As mulheres nas religiões (por ANSELMO BORGES DN 22AGO2015)


O Papa João Paulo I disse que Deus tanto é Pai como Mãe e, estando para lá do sexo, também poderia ser representado como mulher. 
O Vaticano não gostou. 
Mas é neste contexto do feminino e Deus que se conta uma estória.
 Ao contrário do que se lê e diz, Deus criou primeiro Eva e não Adão. 
Eva aborrecia-se, sentia-se só e pediu a Deus alguém semelhante a ela, com quem pudesse conviver e partilhar.
Deus criou então Adão, mas com uma condição: para não ferir a sua susceptibilidade, Eva nunca lhe diria que foi criada antes dele. 
"Isso fica um segredo entre nós..., entre mulheres!"
As primeiras figurações da divindade foram femininas, por causa da fertilidade e maternidade. 
Depois, explica o filósofo F. Lenoir, com a sedentarização segundo um modelo maioritariamente patriarcal, aconteceu com as religiões o mesmo que com as aldeias e as cidades: "Os homens tomaram o seu controlo, relegando a mulher para um papel secundário ou até para uma ausência de papel, a não ser no seio do lar e sob a tutela do marido. As justificações teológicas vieram posteriormente."
 E o que é facto é que a maior parte das religiões têm "uma forte tendência para a misoginia". 
O taoísmo é significativamente diferente, porque é essencial nos seus ensinamentos a fusão do yin e do yan, do feminino e do masculino, como "penhor de acesso à imortalidade".
A mulher foi considerada tentadora, devendo os homens acautelar-se.
 Foram-lhe retirados os poderes rituais, por causa da impureza. 
Lê-se, na Bíblia, no livro do Levítico: 
"Quando uma mulher tiver o fluxo de sangue que corre do seu corpo, permanecerá durante sete dias na sua impureza. Quem a tocar ficará impuro até à tarde. Todo o objecto sobre o qual ela se deitar ficará impuro; tudo aquilo sobre que ela se sentar ficará impuro. Quem tocar no seu leito, deverá lavar as vestes, banhar-se-à em água, e ficará impuro até à tarde. Se um homem coabitar com ela e a sua impureza o atingir, ficará impuro durante sete dias e todo o leito em que se deitar ficará impuro". Segundo F. Lenoir, outra das razões da misoginia é o prazer feminino, "essa grande intriga para o homem": 
"O ciúme em relação ao gozo feminino (jouisance), porque ele é infinito enquanto o do homem é finito. Há uma espécie de abismo do gozo sexual da mulher que mete medo ao homem e o contraria."
Concretizando e seguindo F. Lenoir na obra Dieu. 
Afinal, o hinduísmo e o budismo não são menos misóginos. 
Na tradição hindu, há um código legislativo redigido entre o século II antes da nossa era e o século II da nossa era, fundado sobre textos sagrados, tacitamente ainda hoje aplicado, em que se lê sobre o estatuto das mulheres: "Uma jovem, uma mulher jovem, uma mulher avançada em idade nunca devem fazer algo segundo a sua própria vontade, mesmo na sua casa", pois a mulher está dependente do pai, do marido, dos filhos, e é inferior a eles. 
Também não tem direito à iniciação religiosa: "A sua iniciação é o casamento."
 Em ordem à libertação do ciclo das reencarnações, deve esperar até ao renascimento como homem.
 E há o drama das satis: as esposas que se imolam vivas quando o marido morre.
Segundo uma tradição, Buda aceitou, a pedido da tia, fundar uma ordem de monjas, mas com condições: o monge mais jovem manteria sempre a proeminência sobre a monja mais velha, mesmo que centenária, e nenhuma poderia admoestar um monge, embora o contrário estivesse autorizado. 
"Ainda hoje é assim." 
Um antigo texto budista lembra que "a filha deve obedecer ao pai; a esposa, ao marido; por morte deste, a mãe deve obediência ao filho."
 E para o Despertar búdico deve renascer como homem.
A oração da manhã dos judeus ortodoxos inclui: "Dou-te graças, meu Deus, por não me teres feito mulher". 
As mulheres devem ocultar o cabelo e o corpo e, nesta corrente, só os homens têm direito a estudar Teologia. 
"Felizmente, não é o caso na maioria dos judeus."
Jesus tratou bem as mulheres: rodeado por elas, que também podiam ser discípulas, foram-lhe fiéis até à morte, ao contrário dos discípulos homens, que fugiram. 
Mas as Igrejas católica e ortodoxas discriminam-nas, impedindo-as, por exemplo, de aceder aos ministérios ordenados. 
Já não é o caso entre as Igrejas protestantes, mais próximas do texto evangélico.
No Alcorão, há passos que declaram a igualdade. 
Por exemplo, sura 9, 71: "Os crentes e as crentes são amigos uns dos outros. Ordenam o bem e proíbem o mal. Fazem a oração, dão a esmola, obedecem a Alá e ao seu Enviado."
Mas também há suras nas quais se permite desposar duas, três ou quatro mulheres; a herança do filho será igual à de duas filhas; pode bater-se nelas: "Os homens têm autoridade sobre as mulheres em virtude da preferência que Deus deu a uns sobre outros. Admoestai as que temeis que se rebelem, deixai-as sós no leito e batei-lhes."(4, 34).
Que caminho longo a percorrer até à dignidade na igualdade e à igualdade na dignidade!

Comentários

  1. Um caminho longo e tortuoso, Pedro.

    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que só pode ser percorrido com o auxílio de homens como Francisco, Ricardo.
      Aquele abraço

      Eliminar
  2. E por culpa de quem? Dos homens claro!
    Kis :=>)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe o que comenta a CÉU, AvoGi.
      As mulheres também que ser mais assertivas, mais reivindicativas.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Um texto, um artigo mto interessante, mas meio filosófico, meio real. Para quem crê na Bíblia, como eu, foi Adão k surgiu primeiro, e só depois, Eva. Logo aí, Deus, colocou a mulher, não direi em 2º plano, mas num plano diferente.

    Os homens e as mulheres são diferentes, em todos os aspetos, (nós, tb, não queremos ser iguais), mas penso k, já demos passos largos (claro k não falo de civilizações e tribos maradas), mas o caminho ainda é longo.

    Compete tb e sobretudo à mulher saber VALORIZAR-SE, IMPOR-SE COM E PELA INTELIGÊNCIA, AGUÇAR A SUA SAGACIDADE, AQUELA ESPERTEZA FELINA, K TODAS TEMOS.

    Os homens rendem-se, incondicionalmente, aos nossos pés, e há mto bom homem casado, com ou sem papel, não importa, k tem medo/receio das suas mulheres, k elas saibam disto ou daquilo e das consequências das atitudes que eles possam ter/tomar. O contrário não acontece, pke as mulheres conseguem pôr um homem contra uma santa, se quiserem, e qto mais avança a idade deles, mais fácil se torna a tarefa.

    Fique bem, Pedro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CÉU,
      Anselmo Borges é professor na Faculdade de Letras (Filosofia) da Universidade de Coimbra.
      Foi mestre do meu pai.

      Gostei muito do seu comentário.
      E fez-me lembrar uma miga que, tipicamente do Norte, dizia que "tem mais força um pêlo de c.....(órgão genital feminino) que uma junta de bois!!" :))
      Convenhamos, ela tinha toda a razão.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares