Uma medida sensata


Fiquei muito contente ao saber que finalmente tinham sido abolidos os chumbos (agora diz-se retenção que suaviza mais a medida) nos primeiros anos de escolaridade.
Quem cresceu e frequentou a escola primária antes de Abril de 1974 deve lembrar-se do que representava para muitos meninos o chumbar na escola.
Não saber os rios, as estações de caminho de ferro, dar erros nos ditados, tinham como consequência a humilhação em frente aos colegas (as orelhas de burro a um canto da sala, as reguadas) e depois em casa.
Momentos que marcavam a personalidade dos alunos, que levavam ao estigma social, ao ostracismo, e que culminavam no chumbo.
A que tantas vezes sucedia o abandono escolar precoce por notório desânimo dos meninos e incapacidade económica dos pais.
Felizmente muito se foi corrigindo ao longo dos anos.
Mas o estigma do chumbo, por muito que a semântica tenha sido modificada, mantinha-se.
Finalmente o bom senso impera e é dada oportunidade aos meninos de poderem continuar a sua aprendizagem, de poderem aprender a ser homens, como cantava Carlos do Carmo.
Falta a Macau dar mais um passo na área do ensino desde o pré-escolar.
Substituir de vez a memorização pela capacidade de raciocínio.
Este será o mais complicado mas fundamental de todos os passos na evolução do ensino em Macau.
A caminhada começou, foi dado um passo, haja coragem para dar os próximos.

Comentários

  1. Os chumbos não faziam sentido nenhum.
    Um amigo meu, mais velho que eu, chumbou tantos anos que o fui “apanhar” no sétimo ano. Para além da sua profissão a tempo inteiro, dedicou-se à escrita. Tem já alguns livros publicados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantos se terão perdido pelo caminho, Catarina?
      Que chumbavam e iam para as obras, as oficinas, eram criadas de servir.
      Não dá para os estudos, era invariavelmente a sentença.

      Eliminar
  2. " substituir a memorização pela capacidade de raciocínio" , retive esta frase. Faz todo o sentido, já que empinar, não será uma forma de diminuir o insucesso escolar.
    Arranjar processos para levar a formação/ informação, tendo em conta a individualidade de cada criança, é a meu ver, meio caminho andado para evitar o chumbo.

    Beijos Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O marranço sempre me fez espécie, Manu.
      Até porque não prepara cidadãos, prepara robôs humanos.
      É isso que queremos??
      Beijos

      Eliminar
  3. Bom dia
    Se não fossem os chumbos se calhar tinha completado o 12º ano , pois eu era muito malandro .
    Mas acho que a medida para mim é bem tomada .

    J.R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para meninos até à quarta classe é um disparate e uma violência, Joaquim Rosario.
      E vai marcá-los para sempre.

      Eliminar
  4. Concordo mas deixa-me que te diga que embora cada caso seja único, no 4º ano (antiga 4ª.classe) não deixei passar a minha filha mais nova. Uma guerra e pêras tendo até de ir ao ministério assumir a razão porque a chumbava. Porque o fiz? Porque para além da péssima professora que teve na primeira e segunda classe, recuperou bastante com outra na terceira e quarta, mas era tremendamente insegura e imatura para enfrentar o 5º.ano. Não estou nada arrependida pois cresceu e fez tudo seguido até ao 12º e não quis estudar mais e foi trabalhar onde se mantém até hoje. Ao invés da irmã que ainda hoje estuda:)))...ou seja tive e tenho o 8 e o 80:)))
    Com isto não sofreu qualquer trauma porque além da sua insegurança não sabia quase nada e na 2ª.classe mal sabia ler.

    Portanto acho que a retenção de alunos no mesmo ano que depois de bem estudado a razão deverá ser aplicado porque a maioria é falta de interesse/maturidade etc, etc. mas sem os exageros do nosso tempo que era um absurdo.

    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A filha não será uma excepção, Fatyly?
      Quantos meninos (as) ficaram pelo caminho com o ferrete "não serve para estudar"?
      Antes dos 10 anos?
      Para quê???
      Beijos

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Uma grande caminhada começa sempre com um pequeno passo, ensina a sabedoria oriental.

      Eliminar
  6. A acrescentar que também são bem-vindas as aulas de apoio que beneficiam as crianças que têm alguma dificuldade em acompanhar ou a compreender a matéria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que sirva para integrar os meninos, em vez de os ostracizar, é bem vindo para mim, Angela

      Eliminar
  7. Só fiz a quarta classe. Não dava para estudar com a vida miserável que tínhamos. E chumbei na primeira classe. Tinha uma capacidade de memória incrível, ouvia as coisas uma vez e ficava tudo registado. Era excelente em tudo mas não sabia ler. O meu pai costumava ler a lição do dia seguinte em voz alta e eu memorizava. Depois perguntava e eu dizia a lição na integra. Acontecia o mesmo com a professora, quando me pedia para ler a lição em voz alta. Ambos julgavam que eu sabia ler e corretamente. Um dia já perto do fim do ano, a professora marcou-me uma palavra salteada, e claro não fui capaz de ler. Foi mudando as folhas e marcando palavras ao calha, e eu não li nenhuma. Não fui proposta para a passagem.
    Depois disso fui sempre a melhor aluna da classe, mas mal saí da escola, fui trabalhar para um armazém de lenha, e depois para a seca do bacalhau. Meu irmão era e é o mais inteligente de todos. Tudo o que pense faz, seja um barco, um guarda fato, uma chocadeira ou um forno solar. Não estudou pelas mesmas razões. A única que teve sorte e que fez o sétimo ano foi a minha irmã, porque os padrinhos acharam que era uma pena que não o fizesse e pagaram-lhe os estudos até aí.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheci muitos casos semelhantes, Elvira.
      E há-os na família.
      Normalmente eram os irmãos mais velhos que pagavam os estudos aos mais novos.
      Os mais velhos começavam a trabalhar, ajudavam com as despesas de casa e custeavam os estudos dos mais novos.
      Temos o dever, especialmente os privilegiados como eu, de não deixar morrer estas memórias.
      E de não deixar pelo caminho meninos e meninas que até poderiam ter outro futuro se não desistissem deles tão depressa.
      Abraço, saúde e bem haja por ser quem é. A vida dura deu-lhe o dom da escrita.

      Eliminar
  8. Eu penso que o ensino está m pouco banalizado....tenho a impressão que hoje em dia as notas são dadas....

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não defendo a bandalheira, Isa Sá.
      Obviamente que não.
      Mas eliminar crianças de tão tenra idade?
      Uma violência!

      Eliminar
  9. Essa tragédia que acontecia aos meninos afectava também as meninas..

    Bom que não estigmatizem as crianças e que não transformem o pré-escolar em escola.

    TUdo de bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando eu digo meninos abarca os dois sexos. São.
      Com as meninas ainda era pior porque eram logo desviadas para a lida da casa.
      Delas e de terceiros.
      Tudo de bom

      Eliminar
    2. Eu sei que se referia aos dois sexos, mas o meu feminismo não foi capaz de ficar em silêncio.

      É que se há um termo abrangendo meninos e meninas , discordo do uso do masculino. Já basta aqueles que são inevitávelmente masculinos.

      Se estivermos atentos e atentas a estes pequenos pormenores , talvez a sociedade se torne menos machista.

      E, sim, infelizmente o caso das meninas era bem pior ainda.

      Abraços :)

      Eliminar
  10. eu diria que a memorização é necessária e deve alternar com a capacidade de raciocínio. Memorizar também é aprender e não há aprendizagem sem memória. O treino da memória faz falta. Memorizar sem compreender é que pode ser prejuízo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixe-me ser muito directo - o marranço puro e duro.
      Decoram mas não percebem.
      Quando se faz uma pergunta que implique raciocínio, análise, entopem.

      Eliminar
  11. Memorizar e ter capacidade de raciocínio, completam-se.
    Marrar é que não desenvolve nada.

    ResponderEliminar
  12. O 'chumbo' foi bem substituído.
    Permitir a continuação da aprendizagem implica um rigoroso acompanhamento ao longo do ano.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é isso mesmo o ser professor, mestre, António?
      Debitar o que está nos livros não pode ser suficiente.
      Aquele abraço

      Eliminar
  13. Lembro-me bem desses chumbos. Felizmente nunca me aconteceu. Aplauso a decisão do fim dos chumbos . Um bem haja ao bom senso.
    .
    Um dia feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca me aconteceu.
      Mas o que vi mexeu comigo.
      E vi muita gente ficar pelo caminho porque teve um ano mau.
      Não é justo.
      Já nem quero fazer referência à capacidade financeira.
      Isso é revoltante.
      Aquele abraço

      Eliminar
  14. No meu tempo haviam as diferenças entre o rico e o pobre! Os pobres nem tinham oportunidades de mostrar a inteligência. Ainda bem que tudo mudou!
    --
    Beijos Boa tarde!

    ResponderEliminar
  15. E passar todos os meninos ainda que não tenham aprendido o suficiente, apenas para que não fiquem 'traumatizados' com os castigos e a troça dos colegas, não será um incentivo para que não se obtenham resultados mercê da aplicação das crianças, Pedro?

    Não seria melhor abolir as 'orelhas de burro' e as humilhações, apostando num ensino adequado à idade dos educandos? Facilitismos nunca foi a melhor solução para nada.


    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não advogo nem apoio facilitismos, Janita.
      Mas, daí até chumbar crianças até à quarta classe vai um passo enorme.
      E continuo a pensar que é uma grande asneira, uma violência.
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Os chumbos na primária era não faziam falta nenhuma. Outros tempos que marcavam os meninos. Eu levei a cabeça aberta com a cana da Índia pois tinha que saber tanto de história como de matemática. Eu detestava história e pronto ficava sempre á margem. Amigo, estou a tentar voltar. Espero que esteja tudo bem contigo. Beijinhos com carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está um exemplo na primeira pessoa do que eu pensava rosa-branca.
      Que bonito!
      Uma cacetada, cabeça aberta porque a criança não gosta de uma disciplina em concreto.
      Está aí uma óptima oportunidade para, desde crianças, se detectar quais as apetências da pessoa.
      Beijinhos e seja bem regressada

      Eliminar
  17. Pensar a educação é a cima de tudo pensar a formação dos professores. Quando forem criadas as condições para que se aprenda a olhar para as crianças e perceber como se pode ajuda-las a crescer, uma série de questões ficarão simplesmente fora da mesa. Essa dos chumbos será uma delas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os professores têm que cumprir as directivas que recebem, não é, Boop?
      Quando o sistema educativo se baseia no empinanço (Macau) têm que ir por aí para não boicotarem quem lhes dá ordens e correrem o risco de perderem o emprego.

      Eliminar
  18. INVITATION FROM THE ILLUMINATI ORGANISATION 666

    This is an open invitation to everyone that is interested in becoming part of the world's biggest conglomerate and reach the peak of your career. As we begin this year's recruitment program and our annual feast of harvest is almost at hand, so we decide to introduce you to the "New World Order".

    At this point, we're assuring anyone who is ready and faithful to become a member of this great organization, that once he/she becomes a full member of the Illuminati brotherhood then will automatically become rich, powerful and be famous in life and achieve all their heart desires and also receive a monthly salary of $500,000 USD. We are ready to change your life, we can make your dreams come true.

    The great Illuminati district offers you a life time opportunity of making your heart desires come true. I believe everyone on this planet "Earth" knows about the ILLUMINATI, but for those that don't know much about this Organization, I'll brief you about it. The Illuminati is a secret society that bless man kind and fulfill his/her dreams of becoming a millionaire, billionaire and also promote their various business. At this moment, I believe you've know more about this organization and there's no reason to be afraid of anything.

    I'm not here to mess with you or play games with you because as it stands now there are lot's of people out there who Impersonate us, claiming to be members of the ILLUMINATI. So the Brotherhood then comes to conclusion of Globalizing this organization in order to help those who are really ready to become part of this Great Family and those that were misleads by Impostors. Now i believe this is your opportunity to join our prestigious Organization and make yourself and your family proud.


    If you're interested in joining this Great Organization, then contact our Grand Lodge at Pennslyvania, USA via
    WhatsApp: +1 315 203 9948 or our official Email: illuminati666grandlodge@gmail.com

    Or click on this WhatsApp link to message us: https://wa.me/13152039948

    Signed: GRANDMASTER ✡✡🔺🔺

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares