Cuidado com as férias!



Minha querida:
 
Muito obrigado pela tua linda e carinhosa carta. Podes ter a certeza de que eu sei tratar de mim, por isso, não te preocupes comigo. Durante a tua ausência, não se tem passado nada de especial cá em casa.
 
Tenho preparado o meu próprio almoço e todos os dias me espanto de como tudo tem saído bem. Já que estou sempre com pressa, ontem decidi fazer batatas fritas. Já agora, diz-me uma coisa: Era preciso descascar as batatas? Enquanto estavam a fritar, aproveitei para ir buscar uns brioches à padaria. Quando voltei, o esmalte da frigideira tinha derretido. Nunca pensei que o estupor da frigideira aguentasse tão pouco. E tu que me dizias que o "teflon" aguentava tudo e mais alguma coisa! Já consegui tirar toda a fuligem da cozinha, mas o nosso gato Fred é que ficou preto que nem um tição e agora tosse muito. Desde esse dia, entra em pânico e foge quando mexo nas panelas ou abro o bico do fogão. Já que pelo menos uma vez por dia preciso de uma refeição mais elaborada, quando estou a fazê-la, o Fred pira-se e só aparece passadas umas horas.
 
Diz-me outra coisa: Quanto tempo é que é preciso para cozer os ovos? Eu já os pus a ferver há duas horas, mas mesmo assim, continuam duros que nem uma pedra! 
 
Também queria que me dissesses se se pode aproveitar leite queimado. Queres que o guarde na despensa até tu voltares? 
 
Na semana passada tive um pequeno contratempo ao cozinhar umas ervilhas. Vou-te contar: Agarrei numa lata e decidi aquecê-la, mas infelizmente, explodiu dentro do microondas. A porta do microondas foi projectada para fora da cozinha e foi bater contra a nossa pequena estufa de inverno, que claro, ficou partida, assim como a janela. Nada de grave!... Como a janela estava fechada (agora, fecho-a sempre antes de começar a cozinhar, senão os bombeiros aparecem outra vez), a porta do microondas arrancou-a também, tal foi a força. Por sua vez, a lata de ervilhas parecia um foguete a levantar voo!... Atravessou o tecto e foi embater na filha do Freitas, o nosso vizinho de cima. Ela estava com o namorado mas penso que eles estão bem.
 
Outra coisa: já te aconteceu a louça suja ficar com mofo? Como é que isto se pode dar em tão pouco tempo? Afinal, tu foste de férias no mês passado, mas parece que foi ontem. Aliás, atrás do lava-louças há montes de bichos; daqui a pouco até vai dar para fazer um documentário e vendê-lo ao 'National Geographic". De onde é que saíram tantos bichos cheios de pernas? Puseste alguma coisa que não devias lá atrás? Bom, isto acabou por fazer com que eu tomasse uma atitude e lavasse a louça.
 
Por favor não me insultes, meu amor, mas aquele lindo serviço de jantar de porcelana da tua avó, já era. Eu realmente não contava com isso, afinal de contas parecia tão robusto e sólido! Bom, talvez eu tenha exagerado um bocadinho ao pôr a máquina no 'programa completo com centrifugação'.
 
Aliás, a máquina de lavar roupa também se escangalhou. A faca de aço temperado que eu pus lá dentro, estragou o cilindro durante a centrifugação, porque ficou presa na parede interna. Quanto ao cilindro, atravessou a parede da cozinha, fazendo um pequeno buraco, e foi aterrar no jardim.
 
Durante um dos almoços, sujei a carpete persa com molho de tomate. Sempre me disseste que as manchas do molho de tomate são impossíveis de tirar. Ficas a saber, meu amor, que com um bocadinho de aguarrás, sai tudo, mas mesmo tudo, inclusivamente, a lã e a seda da carpete.
 
O frigorífico estava a fazer muito gelo, por isso, tive que o descongelar. Tenho que te ensinar uma coisa. O gelo sai facilmente se o raspares com uma espátula de pedreiro! Só não sei é porque é que agora passou a aquecer... O iogurte, a água com gás e o champanhe, explodiram.
 
Sabes querida, na passada quinta-feira, quando saí, esqueci-me de fechar a porta de casa. Alguém deve ter entrado, porque faltam algumas coisas de valor, entre elas, aquele colar de marfim do século XIX, que o teu bisavô trouxe da expedição a África. Mas como tu costumas dizer, o dinheiro não dá felicidade e tudo o que é material é efémero. O teu guarda-vestidos também está vazio, mas penso que não devem ter levado muita coisa, já que, sempre que saímos, tu dizes que não tens nada pra vestir.
 
Bom, vou ficar por aqui, mas amanhã conto-te mais coisas. Espero que te descontraias bastante no "spa" e que aproveites bem o teu merecido descanso.
 
Beijos mil, com muito amor, do teu Afonso que muito te ama.

 
 
P.S.: A tua mãe veio cá ver como estavam as coisas e teve um enfarte. O velório foi ontem à tarde, mas eu preferi não te contar nada para não te estragar as férias e aborrecer-te desnecessariamente. Afinal de contas, quero que aproveites bem as tuas férias e voltes muito descontraída e cheia de energia.


BOM FIM-DE-SEMANA!!!

Comentários

  1. Estimado Amigo Pedro Coimbra,
    Encontrado-me eu de férias, estas permanentes, ao ler esta maravilhosa carta, me fartei de rir, e a traduzia e continuei para minha esposa.
    Defacto uma carta bem delineada, náo pretendendo incomodar a esposa rsrsr.
    Eu para o almoco fiz bacalhau assado no forno, e atum com batatas, estava tudo dentro dos trinques.
    Faz me fez rir para o fm de semana.
    Por cá as cheias estão à porta de Bangkok, existem 14 províncias debaixo de água.
    Votos de óptimo fim de semana.
    Abraco amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que esses problemas não o afectem a si e família.
      Um grande abraço e votos de BFDS!!

      Eliminar
  2. rrrsss rrrssss rrrsss rrrsss rrrsss

    Oh, Pedro, só não me ouve riri porque Macau é muito longe, rrrrsss rrrsss

    Grato abraço por este momento hilariante e tenha bom fim de semana com as suas meninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não vos digo que tenho uns amigos bestiais?
      Neste caso, um bandido de um tal Ferreira, que não dá sossego a ninguém.
      Mas, aqui entre nós, é um gajo do caraças!!!
      BFDS!!

      Eliminar
  3. Coimbramigo (da onça?)

    Podias ao menos dizer - ainda que subtilmente, por exemplo em corpo 60 - o nome do gajo que te enviou o imeile que aqui transcreves.... Mas, os Amigos de Peniche são uns ingratos...

    Por agora, apenas um B/F/D/S.

    是在我的整个生命中最可怕的噩梦。我想你应该明白!

    Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FerreiAmigo,
      O gajo que me enviou isto é um tipo bestial.
      Um tal de Henrique, que nasceu para ser um gajo porreiro.
      Sabes quem é?
      Toma um abraço e faz-me o favor de continuares a ser feliz e a fazer os outros felizes!

      Eliminar
  4. Caro Amigo Pedro Coimbra!
    Pobrezinha da esposa...
    Desejo-lhe um ótimo final de semana!
    Caloroso abraço! Saudações inábeis!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo João Paulo de Oliveira,
      Com um amigalhaço como o Ferreira quem é que consegue estar mal disposto?
      Grande abraço a votos de óptimo fds!!

      Eliminar
  5. Vim retribuir a visita e fartei-me de rir...coitada da senhora quando voltar para casa, se ainda houver casa eheheh

    Mas tem um bom marido, sempre tão preocupado em não lhe estragar as férias ;)

    Beijinho e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Responsabilidade do Henrique.
      Eu só publiquei.
      Sempre bem dispostos por estas bandas.
      Beijinho e votos de bom fim de semana, maria

      Eliminar
  6. Já conhecia mas é sempre mais uma oportunidade para rir.

    Bom fim de semana e aquele abraço.

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Essencial, Elemento Musical, essencial.
      Grande abraço e votos de bfds!

      Eliminar
  8. Já conhecia, mas isso não impediu que me voltasse a rir:-)
    Bom fds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O maluco do Ferreira relembra estas coisas e a gente tem que publicar, Carlos :)
      Aquele abraço e votos de bfds!

      Eliminar
  9. não se preocupe está tudo bem comigo,
    tirando uma pequena explosão esta manhã nada estragará o meu fim-de-semana :)
    bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma fúria de vez em quando também faz bem, Tétisq :))
      BFDS!

      Eliminar
  10. Oi Pedro
    me diverti muito com essa 'cartinha' que certamente leva alguém a óbito rsrs
    Muito boa!
    hoje em dia os homens é que recebem esse tipo de carta porque estamos aos pouquinhos passando o fogão pra eles_ estão todos 'descolados'... rs
    um abraço e bom sábado Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As tarefas em casa têm que ser repartidas, lis.
      Não há essa coisa das tarefas masculinas e das tarefas femininas.
      Posso confidenciar que acabo de lavar a louça do jantar.
      A minha mulher limpou a mesa e despejou o lixo.
      Assim é que está bem!!
      BFDS!!

      Eliminar
  11. Risota total Pedro!!! E há que tempos que eu não ouvia a expressão "negro como um tição" :)

    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que alguns homens fazem sem uma mulher ao lado, Catarina :)))
      Beijinhos e votos de bfds!!

      Eliminar
  12. Se gargalhada pagasse imposto eu acabei de entrar em falência total:):):):):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O maluco do Ferreira dizia que estava a rir, ininterruptamente, `a 18 horas 47 minutos e 44 segundos, Fatyly :)))

      Eliminar
  13. Não conhecia e fartei-me de rir, Pedro!:)))

    Até copiei para mandar por imeile - como diz o Henrique - a alguns amigos.

    Há um tempo que não passava por aqui e não há dúvida que estas gargalhadas até curam maleitas!! Que falta me faziam!

    Bem-haja por isso, Pedro!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares