A maioridade da Catarina


Escolhi esta fotografia da minha filha Catarina, tirada há já alguns anos em Bali, porque acho que resume muito quem é a Catarina - linda, tranquila, feliz, de uma doçura extraordinária.
A Catarina que chega hoje à maioridade.
Eu sei que é lugar-comum nestes momentos dizer que parece mentira, que o tempo passou muito depressa.
Lugar-comum, talvez.
Mas tão verdadeiro e real que até dilacera a alma.
Podia cair noutro lugar-comum e dizer que com a maioridade chega a emancipação e uma maior responsabilidade.
Mas a Catarina sempre foi muito responsável, não é agora que o passará a ser.
A emancipação é que é uma questão mais complicada.
Porque, se ela poderá estar preparada para voar (e eu sei que está), o lado egoísta de um pai, de qualquer pai, não está preparado para a deixar voar (haverá um dia em que esteja??).
Sei que tenho que te dar espaço, sei que tenho que te deixar fazer asneiras, aprender e crescer com elas.
Mas tenho tanto medo que te magoes ou  te magoem...
Neste teu dia de aniversário, no dia em que atinges a maioridade, sabendo que o tempo não pára, que vais crescer mesmo que eu não queira, não te vou prometer que vou ser menos chato, que te vou dar mais espaço, mais liberdade.
Porque sei que seria uma promessa vã, uma promessa que não iria cumprir.
Só te posso prometer que vou tentar.
Por muito que me doa, que me rasgue as entranhas, vou tentar deixar o meu eu racional falar um bocadinho mais alto para que não seja só o meu eu emocional a ter voz.
No dia do teu aniversário, no dia em que atinges a maioridade, repito o que já te disse antes várias vezes - adoro-te de uma maneira que nunca poderás compreender nem eu explicar.
E esse sentimento, tão forte que se torna inexplicável, que não se pode traduzir em simples palavras, posso-te prometer, sabendo que vou cumprir, nunca vai mudar.

Comentários

  1. Como eu o compreendo, Pedro.
    Para essa menina linda, um beijinho de parabéns.
    Que seja um dia maravilhoso para todos vós.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabo de lhe dar a prenda de anos, António.
      Uma prenda a simbolizar a maioridade dela e que ela merece inteiramente.
      Aquele abraço

      Eliminar
  2. Não é "babice" de pai :) A Catarina tem (tinha, e com certeza continua a ter...) um ar angelical, doce, ternurento, que inspira amor.
    Parabéns para ela, neste dia tão especial, para o Pai e para a Mãe - principal responsável... :), e votos das maiores felicidades.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho duas filhas, Mariazita.
      A Catarina é a mais velha, a mais senhorinha.
      A Mariana (12 anos) é o palhaço lá de casa.
      E não escondo que as adoro mais que a vida.
      Beijinhos, continuação de boa semana também

      Eliminar
  3. E assim vamos ficando mais velhos meu amigo, muitos parabéns à Catarina bem como aos pais.
    Um abraço e uma óptima Quarta-Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa a acreditar como é que, alguém que nasceu ontem (lembro-me tão bem do dia de nascimento dela, do parto, de tudo) já tem 18 anos, Francisco.
      Aquele abraço

      Eliminar
  4. Parabens Catarina, extensivos aos pais por terem sido abençoados. Muitas felicidades. Abreijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu gosto de te ver por aqui, Miguel!!
      A minha filha faz 18 anos, caramba!
      Estou com um nó na garganta desde que a vi hoje de manhã, acreditas?
      Grande abraço para ti!

      Eliminar
  5. Parabéns à Catarina, pelo aniversário e pela maioridade, (que aqui para nós, amigo é mais uma questão de oficialidade de papel, do que outra coisa. Há pessoas que são maiores muito antes dos 18 e outras que aos quarenta ainda não o são).
    A Catarina é uma menina linda, e concordo com tudo o que disse , excepto uma coisa. Que ela nunca vai saber o quanto você gosta dela. Um dia, pela lei natural da vida ela será mãe e saberá exactamente o tamanho desse amor.
    O tempo passa a correr Pedro. Eu lembro como se fosse hoje o dia em que peguei pela primeira vez meu filho nos braços. E ele já vai fazer 36 anos e já tem uma filha com 7 anos.
    Um abraço e muita felicidade para a Catarina e para vós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioridade é um símbolo, uma questão legal, Elvira Carvalho.
      É uma menina extraordinária que há 18 anos me enche de alegria.
      E é verdade, lembro-me, ao pormenor de todas as peripécias que envolveram o nascimento dela e o parto a que assisti (assisti ao parto das duas filhas).
      Um abraço

      Eliminar
  6. Pedro, que dizer? Que acrescentar?

    Muitos parabéns à Catarina, aos Pais e à mana.

    Citando Mandela «O sonho de cada família é poder viver junta e feliz, num lar tranquilo e pacífico, em que os pais têm oportunidade de criar os filhos da melhor maneira possível, ou de os orientar e ajudar a escolher as suas carreiras, dando-lhes o amor e carinho que desenvolverá neles um sentimento de segurança e de autoconfiança.»

    Permita-me que envie um beijinho à Catarina e que lhe deseje tanto quanto desejo às minhas filhas, isto é, o MELHOR.

    Abraço, caro amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode-se ir preparando, Ricardo.
      Custa tanto vê-las crescer, vê-las tornarem-se independentes.
      Nós sabemos que tem que ser, que é a lei natural da vida, mas lá que custa, custa.
      Um grande abraço!

      Eliminar
  7. Mesmo não conhecendo outras fotografias dela apetece-me dizer-te que escolheste a melhor fotografia porque a mostras assim linda, tranquila,feliz e doce tal como é terno e carinhoso o teu texto que a acompanha.
    Muitos PARABÉNS e desejos para que a vida, a vossa vida, seja de imensa felicidade onde os escolhos (que sempre surgem) sejam vencidos pelo amor que vos une.
    À Catarina: PARABÉNS! Esta nova etapa (que não é mais do que a continuação de outras) vai seguramente levar-te à meta a que te propuseres chegar.
    Mando-te um beijo carregado de sorrisos.

    E a ti, caro Pedro, que dizer? Que os pais estão sempre inseguros tal como os teus estiveram, porque faz parte; já vem em anexo quando elas nascem.
    1 grande -ENORME- abraço pah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kok,
      A insegurança não anda a par com o amor?
      Que dizer mais?
      Grande abraço!!

      Eliminar
  8. Parabéns a ambos. Ao pai pela filha linda que tem e que, pelo que descreve, linda também de alma e de coração. À filha pelo aniversário e pelo marco que significa a maioridade, um patamar de responsabilidade que atingiu e que vai certamente honrar para alegria dos pais. Felicidades para a filha e para os pais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corvo Negro,
      Eu sabia que ia ser muito bom ser pai.
      Mas não fazia ideia de que seria assim tanto.
      Um sincero obrigado pelas suas palavras.

      Eliminar
  9. Parabéns à Catarina Pedro
    Custa , mas tem que ser...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Parabéns, Pedro, a ambos. Que bela partilha. Votos de felicidade.

    ResponderEliminar
  11. Acredito Pedro e como eu te compreendo, pois felizmente tambem já passei por isso! E, de repente, reparamos que o tempo é imensamente efemero e passa num instante! Eh pá já tem 18 anos? Parece que nasceu ontem!!!! Somos o que somos, é certo, mas talvez agora é que estivessemos em condições de nascer....! E depois chegamos a ser avós/avôs e a vida ainda nos marca mais, e agora tambem compreendo, como é que alguns avôs fazem tudo, literalmente tudo, o que os netos pretendem! Saudades! Da nossa mocidade, da nossa juventude, da velocidade da vida! Tudo de bom. Aproveitem! Bjkas para todos vocês, incluindo um grande abração para ti Pedrocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento ela está a traduzir o que eu descrevi para o namorado, Miguel.
      E está a chorar de emoção.
      Não preciso de dizer que eu também, não é?
      Abração para ti!

      Eliminar
  12. PARABÉNS E MUITAS FELICIDADES PARA A BELA CATARINA.

    Um abraço para toda a família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um abraço, ematejoca.
      Chegámos há pouquinho do jantar.
      E estou verdadeiramente emocionado.

      Eliminar
  13. É com verdadeira comoção, que mando um beijinho de Parabéns para a Catarina e lhe desejo as maiores venturas.

    SEi que maior de idade ou não, ela continuará, aos olhos dos Pais, a ser a sua 'menina', uma das meninas dos seus olhos.

    Um grande abraço, Pedro e Parabéns pela família linda que tem.

    Beijinhos com emoção!

    Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagine como eu estou agora a ouvi-la traduzir este texto para o namorado e a chorar de emoção, Janita.
      Bem haja pelo seu lindo comentário, pela pessoa linda que é.
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Parabéns à Catarina,ao pai babado e,já,agora, também à mãe! :)

    Ia dizer que parecia muito mais nova na foto, mas afinal a foto é antiga. Mas que continue assim como a descreves, que certamente o futuro lhe será risonho... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta fotografia já tem uns anitos, Teté
      Mas acho que é mesmo a Catarina.
      Por isso a escolhi.
      Beijocas

      Eliminar
  15. Pai é mesmo assim. :)

    Parabéns para a Catarina!

    ResponderEliminar
  16. A maioridade da Catarina e as suas palavras são as de
    um pai que gosta muito e é muito consciente.
    Mas a Catarina vai saber voar, com consciência, estou
    certa. Para a Catarina um grande beijinho de parabéns.
    Para si, um abraço de muita amizade.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um sonho que se tornou realidade, Irene Alves.
      Acontece poucas vezes na vida.
      Um abraço amigo

      Eliminar
  17. Que sorriso lindo o teu, Catarina! Deus to preserve vida fora, sempre.
    Parabéns à menina do seu Pai; parabéns ao Pai que tão bem sabe escrever amor paternal.
    Há quem pense que essa capacidade de mostrar amor pelos filhos é exclusivo da mulher, uma vez que o homem tem mais pudor(?) em expressar sentimentos. És a prova de que essa premissa está errada.
    Parabéns a todos, Mãe e restante família.:):)

    Beijinho, Catarina.
    Beijinho, Pais,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um pai que não saiba expressar as suas emoções junto dos filhos está a privá-los desses momentos e está a perder muito, mas muito mesmo, GL
      Beijinhos

      Eliminar
  18. Lágrimas das boas, emoções das boas, momentos inesquecíveis.
    A maioridade é um marco, para ela é uma alegria uma expectativa, uma esperança os sonhos todos por realizar:é um dia optimo.
    Alegre-mo-nos:Hip Hip Urra.
    Vai tudo correr bem e ela vai ser muiiiito feliz, porque sabe que anda neste mundo mas não esquece que tem os pais sempre na rectaguarda:isso é que é o mais importante.
    Beijinhos e muitas felicidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pai vai estar aqui sempre para ela.
      Se calhar mesmo quando ela não quiser, papoila...
      Beijinhos

      Eliminar
  19. Parabéns a Catarina e ao pai amoroso.

    Compreendo-te muito bem.

    Beijinhos e deixa-a voar, ela voltará sempre, de quando em vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa tanto deixá-la voar, Pérola.
      Mas eu sei que tem que ser.
      Beijinhos

      Eliminar
  20. Parabéns à Catarina e aos pais.
    Felicidades e cumpram-se os sonhos da filha e do pai para a filha. :))
    Pedro, parabéns!
    Beijinho.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre tive o sonho de ser pai, ana.
      Sou pai de duas meninas lindas e a realidade ultrapassa em muito o sonho.
      Beijinhos

      Eliminar
  21. Parabéns à Catarina pelo seu aniversário e pelos pais que tem!

    Um texto que me deixou muito emocionada.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagine o que eu senti quando a vi lavada em lágrimas a traduzir isto para o namorado, Adélia.
      Beijinhos

      Eliminar
  22. Não sei se estou a ficar "lélé da cuca" mas eu acho que já cá deixei os meus parabéns...pelo sim pelo não volto a deixar esperando que a aniversariante tenha tido um dia memorável e quea vida lhe sorria.~bjs

    ResponderEliminar
  23. Caro Amigo Pedro Coimbra.
    Se minha combalida memória não falha já te disse que minha bisavó materna (1869-1917) também tinha o nome da tua radiante, garbosa e vigorosa filha, que certamente será uma cidadã plena e com futuro promissor, graças ao esmerado amor, educação e meios que os pertinazes, destemidos e sempre presentes genitores proporcionaram a esta felizarda ser vivente, que certamente cultuará a memória daqueles que foram a razão da sua existência para seus bisnetos e trinetos.
    Caloroso abraço. Saudações amorosas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hesitei entre Catarina e Carolina, Amigo João Paulo de Oliveira.
      Mas Carolina é o nome de uma das tias.
      Escolhemos Catarina.
      Um nome que acho muito bonito.
      Grande abraço

      Eliminar
    2. Caro Amigo Pedro Coimbra.
      Minha neta chama Ana Carolina de Oliveira da Silva. O nome e sobrenome não negam as nossas origens distantes.
      Caloroso abraço. Saudações lusófilas.
      Até breve...
      João Paulo de Oliveira
      Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

      Eliminar
    3. Um nome muito bonito, Amigo João Paulo de Oliveira.
      Muito feminino.
      Se a tia não se chamasse Carolina provavelmente seria esse o nome dela.
      Grande abraço

      Eliminar
  24. Muitos parabéns!
    Os miúdos … e as miúdas crescem, realmente, muito depressa.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo está a passar a correr, Catarina
      Stop the world!
      Abraço

      Eliminar
  25. ~~~
    Tenho o maior orgulho em o ter por amigo, Pedro Coimbra.

    Emocionante a homenagem que faz - todos nos revemos nela!

    ~ Muitos parabéns e beijinhos para ambos, Tina e Mariana. ~

    ~~~ Todos merecem. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A paixão que tenho por esta menina (e pela mãe e irmã) é essencial à minha vida, Majo.
      Não imagino a minha vida sem elas.
      Beijinhos

      Eliminar
  26. Beleza e doçura, é o que transmite a foto.

    Parabéns à menina e aos pais =)

    Resta-me esperar...
    Mas ter filhas é um pouco diferente. As preocupações essenciais podem ser as mesmas e depois existem as particularidades dos géneros

    Bjnhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por muito que se diga o contrário, um pai (especialmente um pai) preocupa-se muito mais com uma filha que com um filho, Golimix.
      Justo, injusto?
      É assim, ponto final!
      Bjs

      Eliminar
  27. Muitos parabéns! Que tenha uma vida cheia de sorrisos e muitas alegrias!-Que mais podemos desejar para os nossos filhos além de Saúde? ...É que eles sejam sempre muito felizes e abençoados! Não existe grandeza maior do que esta - a de vermos a vida nascer e crescer, de termos contribuido para este milagre, para que possamos construir juntamente com eles,um Mundo melhor! Tudo de bom para vocês! Cumpts RM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RM,
      O RM que também fez anos ontem, não é?
      Mais um grande, grande abraço!

      Eliminar
  28. Transmita os meus parabéns para a sua doce Catarina, querido papai Pedro.

    Um abraço meu afetuoso para ambos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim farei Rosa Mattos.
      Um abraço pleno de gratidão pelo seu afectuoso comentário

      Eliminar
  29. Que post tão feliz e tão sentido, Pedro! Muitos parabéns para a Princesa e para o pai, e a mãe, claro, dela. :)

    ResponderEliminar
  30. Pedro que ternura !
    e que bom vê-lo capaz de transmitir ao mundo como ama as suas filhotas :))
    parabéns para ela
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho verdadeira adoração pelas duas, Angela.
      Seria incapaz de sobreviver sem elas a meu lado.

      Eliminar
  31. cheguei atrasada, mas é preferível depois que antes, dizem.

    MUITOS PARABÉNS A CATARINA, AOS PAIS E A IRMÃ. QUE ESTE DIA SE REPITA POR MTOS ANOS COM SAÚDE, PAZ E AMOR.

    beijinhos para ela, especialmente, e para todos vocês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amanhã continua a festa, CÉU
      Não é linda de morrer?
      Beijinhos

      Eliminar
    2. excelente, mas há outro aniversário por aí, amanhã, p de interrogação

      ah, os papás tão babados, ponto de exclamação

      A Catarina tem um ar mto sereno, dócil e meigo. tem traços seus, Pedro. é bonita, amorosa, pois.

      QUE ELA SEJA MTO FELIZ.

      Eliminar
    3. Não há outro aniversário, CÉU
      Apenas vamos festejar condignamente o aniversário da Catarina.
      Como foi a meio da semana, e havia aulas e trabalho no dia seguinte, as celebrações ficaram para hoje.
      Vou citar a minha tia, CÉU - A Catarina e a Mariana não são parecidas com o pai nem com a mãe, têm o melhor do pai e o melhor da mãe
      Bjs

      Eliminar
  32. Olá, Pedro
    Voltei para confessar que ainda não me "curei" do "mal". Com duas um bocado mais velhas - já me deram duas netas - ainda me assaltam as mesmas intranquilidades... apesar de tudo correr normalmente.
    Parabéns, Pedro, e as maiores felicidades para todos, filhas e pais .
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que estas preocupações nunca desapareçam, Agostinho.
      Nós não deixamos de ser pais....
      Um abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares