SEMANA DAS ALIANÇAS MALDITAS (Frei Bento Domingues, o. p.).



1. Páscoa ou férias da Páscoa? Para uma minoria cristã, a Semana Santa significa a celebração do processo de transformação espiritual da vida humana. Para os mais idosos, acorda recordações inesquecíveis de infância, diferentes, segundo as tradições de cada zona do país. Para os marcados pela secularização, o turismo ainda pode aconselhar a Semana Santa em Braga ou em Sevilha, mas as “fugas” dependem das modelizações da crise na vida de cada um e nas famílias. A fuga mais geral é ficar em casa.
Na Igreja Católica, embora sabendo que uma andorinha não faz a Primavera, vive-se um momento de esperança. A facilidade e a rapidez com que simples e breves sinais preanunciaram mudanças indispensáveis, mostram até que ponto estávamos e estamos saturados de “Inverno”. Dentro e fora Igreja, a urgência de um outro rumo global só a não deseja quem cresce à custa do afundamento dos outros. A miopia financeira nunca perceberá que não é o império do Dinheiro que salvará o mundo.
2. Os cristãos estão avisados, desde há dois mil anos: para evitar as mudanças de rumo na sociedade, no estado e na religião são possíveis as alianças mais contraditórias. S. Lucas, depois de apresentar, no seu Evangelho, o desfecho do currículo de Jesus, escreveu um segundo volume, os Actos dos Apóstolos, para que a Igreja e o mundo não esqueçam o esquema de uma história exemplar: Verdadeiramente, coligaram-se nesta cidade contra o teu santo servo Jesus, que ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com as nações pagãs e os povos de Israel (Act 4, 27).
        Pedro, ao recolocar a verdade dos factos diante do Sinédrio de Jerusalém não é um vencido, é um judeu atrevido: sabei, todos vós, assim como todo o povo de Israel, que é pelo nome de Jesus Cristo Nazareno, aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou de entre os mortos, é pelo seu nome e por nenhum outro que este homem está curado diante de vós. É ele a pedra que vós, os construtores rejeitastes e que se tornou a pedra angular. Pois não há sob o céu outro nome pelo qual possamos ser salvos (Act 4, 8-12). 
O que terá levado S. Pedro a esta afirmação aparentemente tão exclusivista? Antes de Cristo, ao lado de Cristo e depois de Cristo não aconteceu nada para a salvação do sentido da vida dos seres humanos? A verdadeira história só tem 2000 anos?
Jesus é, de facto, uma particularidade histórica contingente, com data e lugar de nascimento e, como tal, não pode ser considerada uma realidade absoluta. O ser humano pode encontrar o caminho para Deus, sem passar por Jesus de Nazaré. Na história humana nasceram muitas religiões sem qualquer referência cristã. Deus é absoluto, mas nenhuma religião pode pretender ser absoluta. Todas têm fronteiras. Então, de onde viria o atrevimento de S. Pedro, sempre preocupado em dar razão da sua esperança?
É importante desfazer um equívoco grave, para não se cair numa interpretação que nega o próprio sentido das narrativas e das cristologias do Novo Testamento. Supõe-se que esses textos foram escritos para afirmar privilégios e fundar um povo, uma Igreja de privilegiados: Cristo é único e é só nosso; se o quiserem encontrar têm de passar por nós!
O que é particular à pessoa de Jesus, a sua absoluta característica, não tem nada a ver com esse equívoco: Jesus, na sua prática histórica, remete para um Deus que não é propriedade privada nem Dele nem de ninguém. É o Deus do livre amor por todos os seres humanos, sem restrição. O Deus de Jesus também não pode ser privatizado nem sequer pelos cristãos. Por outro lado, Jesus, na sua prática histórica, surge polarizado por todos os seres humanos, sejam ou não povo de Israel. É a partir da periferia que caminha para o centro. Tudo e em tudo, dentro e fora das religiões, só tem sentido se fôr para o bem de toda a humanidade.
O itinerário de Jesus, testemunhado pelas narrativas evangélicas, é o de alguém que está, continuamente, voltado para o Deus de todos. Em Jesus não há rivalidade entre a dedicação a Deus e a entrega à libertação humana. É um Deus humanado.
3. No século XX não foi possível superar, inteiramente, um cristianismo dolorista. A alternativa seria um cristianismo burguês ou hedonista. Perante judeus e gregos, S. Paulo não se cansou de repetir: Pois não quis saber outra coisa entre vós a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado (1Cor 2, 2). Não haverá perguntas a fazer a esta declaração? Creio que sim.
Jesus não morreu nem de acidente, nem de doença nem de velho. Foi condenado à pena capital, à morte na cruz, que não desejava. A celebração da Semana Santa, as narrativas da Paixão tentam explicar porque é que o crime aconteceu. Se Jesus não amava o sofrimento, se detestava a cruz, porque é que Ele não fugiu, não renegou? A sua fidelidade à emancipação humana era maior que a sua dor.
 O mais importante está, todavia, no que aconteceu na própria cruz. No momento em que é excluído da vida, Ele oferece futuro aos que lhe dão a morte. Ele morre com o mundo vivo no seu coração.
  A aliança de Jesus é com todos os que são contra a morte.
  
in Público 24.03.2013

Comentários

  1. Pedro,

    como sempre Frei Bento vai direito ao assunto e toca-nos em profundidade com os seus pensamentos.

    Eu (nós) sou (omos) daqueles que procuram viver a Páscoa como ela, em nosso entender, deve ser vivida, somos aquela minoria cristã que acredita que estas não são apenas mais "umas férias" e transmitimos às miúdas, numa forma muito simplista, que Jesus morreu, sofreu por todos nós, por querer um futuro melhor para todos nós, pessoas que Ele nem conhecia.

    Aquele abraço, Pedro, e Boa Páscoa para si e para a sua Família com muita Paz, Saúde e Alegria!

    ResponderEliminar

  2. E já que se fala em exemplos a serem seguidos....
    Frei Bento inspira o melhor em nós católicos, Ricardo.
    Nao lhe desejo já uma Páscoa Feliz porque amanhã ainda vou passar por aqui.
    Para, depois, só voltar na terça - feira (segunda-feira é feriado)

    ResponderEliminar
  3. E para quem não sabe, a Páscoa é verdadeiramente a festa cristã mais importante. Porque é a ressurreição o ponto de fé do Cristianismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A festa que incorpora o verdadeiro sentido da fé cristã - a morte e ressurreição de Cristo, sem dúvida, Firehead

      Eliminar
  4. Como já aqui escrevi, nunca perco uma crónica de Frei Bento Domingues. Uma voz lúcida e serena que vale a pena ler e escutar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não há uma semana que Frei Bento Domingues e o padre Anselmo Borges por aqui não passem, Carlos.
      Lê-los, é um prazer.
      Divulgá-los, quase um dever.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares