No 13º aniversário da minha filha Catarina


A minha filha Catarina faz hoje 13 anos.
Ou seja, entra hoje oficialmente na adolescência.
A língua inglesa é a que melhor define esta situação - a entrada nos "teen".
E eu tenho vontade de rebobinar o filme.
Começando pela noite de 29 de Março de 1998.
Por volta das 22.00 horas, estava a preparar-me para ir dar o passeio habitual, a conselho médico, com a minha mulher.
Ela disse-me que precisava de ir à casa de banho antes de sairmos.
Eu fiquei na sala até a ouvir gritar - "É agora!!!"
Fomos até ao carro, muito nervosos, e só parámos no hospital.
Atendimento médico e ida de imediato para a área de obstetrícia.
Fiquei a suar no corredor enquanto via chegar mais uma série de senhoras (noite de mudança de Lua!!).
Vieram então dizer-me que não podia ficar ali.
Até porque ainda faltaria muito tempo para a criança nascer.
Teria de ir para casa e, quando fosse o momento, seria avisado pelo telefone para poder assistir ao parto.
Conforme tinha requerido e me tinha sido autorizado em devido tempo.
Só me foi permitido dar um beijo à minha mulher para não perturbar as outras senhoras ali presentes.
E lá tive que voltar para casa.
Obviamente, com a excitação, não conseguia dormir.
Às 07.00 horas voltei ao hospital.
Mandaram-me embora.
Ainda faltava muito.
Aliás, o parto natural parecia difícil naquele momento.
E a cesariana estava a ser seriamente considerada como hipótese mais viável.
Volto para casa, nervoso, excitado, mas também esgotado.
E deixo-me adormecer no sofá da sala.
De repente, lá ao fundo, a sensação que o telefone estava a tocar.
 Não era sensação - estava mesmo!!
Era a enfermeira a dizer-me para ir depressa sob pena de não assistir ao parto.
Meti-me no carro, "voei" até ao hospital e deixei o carro por ali (depois vi-me aflito para o encontrar porque me esqueci do sítio onde o tinha parado!!).
Corri até à zona de partos.
À porta, conforme prometera, a enfermeira esperava por mim.
Mudar de roupa (fiquei com a sensação que ia operar e não assistir ao parto!!) e está de correr e entrar na primeira porta que encontrei.
Porta errada!!
Estava lá outra parturiente, prestes a dar à luz, mas não era a minha mulher.
Desajeitadamente pedi desculpa enquanto a enfermeira me conduzia pelo braço para a sala correcta.
Quando lá cheguei, com o trabalho de parto já iniciado, entrei em transe.
Só me lembro de uma coisa que foi dita entretanto - o médico olhar para mim e perguntar se me estava a sentir bem.
Disse-lhe que sim e ele, a rir, retorquiu- "quem tem que fazer força é a sua mulher, não é você!"
Como lhe tinha pedido, em privado, que me ignorasse na eventualidade de eu cair para o lado, fiquei tranquilo.
E, de repente, a Catarina nasceu.
Estava ali.
À minha frente.
Logo foi levada para ser limpa, pesada, vestida.
Equanto eu fazia companhia à minha mulher.
Depois chegou o momento mais mágico e mais assustador da minha vida - pegar na minha filha ao colo pela primeira vez.
Tão pequenina, indefesa, frágil.
E se eu a magoo?
E se não tenho jeito?
O que é que eu faço??!!!
Peguei nela e lá vieram as lágrimas que estavam há muito tempo à espera de rebentar.
Depois, muito depressa, demasiado depressa, era tempo de ter que sair dali.
Para deixar descansar a criança e a mãe.
Como é que eu agora anuncio a boa-nova ao Mundo??!!
Estão a ouvir-me??!!
Vamos lá a parar e a escutar-me, se faz favor!!
SOU PAI!!!!
E A MINHA FILHA É LINDA!!!!
Foi há treze anos.

Comentários

  1. Acho que foi uma das descrições mais bonitas e comoventes que alguma vez li ou ouvi.
    Um beijinho de Parabéns aos três (pai, mãe e aniversariante)
    Gábi

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Gábi.
    Estava a acabar de fazer um comentário no seu blogue.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Caro Pedro Coimbra
    Duas coisas em comum. Hoje tambem faço anos. Apenas são só 56. Tambem tenho uma filha (unica)Catarina. Tem 35.
    Parabens à sua Catarina.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Rodrigo,
    Um abração de parabéns!!
    A Catarina é a minha filha mais velha.
    E há ainda a Marina.
    Um doce de 7 anos.

    ResponderEliminar
  5. E eu não poderia chegar aqui em melhor altura ! :))
    Um beijo para a catarina, Parabéns para ela e para os pais ! :))
    Boniiitooo ! ... e eu,... já tenho netos com essa idade ! rsrsrs
    A vida passa a correr depressa demais !
    .

    ResponderEliminar
  6. Parabéns para a Catarina e, claro, para os babados pais.

    Nesses momentos, sente-se de tudo um pouco.
    Mas o sofrimento, o que nos faz suar, gastar o chão a dar voltas, vale a pena. O resultado final compensa.

    Uma vez mais, PARABÉNS.

    ResponderEliminar
  7. Pedro
    Parabéns à Catarina e aos papás.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Meus sinceros parabéns a sua filha CVatarina pela passagem de uma Primavera, e aos pais que a conceberam.
    Não sei se o parto ocorreu em Macau ou em Portugal, mas à 13 anos a minha esposa já se tinha reformado, ela era a Chefe da Maternidade, Maria Lourdes Wai Cambeta.
    Feliz aniversário, com votos que este dia se repita por muitas e belas Primaveras.

    ResponderEliminar
  9. Nesse caso, os meus mais sinceros parabéns à Catarina. ;)


    bjinho pra ela***

    ResponderEliminar
  10. Feliz Aniversário aos três, ou devo dizer quatro?? A mana mais nova também merece.
    São momentos mágicos que nunca mais esquecemos.
    A minha filha mais velha fez 11 anos em Janeiro, e o mais novo faz três em Maio.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns à Catarina e pode ser que venha a ser uma grande pintora como Goya e Van Gogh que fazem anos no mesmo dia.

    Que história deliciosa ligada à Catarina e parabéns aos pais.
    Felicidades para ela e obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
  12. Pedro,
    Li sua matéria...ou é um depoimento, ou uma declaração de amor?...não sei bem ao certo! Só sei que me fez me reportar ao nascimento de meu filho , e acho que a todos que já tiveram o seu.
    Sim, é uma declaração de amor...descrita com muita clareza de sentimentos. Gritar ao mundo sempre o quanto amamos nossos filhos.
    Parabéns pela sua Catarina.
    Catarina parabéns pelo pai que tens!
    E que está adolescencia venha com toda benção de Deus!

    ResponderEliminar
  13. Rui,
    Seja muito bem vindo.
    Num dia realmente muito especial.

    Observador,
    Não há nada sequer semelhante ao amor que temos pelos filhos.

    flor de jasmim,
    Seja muito bem vinda também.
    E muito obrigado pelos seus votos.

    Cambeta,
    As minhas duas filhas nasceram em Macau - Hospital Conde de São Januário.

    Hugo e VICI,
    Obrigado pelos vossos votos.

    anouc,
    Os mesmos agradecimentos.

    Carlota,
    A mana mais nova (a Mariana, de 7 anos) emocionou a mais velha.
    E os pais.
    Guardou dinheiro da semanada (2 euros por semana) para comprar uma prenda à irmã.
    Não é de ficar radiante?

    ana,
    A Catarina anda ainda a decidir o que quer estudar.
    E está a mostrar inclinação para estudar Direito.
    Gostava, mas não influencio.

    Eunice,
    É uma declaração de amor.
    Eterno!!

    ResponderEliminar
  14. Mil beijinhos de parabéns à querida Catarina, não só pela passagem dos seus 13 anos, mas também pelo fantástico pai que tem.

    E do aniversário da sua mulher também não o esqueci. Desejo-lhe a continuação de uma vida muito feliz com as filhas e o marido.

    ResponderEliminar
  15. Olá Pedro Coimbra
    Vi-te na Folha Seca e no Jasmin e decidi passar por aqui. Gostei deste parto.
    Tantas recordações que ainda conservo dos meus filhos. Já lá vão tantos anos.
    O parto mais difícil é agora em que eles nos fogem e formam as suas vidas.
    Acredita que agora tenho dias e noites em que acordo sufocado numa ansiedade que não tem explicação.
    Eles nunca foram nossos nem nós fazemos parte do seu querer.
    Voltarei aqui mais vezes.

    ResponderEliminar
  16. Parabéns aso três, Pedro. Um grande abraço desde Lisboa

    ResponderEliminar
  17. ematejoca,
    Espero que já esteja totalmente recuperada.
    Agradeço-lhe sensibilizado as suas palavras tão gentis.

    Luís,
    Seja bem vindo a este cantinho.
    Essa é também a minha ansiedade.
    Mas, por mais que, de forma totalmente egoísta, os queiramos manter debaixo da nossa asa protectora, temos de lhes dar espaço para crescer.
    Precisamente porque os amamos tanto.

    Carlos,
    Um grande abraço desde Macau (vai ver o dérbi ao vivo?)

    ResponderEliminar
  18. Já tinha deixado os meus parabéns, algures, mas deixo-os aqui de novo!
    Estou a imaginar a cena! Homens! Nem imagino se fossem eles a dar à luz - alguns amigos meus, médicos, referem ao acto de dar à luz como “parir” – detesto o termo! : )
    O relato foi emocionante, sim senhor!
    Pegar num bebé pela primeira vez é coisa séria mesmo para uma mãe que nunca teve a oportunidade de “conviver” com crianças pequenas.
    Os “teens” é a fase de outro tipo de desafios tanto para os adolescentes como para os pais. Prepare-se! : )

    ResponderEliminar
  19. Acho que ninguém está verdadeiramente preparado, Catarina.
    Nem para pegar num bebé (foi a mesma coisa com a Mariana), nem para enfrentar os desafios de uma adolescente.

    ResponderEliminar
  20. Depois de ler este texto maravilhoso sobre o nascimento da sua filha Catarina, tenho a certeza, que o Pedro tem uma sensibiliadde muito diferente relativamente à posição da mulher na sociedade.

    Abração da amiga de muito longe!

    ResponderEliminar
  21. Muitos parabéns à Catarina e, naturalmente, aos seus pais!

    Com a adolescência, os tempos tornam-se, por vezes, revoltosos, pelo menos, é assim que imagino.

    Tenho 3 raparigas (mais novas que a sua)e a primogénita chama-se...Catarina!

    Abraço e parabéns pelo seu blog!

    ResponderEliminar
  22. ematejoca,
    Como é que eu posso questionar a posição da mulher na sociedade se, todos os dias, tenho a felicidade de contactar com as três pessoas mais importantes da minha vida?
    Que são todas mulheres.
    E ainda há a minha mãe, a minha irmã, as minhas primas a que me referi no comentário no seu blogue, as amigas de longa data, as minhas tias,....são tantas!!
    E todas maravilhosas.
    Um abração para si também

    RSM
    Seja muito bem vindo.
    A adolescência trará outros desafios.
    Mas, ainda assim, tenho a felicidade de a Catarina ser uma menina com um comportamento invulgar.
    Que julgo não se irá alterar muito.
    A Mariana é um doce de criança.
    Mas mais vivaça, mais ladina.
    Completam-se muito bem.
    As filhas dão-nos um mimo especial.
    Acredito que suceda sso também consigo.
    Um abraço e volte sempre

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares