A DATA INCERTA DE UMA FESTA ADMIRÁVEL (Frei Bento Domingues, O.P.)



Celebramos o nascimento de Jesus a 25 de Dezembro. 
Qual é o fundamento desta data? 
Nenhum.

1. Por mais paradoxal que isso possa parecer, no Evangelho de S. Marcos, considerado o mais antigo dos quatro Evangelhos, não há Natal! Por opção, começo pelo desfecho abrupto deste «livro de intenso encanto literário e um dos mais arrebatadores que alguma vez foi escrito». Desfecho tão abrupto que o seu tradutor, Frederico Lourenço, pergunta: é concebível que um livro em língua grega possa terminar com a palavra ”pois”? Mas é um facto. Vou transcrever esta tradução de ritmo grego em português.
Conta S. Marcos que, «passado o sábado, Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé compraram perfumes para irem embalsamá-lo. E muito cedo de manhã, no primeiro dia da semana, elas vão ao sepulcro tendo já nascido o sol. E diziam entre si: Quem rolará para nós a pedra da entrada do sepulcro? E tendo olhado à sua volta, vêem que a pedra tinha sido rolada para o lado; e era muito grande. E entrando elas no sepulcro, viram um jovem sentado à direita, vestido com uma túnica branca, e ficaram apavoradas. Ele diz-lhes: é Jesus, o Nazareno que procurais, o crucificado? Ressuscitou. Não está aqui. Vede o lugar onde o depuseram. Mas ide e dizei aos seus discípulos e a Pedro: Ele vai à vossa frente a caminho da Galileia; lá o vereis, tal como ele vos disse. E elas, saindo, fugiram, pois domina-as um tremor e um êxtase. E nada disseram a ninguém: tinham medo, pois».
Este texto concentra algo que pode ser historicamente testado e algo que só pode ser interpretado como uma gloriosa confissão de fé: a vida de alguém que foi truncada pela morte mais cruel, mas não aniquilada. Aquela que parecia a última palavra é, afinal, a primeira de um começo novo: o crucificado está mais vivo do que nunca! São as mulheres as encarregadas de dar essa notícia, de última hora, aos discípulos. Estes, decepcionados com a crucifixão da velha esperança messiânica que os seduziu e enganou, tinham caído em depressão.
      O sábado já é passado. O primeiro dia da semana é o Domingo, o primeiro da mobilidade ilimitada do Espírito de Deus, invisivelmente presente a tudo e a todos, em liberdade, propondo um natal inédito a quem se sentir seduzido por esse caminho: nascer de novo, renunciando a velhas e novas ilusões de desejos loucos que sacrificam o futuro de todos no altar egoísta do presente. É um movimento espiritual sem relíquias do fundador e sem lugares privilegiados de encontro com o novo sentido da caminhada humana na história dos povos.
       Na vida terrena e limitada do Nazareno, manifestou-se uma tal forma de Deus ser Deus e do ser humano se tornar verdadeiramente humano, que os maravilhosos e indispensáveis textos do Novo Testamento (NT) confessam que o seu autêntico sentido só se realiza, quando suscita inéditas formas de transfigurar a vida dos que se julgam os esquecidos da terra e do céu.
     2. Depois do velho messianismo ter sido trucidado na crucifixão do Nazareno, acabaram os receios em confessar que Jesus é Cristo. Paulo sublinha que ninguém pode pôr um alicerce diferente do que já foi posto: Jesus Cristo. Daí resultou que, por volta do ano 44, em Antioquia, pela primeira vez, os discípulos receberam o nome de cristãos.
Desde os finais do século XIX e durante várias etapas do século XX, tornou-se habitual distinguir o Jesus da história e o Cristo da fé. Não é que haja dois, mas duas abordagens: a que segue as exigências do método da exegese histórico-crítica e a das exigências da interpretação teológica, cristológica. São numerosas as obras sérias que estudam esta problemática.
As fontes principais para essa dupla perspectiva são as narrativas dos Evangelhos e os escritos de S. Paulo. Esquecemos que a devoção popular alimentou-se, ao longo dos tempos, também dos chamados Evangelhos Apócrifos.
Por volta do ano 200, estava praticamente formado o cânone actual do NT, embora ainda com algumas vacilações. No entanto, o Evangelho de S. João afirma: «muitas outras coisas fez Jesus que não estão escritas neste livro. Se fossem escritas uma por uma, penso que os livros sobre elas não caberiam no mundo».
A curiosidade popular queria saber, precisamente, o que não vinha escrito nos Evangelhos canónicos. Supõe-se que surgiram várias tradições orais sobre Jesus que não tiveram a sorte de serem reconhecidas e aceites pelo comum dos crentes. A verdade é que os escritos, que pretendiam dizer o que não vinha nos textos do NT – os chamados Evangelhos Apócrifos –, nasceram demasiado tarde, pelos finais do século II até ao século IV e ainda depois.
3. Celebramos o nascimento de Jesus a 25 de Dezembro. Qual é o fundamento desta data? Nenhum. Também aqui, importa continuar com a distinção entre a contagem histórica e a estratégia de levar os cristãos a não alinhar com as celebrações de cultos gentios, por exemplo, do sol invencível, imposto pelo imperador Aureliano, a 25 de Dezembro de 274. Nessa altura, a Igreja de Roma tomou a decisão de designar essa data como a do nascimento de Jesus, pois é Ele, e não Mitra, o verdadeiro sol da vida. Como era algo incerta a história do nascimento de Jesus, esta substituição parecia a mais indicada para os cristãos não se sentirem atraídos por aquilo que os trairia.
Antonio Piñero fez uma exposição cuidadosa, tanto acerca do dia do nascimento de Jesus como acerca do lugar em que nasceu. Concluiu que nem o dia nem o lugar têm base histórica suficiente. São opções legítimas de inculturação da fé em Jesus, o Cristo da nossa alegria.
O nascimento de Jesus não pode ser um mito. Se teve a actuação que teve e o desenlace que lhe impuseram, tinha de ter nascido. Por outro lado, a fé das comunidades cristãs de que Ele continuava vivo e actuante tinha de se manifestar, segundo as novas circunstâncias de tempo e lugar. As chamadas narrativas da sua infância, diferentes em Mateus e Lucas, são magníficas criações de teologia literária. Isso fica para próxima crónica, assim como a carta do Papa Francisco sobre o Presépio.
in Público, 15. 12. 2019

Comentários

  1. Bom dia
    Todos nós devia-mos fazer tudo o que nos é possivel para voltarmos a nascer . Isto é no bom sentido da palavra .

    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O renascimento da alma.
      Não é esse o verdadeiro sentido da ressurreição?

      Eliminar
  2. Jesus, o Cristo, ou cumulativamente Jesus Cristo não é um mito e o seu nascimento, ainda que em data incerta e em local incerto, teve um impacto enorme na vida como a vivemos, pelo menos para os povos que seguiram uma cultura cristã.

    Se a forma de vivermos e de nos organizarmos enquanto sociedade tem símbolos e datas para tudo e mais alguma coisa, datas que se celebram com maior ou menor destaque, esta data tão admirável teria de ser celebrada em alguma altura.
    Que seja celebrada no 25 de Dezembro... e em todos os restantes dias do ano.

    Beijinhos Pedro... e um Santo Natal
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto das reflexões de Frei Bento, Clara.
      Beijinhos, votos de Santo Natal

      Eliminar
  3. blessings to you and your's dear Pedro

    ResponderEliminar
  4. Gostei da reflexão de Frei Bento e do comentário da Clara.
    Não havendo certezas, porque não comemorar a 25 de Dezembro.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares