10 Dúvidas sobre a ingestão do VINHO


10 Dúvidas sobre a ingestão do VINHO
 

1. O VINHO PODE MATAR?
Pode. Há uns anos, um rapaz foi atingido por um barril de vinho que caiu de um camião levando-o a morte instantânea.

2. O USO CONTINUADO DO ÁLCOOL PODE LEVAR AO USO DE DROGAS MAIS PESADAS?
Não. O álcool é a mais pesada das drogas: uma garrafa de vinho pesa cerca de 900 gramas .

3. O VINHO CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA?
Não. Cerca de 89,7% dos psiquiatras, psicólogos e psicanalista entrevistados preferem cerveja.

4. MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO?
Sim. Está provado que nas operações STOP a polícia nunca faz o teste do balão às grávidas.

5. O VINHO PODE DIMINUIR OS REFLEXOS DOS MOTORISTAS?
Não. Experiência com mais de 500 condutores: foi dada uma grade com garrafas de vinho para cada um abrir e beber. As últimas foram abertas e bebidas no mesmo tempo gasto com as primeiras. Em nenhuma das garrafas os reflexos foram alterados.

6. O VINHO É MAIOR CAUSA DE ACIDENTES RODOVIÁRIOS?
Não. Segundo as últimas estimativas, em 2010, 13.8 % dos acidentes rodoviários foram provocados por condutores com níveis de taxa alcoolémia superior a 0.5º. Em todos os outros acidentes (86,2%) os condutores envolvidos haviam ingerido apenas águas e sumos. Estatisticamente é muito mais perigoso conduzir sem beber.

6. A BEBIDA ENVELHECE?
Sim. A bebida envelhece muito depressa. Se deixar uma garrafa de vinho aberta de um dia para o outro, altera o paladar e o aroma e chega mesmo a avinagrar passadas algumas semanas.

7. O VINHO CONDICIONA NEGATIVAMENTE O RENDIMENTO ESCOLAR?
Não, pelo contrário. Algumas universidades estão a aumentar os lucros com a venda de vinho a copo nas cantinas e bares.

8. O QUE FAZ COM QUE A BEBIDA CHEGUE AOS ADOLESCENTES?
O estudo confirma que, em primeiríssimo lugar, o empregado de mesa.

9. O VINHO ENGORDA?
Não. Tu é que engordas.

10. O VINHO CAUSA PERDA DE MEMÓRIA?
Que eu me lembre.. não!

BOM FIM-DE-SEMANA!!!

Comentários

  1. Estimado Amigo Pedro Coimbra,
    Óptima informação, mas eu acrescentaria mais esta, quando se abre a garrafa de vinho se deixa respirar, se o vinho teima em não respirar a melhor forma do reanimar é fazer o acto de boca a boca rsrsrs.
    Abraço amigo, votos de óptimo fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu até sou abstémio, Amigo Cambeta.
      Aquele abraço e votos de bfds!!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Um abstémio a publicar uma coisa destas, Carla Fernanda :)))
      BFDS!!

      Eliminar
  3. Ahahahah!
    Abstémio, Pedro?! Desde quando?: ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitos, muitos anos, Catarina.
      Um copo de vinho e fico a cantar o resto do dia :)))

      Eliminar
    2. Tive um amigo que também era (e continua a ser, tanto quanto sei) abstémio. Casou com uma rapariga do “norte”... de um sítio lá pr’ós lados de Leiria..., que não dispensava o seu copo de vinho a todas as refeições e o seu conhaque depois da refeição.
      Abraço

      Eliminar
    3. A minha mulher bebe, às vezes, quando vamos comer fora.
      Um copo de bom vinho.
      Gostava de ser apreciador e conhecedor.
      Não sou uma coisa nem outra.
      Abraço

      Eliminar
  4. Eu também sou abstémio... desde que não apareça nenhuma garrafa de vinho à minha frente. eheheheh=)))))))

    ResponderEliminar
  5. rrrsssss


    Sou como a sua esposa, bebo socialmente .E tenho a vantagem de aguentar bem, rrss

    Percebo qualquer coisa de vinhos e sou apreciadora. Para mim, os tintos alentejanos continuam a ser os melhores.

    Quanto a bebidas brancas e outras já me dizem pouquússimo.

    Bom, final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente como o minha mulher, São
      Conhece bem os vinhos, bebe pouco, mas aguenta muito bem.
      Bom final de semana para si também

      Eliminar
  6. Muito, muito boa, Pedro!
    Que bela forma de acabar a semana, amigo!
    Para si e para as suas princesas um excelente fim de semana e, em especial para si, aquele abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Votos de um excelente fds para si e família, Ricardo
      Aquele abraço!!

      Eliminar
  7. ahahah... Por acaso, já conhecia , mas "dúvidas completamente esclarecidas" ! rsrsrs

    Abraço ! :))
    .

    ResponderEliminar
  8. E ri, com prazer. Por isso, obrigada !
    É que ando como o vinho na situação 6: avinagrada!:)))

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Uma vez um bêbado afirmava a dada altura que tinha deixado a bebida. Quando lhe perguntaram a razão disse que não sabia onde a tinha deixado. Podiamos quase introduzir mais esta dúvida na sua engraçada lista.

    Termino o meu dia com umas boas gargalhadas. Obrigada Pedro :-)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria do Sol,
      Já estava um manual muito completo, com o seu comentário ficou compeletissimo :)))

      Eliminar
  10. Caro Amigo Pedro Coimbra!
    Por Baco, será que este rol de recomendações alusivas ao vinho foi elaborada por um alentejano ou um mineiro?!...
    Gosto muito de beber vodka acompanhada de uma cerveja!
    Caloroso abraço! Saudações baconianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu que até sou abstêmio, Amigo João Paulo de Oliveira :)))
      Aquele abraço e votos de bfds!

      Eliminar
  11. A beincar com coisas sérias e que devem ser bem mais estudadas e cuidadas.
    Aquilo que mais me preocupa são os jovens que hoje se entregam ao alcoolismo sem limites e depois vão conduzir irresponsavelmente.
    E entre os adultos ...tantos traidores das boas regras e normas sociais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive o meu período de disparate, de boémia, de borga.
      Já lá vai há muitos anos, luis

      Eliminar
  12. Coimbramigo

    Pois, a minha tia gostava muito de dizer coisas (como dizia o meu saudoso Amigo Raul Solnado) e mesmo sem estar grávida nunca foi apanhada em qualquer operação STOP. Nem eu - refiro-me apenas a operações STOP. Bêbado, quiçá; grávido - penso que não.

    Abç e bom fim de domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FerreirAmigo,
      Fica provado que, se um gajo se quiser safar numa operação STOP, mesmo com uma grande bebedeira, só tem que ficar grávido :)))
      Vai daqui um abraço

      Eliminar
  13. Ahahaha... Ora cá está. Tudo o que sempre quisemos saber sobre o vinho! :)

    ResponderEliminar
  14. Caramba, estava a ver que não chegava a tempo de tomar um copo!:))

    Se dúvidas houvesse, ficaram todas esclarecidas, Pedro.:)

    Só faltou aquela do outro que dizia que o vinho dava de comer a um milhão de portugueses. Só não me lembro qual era a quantidade de vinho...

    Beijinhos,
    agora vou abaixo. Pareceu-me ver lá patrícios meus.:))

    ResponderEliminar
  15. eheheheh é só benefícios, por isso bora lá beber uns copitos :)))

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  16. Vou esquecer que o médico me proibiu de beber álcool durante uma semana e vou já abrir uma garrafa de tinto. Depois mostro-lhe isto, para ele ver como estava enganado.

    ResponderEliminar
  17. :)))) mas ainda fiquei com algumas dúvidas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AINDA, Gábi??
      Com um manual tao completo, ainda ficou com dúvidas??

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares