigno. Mas o que está mal tem de ser apontado sim senhor. E corrigido. E dizer que somos todos culpados é igual a dizer que ninguém o é. Em tempo de pandemia temos de nos unir. Sim. Mas não ficámos acéfalos. E, dentro das responsabilidades, uns têm-na em maior grau porque as suas decisões afectam um mundo de gente. Portanto, as responsabilidades individuais e colectivas são distintas. Fugir a umas ou a outras é estarolice contraproducente. Embora o erro seja um sinal do humano. Temos que errar pouco . Errar menos é salvar vidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for para corrigir até vale a pena.
      Para apontar o vizinho não vale a pena

      Eliminar
  12. Pedro, gostei do teu «apontar de dedo».
    Assino por baixo.
    Beijo, fica bem.

    ResponderEliminar
  13. É feio, Pedro, muito feio , de facto, porém, os comuns mortais sentem a necessidade enorme de encontrar um "bode expiatório" daí apontarem o dedo.
    Aquele abraço, meu amigo oriental! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E para quê, Ricardo?
      Em que é que ajuda?
      Dizia alguém muito sábio que não queria que lhe apontassem problemas.
      Quando lhos fossem comunicar deveriam levar três soluções.
      E ele escolheria uma e responsabilizava-se por essa decisão
      Aquele abraço para a Ilha

      Eliminar
  14. Não podia estar mais de acordo com o que acabei de ler. Imagino que possa ser por ingenuidade ou talvez por maldade sacadir a água do seu capote, para cima do capote dos outros. Também sempre tenho ouvido dizer. Não se aponta porque é feio. Também é feio e doloroso. Atribuir a culpa à vítima em defesa do transgressor. De uma vez por todas em defesa de todos nós, temos que assumir as nossas responsabilidades. Só assim nos poderemos salvar da tempestade e remar a bom porto.

    Continuação de boa semana. Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Certo, certíssimo, Pedro...mas, lido o texto e alguns comentários, pergunto: o que aqui estamos a fazer se todos sabemos e concordamos com essa predisposição de achar que os outros é que não sabem olhar para dentro, e, quiçá, nós é que estamos certos, com a razão e fazemos tudo direitinho? Concordo, plenamente, com a Catarina!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fartinhos estamos todos, Janita.
      Nisso há unanimidade.
      Mas ainda vamos ter que esperar uns tempos.
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Há pessoas que se esquecem que, quando apontam um dedo a alguém, têm os outros 4 virados para si...
    -
    Do sombrio se afastam as nuvens altas
    .
    Beijo, e uma excelente tarde!

    ResponderEliminar
  17. Receio é que haja factores que desconhecemos e que potenciam o contágio para além das medidas e cuidados que temos. Talvez o remédio que é produzido em Espanha e falaram nas Notícias possa vir a ser a solução.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A solução é o distanciamento social até sermos vacinados e haver imunidade de grupo, Gabi

      Eliminar
  18. Santa hipocrisia! Enquanto a Covid-19 matava sobretudo nos EUA e no Brasil, a culpa era do Trump e do Bolsonaro. Mas agora que Portugal lidera em todos rankings da mortalidade, a culpa não é do Costa nem do Marcelo, é dos portugueses! Ah ah ah ah...

    Quem não vos conhecer, xuxas, que vos compre!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares