30 de abril de 2010

Grandes portugueses (vivos)

Hoje novamente uma senhora, desta vez uma criadora de moda, uma estilista - Fátima Lopes, nascida no Funchal, a 8 de Março de 1965.
Desde criança revelou um interesse pelo mundo da moda e durante a sua adolescência, insatisfeita com a roupa que era vendida no Funchal, começou a criar roupas para si própria.
Para sobreviver, e sendo fluente em várias línguas (francês, inglês e alemão), trabalhou no Funchal como guia turística de uma agência de viagens.
Em 1990 muda-se para Lisboa com o objectivo de prosseguir uma carreira como estilista.
Nesta cidade abriu com uma amiga uma loja chamada "Versos", onde vendia essencialmente roupa de criadores internacionais.
Em 1992 o nome da loja mudou para "Fátima Lopes".
Em Setembro do mesmo ano participou como criadora num espectáculo de moda, onde as suas propostas foram bem acolhidas.
Em 1994 mostra as suas roupas pela primeira vez no "Salon du Prêt-à-Porter Feminin" em Paris.
No ano seguinte participa no grande evento de moda nacional, o "Portugal Fashion".
Entre 1996 e 1998, Fátima começa a desenhar sapatos e carteiras dirigidos quer ao público feminino, quer ao público masculino.
Em 1996 abre a sua primeira loja internacional, situada na cidade de Paris.
Desde 1999 participa duas vezes por ano no Salão da Moda de Paris, sendo actualmente a única criadora portuguesa presente.
Em 2000 causa grande atenção mediática por desfilar na capital francesa o mais caro biquini de sempre, em ouro e diamantes, avaliado em cerca de um milhão de dólares.
Em 2002, convidada pela Mattel a criar uma boneca Barbie, reproduz na mesma o biquini de ouro e diamantes que usara em Paris.
Em 2003 abriu a sua primeira loja de roupa nos Estados Unidos da América, situada na cidade de Los Angeles.
Fátima Lopes ganhou reputação intenacional, facto a que também não é alheio o facto de ter defendido publicamente a utilização de peles verdadeiras na indústria da moda, o que tem originado vários protestos por parte dos defensores dos direitos dos animais.
Deu, aliás, entrevistas onde defende o uso de peles verdadeiras, dizendo que "Nunca disse que era contra as peles verdadeiras. Pelo contrário, sou a favor".
A respeito de uma colecção que apresentou em Paris, no âmbito do Portugal Fashion, disse "Não há nada falso. É tudo verdadeiro desde as raposas aos visons."
Posteriormente, voltou a prestar declarações públicas onde afirmava que "a fase contra as peles já acabou"  e classificava os protestos dos defensores dos direitos dos animais como "um disparate".
Polémica, criativa, para alguns genial, Fátima Lopes é uma das grandes personalidades portuguesas vivas e que mais êxito alcançou com as suas criações no mundo da moda.
(fonte Wikipédia)

Relojoaria de luxo (25)

Exclusividade novamente nos relógios hoje em destaque.
De Witt, da fábrica Les Montres de Witt, fundada em 2003 por Jérôme de Witt, criação de relógios de grande complexidade, genuinamente elitistas.
A visão da marca de Witt é uma visão orientada para o futuro da relojoaria de luxo, com grande abertura para a experimentação, a criatividade, a exploração veradeiramente.
Só assim se compreende que, num espaço de tempo tão curto, a marca seja já uma marca de culto no universo da relojoaria de luxo.
O primeiro grande sucesso da marca surge em 2003, com o modelo Pressy Grande Complication, apresentado em Basileia e que teve imediatamente um impacto incrível.
Em 2005, a de Witt apresenta o revolucionário Academia Tourbillon Différentiel e torna-se uma referência obrigatória quando se fala de grandes criações.
Vencedor do Geneva Watchmaking Grand Prix, na categoria de inovação, o modelo é um símbolo de criatividade.
Em 2006 a marca surprende novamente ao apresentar, novamente em Basileia, o Tourbillon Academia Force Constante, modelo que, com o anteriormente citado, estão patenteados em virtude da técnica revolucionária que apresentam.
Obviamente, os relógios de Witt, com tanta inovação, criatividade e exclusividade, são relógios acessíveis apenas a  bolsas de genuínos conhecedores endinheirados.
Ficam aqui alguns exemplos.

Este é o de Witt Wx-1 Concept, um relógio tão complexo que deixo aqui a sua descrição:This watch features:
•Extraordinarily generous case dimensions. Case manufactured from a combination of 18kt Rose Gold, Titanium & Aluminum which allows the weight of the watch to be kept at a minimum.
•Dial apparatus protrudes from the watch edge. Time is read by a minute disc roting clockwise & the hour disc rotating to the left. this is accomplished by an ingenious gear system that is mounted on 6 runners.
•Branded 18kt Rose Gold Deployant buckle.
•Crown at the 3 o'clock position is used to set the time (does not wind the watch)
•To the left side there is a distinctive "porthole" from which the 1 minute tourbillon can view.
•Also on the left edge is the crown to wind the watch - this crown can be recessed into the case. The watch is provided with a battery operated device that will wind the watch easily. The battery operated winder has a resistance feeler as to stop winding once the watch is fully wound.
•The watch has a 21 day (504 hours) Power Reserve, energy is stored in 5 separate barrels - all lined up vertically.
•by pressing a lever on the case edge at the 9 o'clock position the encased movement slides out of the watch case where you can view the vertically mounted gear train, barrels Power reserve indicator & Tourbillon cage.Preço recomendado? 585 000 Us dólares.
Aqui o Minute Repeater, em ouro branco, com um preço de 240 000 Us dólares.


Mais acessível, Academia Quantieme Perpetual GMT Nebula, que só custa 75 000 Us dólares.








Fica aqui o website da marca para quem tiver curiosidade de visitar http://www.dewitt.ch/

Dois finalistas surpresa na Liga Europa

À saborosa derrota de Mourinho, sucedeu a saborosa derrota de Quique Flores.
O Atlético perdeu em Liverpool (2-1, após prolongamento) mas está na final da Liga Europa.
Num jogo dominado pelo Liverpool, que muito sentiu a ausência de Fernando Torres na eliminatória, o Atlético acabou por ser mais feliz e chegar à final da Liga Europa.
Os madrilenos, que pareciam moribundos em Dezembro, chegam a duas finais (também estão na final da Taça do Rei) no final da época.
Mérito de Quique Flores, que assim se confirma um treinador para "consumo interno".
Os "reds" carregaram desde o início do jogo (podiam ter marcado logo na primeira jogada) mas só conseguiram marcar um golo (Aquilani aos 44 minutos).
O jogo foi para prolongamento e Benayoun marca e fica a pairar a ideia que o Liverpool tera conquistado um lugar na final.
Puro engano.
Reyes descobre Forlán na área, e o uruguaio, que já marcara na primeira volta, resolve a eliminatória a favor dos "colchoneros".
Na final, o Atlético irá encontrar o não menos supreendente Fulham.
Os ingleses esmagaram o sonho dos alemães do Hamburgo de jogarem a final no seu próprio estádio com uma vitória por 2-1.
O Hamburgo, vindo de uma mudança de treinador, até marcou primeiro (Petric marcou um golaço), mas o Fulham deu a volta ao jogo, e à eliminatória, em seis minutos (70 e 76 minutos).
A curiosidade de ver em confronto duas equipas que estão a fazer provas internas muito fraquinhas na final de uma prova europeia.

O dia em que Lisboa emigrou

Reflexão do dia

Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo. Você pode também enganar todas as pessoas por algum tempo. Mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.
(Abraham Lincoln)

Regresso aos anos oitenta (55)

Grandes filmes, grandes músicas (84)

Para encerrar o "ciclo" Brad Pitt, o filme em que o seu desempenho foi mais elogiado pela crítica - The Curious Case of Benjamin Button, realizado por David Fincher, com um argumento baseado num conto de Francis Scott Fitzgerald.
A alegoria de um homem que rejuvenesce, metáfora do desejo de um pai de que perdeu um filho e que quer fazer reverter o tempo para recuperra o seu filho perdido.
O filme recebeu treze nomeções para o Óscar acabando por ganhar três óscares menores (direcção artística, maquilhagem e efeitos visuais).
Grande elenco com Brad Pitt, Cate Blanchett, Taraji P. Henson, Julia Ormond, Jason Flemyng,Tilda Swinton, Jared Harris, Mahershalalhashbaz Ali, Rampai Mohadi, Phyllis Somerville, Edith Ivey e Elias Koteas.
A banda sonora, de Alexandre Desplat, é muito boa e merece atenção.
O trailer aqui
A banda sonora  (Alone at Night) aqui

29 de abril de 2010

Grandes portugueses (vivos)

Não estava previsto ser esta a personalidade hoje em destaque.
Depois dos acontecimentos de ontem em Barcelona resolvi que era o momento indicado para escrever um pouco acerca de Luís Filipe Madeira Caeiro Figo, nascido a 4 de Novembro de 1972. 
Numa carreira de mais de 20 anos, Figo começou a jogar profissionalmente no Sporting Clube de Portugal, passou pelo Barcelona, Real Madrid e terminou a carreira no Inter de Milão, clube ao qual ainda se encontra ligado, agora como dirigente.
Figo começou a sua carreira no Sporting Clube de Portugal, clube que o projectou para o futebol, tendo sido internacional A pela primeira vez no ano de 1991.
Antes já houvera ganho títulos nas camadas mais jovens, com principal destaque para o título de Campeão do Mundo de juniores, em Lisboa, ao lado de jogadores como Rui Costa, João Pinto, Jorge Costa, ...a chamada "geração de ouro" do futebol português.
No ano de 1995 Figo envolve-se numa controvérsia ao assinar simultaneamente pela Juventus e pelo Parma, resultando daqui um impedimento para o jogador actuar em Itália pelo período de dois anos.
Figo é então transferido de Alvalade para Barcelona, com o aval de Johan Cruyff e a sua carreira internacional ganha asas em Barcelona.
Figo ganha a Taça das Taças ao serviço dos blaugrana (juntamente com Vítor Baía) em 1996/97, dois títulos de campeão espanhol, joga 172 jogos com a camisola do Barcelona e marca 30 golos.
No ano de 2000, a grande controvérsia na carreira do médio português.
Florentino Pérez resolve criar os galácticos em Madrid e resgata figo ao Barcelona por um valor a rondar os 50 milhões de euros, a maior transferência de um futebolista até então.
Os adeptos do Barcelona nunca lhe perdoarão esta traição, acusam-no de pesetero, sentimento que ainda se mantém como ontem foi possível comprovar.
Muda-se para Itália, Inter de Milão, no ano de 2005, clube no qual dará por finda a sua carreira, e onde se mantém actualmente, agora ligado à estrutura dirigente.
Figo que  foi internacional A pela primeira vez com 18 anos, a 16 de Outubro de 1991, no Luxemburgo, foi internacional A por 117 vezes e marcou 31 golos ao serviço da selecção nacional.
De forte temperamento, às vezes controverso, cioso da sua intimidade, Figo é casado com a belíssima modelo sueca Helen Svedin e pai de quatro filhos.
Embaixador da Luta Contra a Tuberculose (Stop TB Partnership), Figo desempenha actualmente o cargo de relações externas do Inter de Milão.
Figo que ganhou o troféu do France Football no ano de 2000 e foi eleito FIFA World Player of the Year em 2001, encontra-se entre os melhores 100 jogadores da história do futebol de acordo com a opinião da FIFA.
Dos poucos jogadores que jogou pelos rivais Barcelona e Real Madrid, Figo ganhou uma Taça de Portugal, quatro títulos de campeão espanhol, duas Taças do Rei, três Supertaças espanholas, uma Taça das Taças, uma Champions League, duas Supertaças europeias, uma Taça Intercantinental, quatro campeonatos italianos, uma Taça de Itália e três Supertaças italianas.
Recentemente envolvido em nova polémica, agora pelo apoio político dado ao PS e a José Sócrates, Figo é um dos grandes portugueses (vivos).

Relojoaria de luxo (24)

Relojoaria e joalharia misturam-se novamente na marca hoje em destaque.
de Grisogono, fundada em 1993 pelo joalheiro Fawaz Gruosi, é uma marca que originalmente se dedicava à produção de artigos de joalharia e moda (óculos, por exemplo) em Genebra.
No ano 2000, Fawaz Gruosi cria o primeiro grande êxito da marca no âmbito da relojoaria, ainda hoje um dos ícones da marca, o Instrumento No Uno.
Fawaz Gruosi que só pouco tempo antes tinha tido algum contacto com o mundo da relojoaria ao criar alguns dos relógios da Ice Cube Collection para a Chopard.
Desde o ano 2000, a marca vem introduzindo vários modelos, e os relógios de Grisogno são conhecidos pela sua inovação, beleza, qualidade dos materiais utilizados e complexidade dos movimentos.
Aqui alguns exemplos dos modelos criados pela marca.
Ano 2000 - Instrumento No Uno


2002 - Instrumento Doppio;2003 - Instrumento Doppio Tre, Instrumento Tondo ;2004 - Instrumentino Steel & Diamonds, Instrumento Chrono, Lipstick ; 2005 - Instrumento Grande, Occhio Ripetizione Minuti, Power Breaker;
2006 - Grand Open Date, Uno Grande Seconde, FG One, Be Eight;
2007 - Instrumento Novantatre.



Os meus favoritos continuam a ser os Instrumento No Uno (não há amor como o primeiro).
Há relógios à venda por cerca de 6 500 Us dólares e há um Lipstick Square por 330 000 Us dólares.

East vs West (ilustrado)

The Child

Westerners: The kid is going to be independent and make his/her own living.
Asians: Slog whole life for the kids, the centre of your life.

Reflexão do dia

A sabedoria não nos é dada. É preciso descobri-la por nós mesmos, depois de uma viagem que ninguém nos pode poupar ou fazer por nós.
Marcel Proust

Inter, muito italiano, chega à final da Champions

O Inter que ontem se apresentou em Barcelona foi uma equipa tipicamente italiana.
Um «catenaccio» perfeito, imaginado por Mourinho e interpretado à risca pelos jogadores, abateu o colosso Barcelona.
Os blaugrana ganharam o jogo (1-0) mas Mourinho conseguiu levar o Inter à final de Madrid que é que realmente interessa.
Guardiola, no final do jogo, queixava-se que Milito e Etoo pareciam dois laterais.
Mas Guardiola estava à espera de quê?
Mourinho foi contratado, e é pago a peso de ouro, para levar o Inter longe nas provas europeias.
Ganhar em Itália, os nerazurri já ganharam muitas vezes.
E têm todas as hipóteses de ganhar mais.
O que Moratti, que classificou Mourinho como um fenómeno no final do jogo, queria, era devolver o Inter às grandes noites europeias.
Sonho partilhado pelo treinador português.
Se, para isso, fosse necessário jogar feio, defender com todos, qual era o problema?
Pragmatismo também é um adjectivo que combina bem com Mourinho.
Num jogo complicado, sobretudo depois de perder Thiago Motta aos 28 minutos, o Inter segurou os ímpetos do Barcelona, alheou-se do ambiente terrível de Camp Nou, e está na final com todo o mérito.
Mérito de Mourinho, e dos jogadores, que manietaram a máquina de jogar futebol que costuma ser o Barcelona.
O golo de Piqué, aos 84 minutos,  foi o prémio de consolação para uma equipa que não deixa de ser extraordinária só porque perdeu ontem a possibilidade de defender o título conquistado na época passada na Champions.
Algo que, é bom lembrar, nenhuma equipa ainda conseguiu.

Regresso aos anos oitenta (54)

Grandes filmes, grandes músicas (83)

Do mesmo ano do filme destacado ontem (1994) hoje chega Interview with the Vampire, um filme realizado por Neil Jordan, no qual Brad Pitt dá vida ao personagem de um homem que se proclama vampiro.
Baseado no livro homónimo, de Anne Rice, Interview with the Vampire é um filme interessante e que conta com um elenco excelente - Tom Cruise, Brad Pitt, Kirsten Dunst, Antonio Banderas, Christian Slater e Stephen Rea.
A banda sonora, da responsabilidade de Elliot Goldenthal inclui algumas pérolas que vale a pena ouvir.
O trailer aqui
A banda sonora aqui

28 de abril de 2010

Grandes portugueses (vivos)

Hoje, a personalidade em destaque é novamente uma senhora, desta vez da área do entretenimento, mais concretamente uma fadista - Mariza, nome artístico de Marisa dos Reis Nunes, nascida a 16 de Dezembro de 1973 em Lourenço Marques.
Com 3 anos de idade a família muda-se para Portugal e Mariza cresce na zona dos bairros de Alfama e Mouraria, em Lisboa.
Ainda criança, começa a cantar, demonstrando gosto pelo gospel, os blues, o jazz.
A sua voz impressiona e, seguindo o conselho do pai, Mariza adopta o fado.
A ideia do seu pai era conseguir que Mariza conseguisse maior aceitação dentro da comunidade portuguesa, sendo o fado um meio para o conseguir.
O facto de ter vivido com a família por algum tempo no Brasil influencia Mariza, e a cantora passa a incorporar os ritmos da música brasileira no fado, conseguindo uma fusão totalmente inovadora.
Esta decisão viria a revelar-se fundamental na sua carreira e no reconhecimento internacional que a cantora conseguiu.
Com a morte de Amália Rodrigues, em 1999, o público, emocionado e comovido com o desaparecimento da Diva, fica mais receptivo ao fado.
Encorajada pelos amigos, Mariza participa num tributo a Amália, televisionado, e a sua voz e presença em palco impressionam imediatamente.
É encorajada a graver um disco, só com fado, o que faz em 2001.
Nasce assim Fado em Mim que vende 100 000 cópias, um número fabuloso dado que os discos de fado, quando vendiam 4 000 cópias, já eram considerados grandes sucessos.
O sucesso em Portugal leva a uma edição a nível internacional, e Fado em Mim vende 140 000 cópias.
A sua carreira internacional estava lançada.
Em 2002, Mariza canta o hino nacional português antes do Jogo Coreia do Sul/Portugal a contar para o Mundial de Futebol desse mesmo ano.
Fado Curvo, o seu segundo disco, é lançado em 2003 e o sucesso é enorme.
Mariza recebe o prémio de melhor artista de World Music da BBC 3 em Março de 2003.
No ano seguinte, novo ponto alto na sua carreira - Mariza canta "A Thousand Years", num dueto com Sting, na cerimónia de lançamento dos Jogos Olímpicos de Atenas e a canção faz parte do álbum oficial da Olimpíada.
O seu terceiro álbum, Transparente, é gravado no Brasil e lançado no ano de 2005.
Mariza canta no Live 8, e é convidada para dar concertos por todo o mundo.
Transparente chega ao top ten na Holanda, Espanha, Finlândia.
Mariza já actuou em locais como o Carnegie Hall e Central Park, em Nova Iorque,  no Walt Disney Concert Hall, no Barbican, no Hollywood Bowl, no Royal Albert Hall de Londres, na Union Chapel, no Royal Festival Hall, no Centro Cultural de Belém, no Alte Oper de Fankfurt, no Théâtre de la Ville, em Paris, no Teatro Albéniz de Madrid, no Teatro Grec, de Barcelona,  no X Festival Internacional da Canção, no Cairo, no Centro Cultural de Macau, na International House of Music de Moscovo, no Massey Hall de Toronto, na Sydney Opera House e no National Concert Hall, em Dublin, em  Fevereiro de 2010.
Mariza que  recebeu inúmeros prémios de países como a Dinamarca, a Austrália, o Canadá, a Alemanha, o Reino Unido, a Guiné Bissau e a Guiné Equatorial.
O seu álbum Concerto em Lisboa recebeu uma nomeação para Gammy Latino em 2007.
O mesmo aconteceu com o álbum Terra, de 2008.
Mariza que, até ao momento, já vendeu mais de 1 000 000 de discos.
Impressionante!
Fica aquin um dos ícones da sua carreira.
O comentário que encima o vídeo diz tudo.

Relojoaria de luxo (23)

Se há marcas de relógios em que exclusividade é um termo que tem que ser obrigatoriamente utilizado, uma dessas marcas é a marca hoje em destaque - De Bethune.
Os relógios De Bethune são relativamente desconhecidos do grande público mas são peças de grande complexidade e muito cobiçadas.
Desde 2002 com uma manufactura, quase atelier, localizada La Chaux L'Auberson, na fronteira entre a Suiça e a França, a De Bethune é comandada por David Zanetta, consultor de grandes coleccionadores de relógios, e tem como director técnico Denis Flageollet, antigo professor na escola de relojoaria de Le Locle, o qual é suposto ter já produzido mais de 200 relógios de topo.
A marca produz actualmente cerca de 200 relógios por ano, todos manufacturados, com movimentos fabricados pela própria marca, e com acabamentos requintados.
O projecto é chegar a fabricar cerca de 1200 relógios por ano.

Aqui o modelo tourbillon, caixa em titânio, e um preço na ordem dos 50 000 Us dólares.
O De Bethune Dream Watch 2, caixa em platina, movimento manual, calendário perpétuo, fases da lua, repetition, tourbillon, custando algo como 100 000 Us dólares

Para um guia dos modelos disponíveis visitar http://watchluxus.com/brands/de-bethune/de-bethune-collection

Faleceu João Morais

Aqui, via Record, uma notícia muito triste.

Faleceu João Morais. O homem que ficou famoso pelo célebre "cantinho do Morais" , que permitiu ao Sporting conquistar a Taça das Taças, em 1963/64, faleceu ontem ao final da noite.
Figura mítica do universo leonino, Morais, que jogava a defesa ou a médio, foi o herói de Antuérpia, ao apontar o golo (na marcação de um canto direto) que ditou a vitória na finalíssima da Taça das Taças com o MTKde Budapeste.
Um momento histórico para o emblema verde e branco, uma vez que se trata do único troféu das competições europeias que o clube conquistou até hoje. João Morais também fez parte da Seleção portuguesa que garantiu o terceiro lugar no Mundial de 1966. O funeral do antigo jogador leonino realiza-se na quinta-feira.

Para recordar sempre

Bayer esmaga Lyon e é o primeiro finalista da Champions

O Bayern provou que a experiência tem muito peso quando se chega a uma fase tão adiantada de uma prova europeia.
Com Ivica Olic em noite de grande inspiração, os bávaros golearam em Lyon (3-0) e ficam agora à espera do adversário para a final de Madrid.
Os alemães entraram em campo com grande confiança, logo aos dois minutos podiam ter marcado, mas viriam a fazê-lo aos 28.
Do outro lado um Lyon muito nervoso, intranquilo, a acusar a responsabilidade de estar na meia-final da Liga dos Campeões e a não saber viver com esse facto.
Três golos de Olic, mais uma grande exibição de Robben, e o Bayern com legítimas aspirações a discutir o título na final de Madrid.
"Despachar" o Manchester, e agora o Lyon, com esta naturalidade, não é fácil.
Só grandes equipas o conseguem.

East vs West (ilustrado)

What's Trendy

Westerners: Eat healthy Asian cuisine.
Asians: Eat expensive Western cuisine.

Reflexão do dia

A fábrica do futuro terá apenas dois operários:
Um homem e um cachorro.
Função do homem:
Alimentar o cachorro.
Função do cachorro:
Não deixar o homem tocar nas máquinas.
(Walter Block)

Regresso aos anos oitenta (53)

Grandes filmes, grandes músicas (82)


Uns dias a dar atenção à carreira cinematográfica de Brad Pitt.
Se Inglorious Basterds foi o último grande filme em que participou, a sua carreira como actor, não como preety boy, começa a ser marcada pela interpretação no filme Legends of the Fall, realizado por Edward Zwick em 1994, baseado na obra literária de Jim Harrison.
A história de uma família do Montana, centrada num veterano coronel que combateu os índios americanos e nos seus dois filhos, que se desenrola desde a época anterior à I Guerra Mundial até aos anos 60 do século passado.
Um filme muito belo com grandes interpretações de Brad Pitt (nomeção para o Globo de Ouro como Melhor Actor), Anthony Hopkins, Aidan Quinn, Julia Ormond e Henry Thomas.
A banda sonora, de James Horner é também muito interessante.
A banda sonora aqui



27 de abril de 2010

Partido da sinceridade

Qualquer semelhança com quaisquer personagens políticas terá sido pura coincidência.
Ou não....

Agora é que já nada me pode surpreender!

Depois do enxoval publicado em Diário da República, já não pode efectivamente haver nada de novo under the sun!

Auditoria faseada

Em conferência de imprensa realizada ontem, o Comissário de Auditoria, Ho Veng On, surpreendeu ao introduzir no léxico corrente (vão ver se agora não vai haver um monte de gente a falar nisto!) a expressão auditoria faseada.
O Devaneios que é, antes de tudo o mais, um repositório de conhecimentos (tá bem abelha!) explica agora claramente o conceito.
Diz-se auditoria faseada aquela que "acompanha o desenvolvimento de um projecto, processo ou produto à medida que evoluem".
Ou seja, e traduzindo, vamos andar de olho nos grandes projectos para não haver cagada no fim.
Se houver cagada pelo caminho, a gente sempre vai avisando.
Afinal, quando George Orwell popularizou a expressão "Big Brother is Watching You", era de auditoria faseada que ele estava a falar.
Era com porcos, mas era auditoria faseada.
As coisas que a gente descobre!

Mais uma greve da CP

É quase obsceno ouvir o representante do sindicato dos maquinistas tentar explicar mais uma greve da CP com a preocupação que os trabalhadores da empresa dizem sentir, motivada pela possível privatização da mesma, as repercussões que tal privatização teriam nos cidadãos, sobretudo os economicamente mais carenciados e que constituem a grande maioria dos utentes do serviço.
Isto tudo no mesmo dia em que se afecta, mais uma vez, a vida de mais de um milhão de pessoas, a maioria destas as tais mais necessitadas a que a luminária se referia.
Estes cretinos, que não têm um pingo de vergonha na cara, ainda acham que as pessoas não percebem que o que realmente os preocupa, num cenário de privatização da empresa, é a reestruturação que necessariamente a mesma sofreria e a perda de privilégios que tal acarretaria para quem está habituado a tudo fazer impunemente?

Grandes portugueses (vivos)

Hoje uma personalidade da área da medicina, João Lobo Antunes, nascido a 4 de Junho de 1944, neurocirurgião, como o seu pai o fora (o seu pai foi colaborador de Egas Moniz).
João Lobo Antunes, irmão do escritor António Lobo Antunes, licenciou-se em Medicina na Universidade de Lisboa em 1968 tendo rumado aos Estados Unidos onde trabalhou no Departamento de Neurocirurgia do Hospital Presbiteriano de Nova Iorque, enquanto também ensinava na Universidade de Columbia.
Regressa a Portugal em 1983 e obtém o Doutoramento na Universidade de Lisboa, na qual, um ano mais tarde, é Professor de Neurocirugia na Faculdade de Medicina.
Em 1990 é eleito vice-presidente da World Federation of Neurosurgical Societies.
Em 1996 é eleito presidente do Conselho Científico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e recebe o Prémio Pessoa. 
Em 1999 é eleito presidente da Sociedade Europeia de Neurocirugia.
Autor de mais 150 artigos científicos na sua área de intervenção, publicados nas mais prestigiadas revistas do ramo, João Lobo Antunes é também autor de 4 livros - Um Modo de Ser; Numa cidade feliz; Memória de Nova Iorque e outros ensaios;  Sobre a mão e outros ensaios.
Os seus estudos têm como objecto principal o estudo do hipotálamo e da hipófise.
Em 1983, João Lobo Antunes tornou-se no primeiro cirurgião a implantar um olho electrónico num invisual.
Professor de Neurocirurgia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Director do Departamento de Neurocirurgia do Hospital da Santa Maria e presidente da Academia Portuguesa de Medicina, João Lobo Antunes é um humanista com larga fama a nível mundial.
Um grande português vivo.

Relojoaria de luxo (22)

Uma marca americana hoje em destaque.
David Yurman Inc. é uma empresa que fabrica artigos de luxo, fundada em em Nova Iorque, em 1980, por David Yurman, discipulo Ernesto Gonzales, Jacques Lipshitz e Theodore Rozack.
A empresa dedica-se fundamentalmente ao ramo da joalharia e os relógios reflectem essa vocação natural.
Trata-se de peças de grande estilo, riqueza de materiais, mas sem grande interesse ou valor em termos de técnica ou manufactura de relojoaria.
Os relógios David Yurman são, por isso mesmo, mais cobiçados como acessórios de moda feminina do que como relógios no sentido puro do termo.
O grande êxito comercial da marca é a Thoroughbred Watch Collection, uma colecção de relógios sóbrios, criados e desenvolvidos a partir de 2001.
Aqui o modelo masculino, em caixa de ouro amarelo, movimento automático, e um preço a rondar os 8 000 Us dólares.
O modelo feminino, em caixa de aço, puseira de aço e prata, mostrador de madrepérola, diamantes, relógio de quartzo, e um preço de venda ao público na ordem dos 4 500 Us dólares.

Não sou, de todo, fã.

East vs West (ilustrado)

The Boss


Westerners: The boss is part of the team.
Asians: The boss is a fierce god.

Reflexão do dia

Nos processos de selecção, as empresas descartam os criativos e ficam com pessoas sem imaginação. Depois mandam-nas fazer cursos de criatividade.
(Domenico De Masi - Sociólogo italiano)

Regresso aos anos oitenta (52)

Grandes filmes, grandes músicas (81)

Outro grande êxito de Quentin Tarantino hoje em destaque - Inglorious Basterds, uma história de dois planos para assassinar a liderança da Alemanha nazi.
Mais um excelente filme de Tarantino, com grande impacto no público e na crítica, e com grandes interpretações de Brad Pitt, Christoph Waltz (Óscar para melhor actor secundário), Michael Fassbender, Eli Roth, Diane Krüger, Daniel Brühl, Til Schweiger e Mélanie Laurent.
A banda sonora, escolhida e compilada por Tarantino (o realizador queria que fosse Ennio Morricone o compositor mas tal não se revelou possível) é eclética e excelente.
O trailer aqui
A banda sonora aqui

Uma criação revolucionária

26 de abril de 2010

Como contratar uma secretária

Everything has a price

Passenger, to a Sexy Air Hostess:

- What is your name?

Air Hostess answers:

- Benz, Sir!

Passenger says:

- Lovely name... Any relation with Mercedes Benz ?

Air hostess:

- Same price, Sir

Grandes portugueses (vivos)

Hoje uma personalidade da área da economia, do mundo dos negócios, Belmiro Mendes de Azevedo, nascido  em Tuias, Marco de Canaveses, a 17 de Fevereiro de 1938.
Belmiro de Azevedo é o mais velho dos oito filhos de Manuel de Azevedo, carpinteiro e agricultor, e de Adelina Ferreira Mendes, costureira.
Depois da instrução primária, foi para o Porto, aos cuidados de um tio.
Frequentou o Liceu Nacional Alexandre Herculano e, depois, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde se licenciou em Engenharia Química (em 1964).
Entre 1959 e 1960 cumpriu o serviço militar obrigatório.
Durante os estudos praticou andebol no Centro Desportivo Universitário do Porto e no Futebol Clube do Porto.
Começou a trabalhar cedo para poder pagar os seus estudos.
Ainda antes de terminar o curso, entrou para a Efanor (Empresa Fabril do Norte), localizada nos arredores do Porto.
Pouco depois ingressa na Sonae (Sociedade Nacional de Estratificados, S.A.R.L.), cujo controlo assumirá em 1974.
Durante anos, foi polémico o conflito judicial entre Belmiro de Azevedo e a família de Afonso Pinto de Magalhães, fundador da empresa.
Em 1975 vai aos Estados Unidos da América, onde obtém um diploma de especialização em Gestão de Empresas, na Universidade de Harvard.
Sob o seu comando, a Sonae extendeu a sua actividade a novas áreas como a dos hipermercados (Continente e Modelo), a das comunicações (jornal Público) e a das telecomunicações (Optimus). Posteriormente, o grupo procurou expandir-se internacionalmente e apostou no retalho especializado (Bonjour, Vobis, Worten, Sportzone, etc.).
A partir de 1985, a Sonae passou a ser cotada na Bolsa de Valores e Belmiro de Azevedo torna-se accionista maioritário do grupo.
Também em 1985 diploma-se no Finantial Management Program da Universidade de Stanford.
Em paralelo com a actividade empresarial, criou, em 1991, a Fundação Belmiro de Azevedo, que desenvolve a política de mecenato da empresa, nas áreas da Educação, das Artes, da Cultura e da Solidariedade, em acções de parceria com indivíduos e entidades e contando com os colaboradores da empresa em acções de voluntariado.
Em 2008, esta fundação abriu em Matosinhos o Colégio Efanor, no lugar das velhas instalações fabris onde Belmiro deu inicio à sua carreira profissional.
Belmiro é conhecido também pelo seu carácter empreendedor, pela sua ousadia e pela frugalidade que cultiva pessoalmente e que estende à gestão e à cultura do Grupo.
Com a morte de António Champalimaud, Belmiro de Azevedo tornou-se em 2006, no único português a figurar na famosa lista da revista Forbes, com um fortuna avaliada em 1,6 mil milhões de euros.
Considerado durante alguns anos o cidadão mais rico de Portugal, é Presidente do Conselho de Administração do grupo Sonae.
A sua fortuna, que em 2007 era estimada em 3 mil milhões de euros, o que ainda lhe dava a liderança entre as fortunas do país, caiu mais de 50% em dois anos, passando para 1.4 mil milhões de euros em 2009.
É adepto do Futebol Clube do Porto e sócio honorário do Futebol Clube Marco de Canaveses.
Belmiro de Azevedo é casado com Maria Margarida Carvalhais Teixeira de Azevedo, farmacêutica, com quem teve três filhos, os quais o acompanham agora na sua actividade profissional.
Várias vezes convidado para substituir Pinto da Costa na presidência do FC Porto sempre declinou o convite.
É actualmente o 2º homem mais rico de Portugal, logo atrás de Américo Amorim.
Segundo a revista Forbes, Belmiro de Azevedo surge na 655.ª posição na lista das personalidades mais ricas do mundo de 2010, com uma fortuna avaliada em 1,5 mil milhões de dólares.
(via Wikipédia)

Relojoaria de luxo (21)

Hoje em destaque uma marca com origem em Cuba - Cuervo y Sobrinos.
Fundada em Havana em 1882, por In 1882, Armando F. Rio y Cuervo, La Casa, na prestigiada Avenida Quinta da capital cubana.
Os relógios são manufacturados em La Chaux-de-Fonds, Suíça, a Cuervo y Sobrinos  mistura a expertise da manufactura suíça com o espírito latino nas suas criações.
Entre a sua clientela  encontram-se nomes famosos como Hemingway, Caruso, Gable, Churchill, Einstein...  A revolução cubana levou à interrupção da produção de relógios e, posteriormente, à alteração da sede da empresa para a Suíça onde se mantém até aos nossos dias.
A marca mantém-se fiel às suas raízes e cria relógios que misturam um toque contemporâneo com o design que os fundadores da marca adoptaram.
Muito famosos também, os Humidor em que são distribuídos os relógios, eles próprios autênticas obras de arte e peças de colecção.
Aqui o Prominente, e o Humidor que acompanha o relógio, caixa em ouro rosa, carga automática, 51.5 mm por 35.5 mm, e um preço de venda ao público na ordem dos 6 000 Us dólares.

Não menos famoso, o La Habana Dual Time, também em caixa de ouro rosa e com carga automática, vendido por cerca de 8 000 dólares.

O meu favorito é este Esplendidos, em aço, movimento automático, castanho chocolate na pulseira e no mostrador, e um preço na ordem dos 2 500 Us dólares.
O Humidor é fabuloso.



 

East vs West (ilustrado)

Moods and Weather
Westerners: The logic is: rain is pain.
Asians: More rain, more prosperity.

Reflexão do dia

Há dois tipos de pessoas: As que fazem as coisas, e as que dizem que fizeram as coisas. Tente ficar no primeiro tipo. Há menos competição.
(Indira Ghandi)

Regresso aos anos oitenta (51)

Grandes filmes, grandes músicas (80)

A menção a Maria de Medeiros ontem, foi o pretexto para o filme em destaque hoje, o fabuloso Pulp Fiction de Qurentin Tarantino.
Tarantino no pico da criatividade, confundindo o espectador com as imagens que se vão desenrolando no ecrã, que prendem, excitam, fazem vibrar.
Um filme multi-premiado, inovador, e com interpretações extraordinárias de John Travolta, Samuel L.Jackson, Uma Thurman, Harvey Keitel, Tim Roth, Amanda Plummer, Maria de Medeiros,Ving Rhames, Eric Stoltz, Rosanna Arquette, Christopher Walken e Bruce Willis.
A banda sonora, é, também ela, totalmente inovadora. Tarantino não entregou a tarefa de escolher as músicas a ninguém, fez ele próprio e selecção, bastante eclética, e a banda sonora do filme é também genial.
O trailer aqui
A banda sonora  (tema de abertura) aqui

Sampdoria ganha em Roma. Chelsea esmaga Stoke City

A Roma perdeu, em casa, com a Sampdoria e entregou o comando da liga italiana ao Inter de Mourinho.
Numa semana de sonho para José Mourinho, o treinador português contou ontem com a inspiração da equipa da Sampdoria, que foi vencer a AS Roma, em Roma (1-2), com dois golos de Pazzini, novo ídolo dos nerazurri.
O Inter é agora líder, com dois pontos de vantagem sobre os romanos, e eu estou disposto a apostar que já não abandonará o lugar.
O penta está ali mesmo à mão.
Em Inglaterra, um super Chelsea esmagou o Stoke City (7-0) e regressou ao primeiro lugar da tabela classificativa.
A jogar desta forma, com esta força e esta confiança, também dificilmente os londrinos serão desalojados do primeiro lugar.

Braga ganha, adia festa do Benfica e segura o 2º lugar. Académica assegura manutenção

O Braga, hipoteticamente sob pressão, foi golear a Naval à Figueira da Foz, conseguindo adiar a festa do Benfica e ficar a um ponto de assegurar matematicamente o 2º lugar.
E tudo terá de começar pela pressão.
Como é que se pode falar em pressão quando se fala do Braga?
Os bracerenses já superaram tudo o que era expectável, o que lhes era exigível, e, nesta altura, jogam sem qualquer pressão.
Bem ao contrário, com enorme motivação.
Se houve alguma pressão foi até ao jogo da Luz.
A partir daí, o Braga passou a jogar com a certeza que iria conseguir uma classificação final histórica.
Não acredito que venha a roubar o título de campeão ao Benfica, mas também não acredito que perca o 2º lugar e o bilhete que dá acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Ontem, na Figueira, demonstração de personalidade, eficácia fantástica nos lances de bola parada, e uma goleada merecida.
Domingos confirma-se como um grande treinador, com um futuro muito risonho à sua frente.
Bravo!!
Quem também já pode dormir tranquilo é André Villas-Boas e os jogadores da Académica.
Com o triunfo em Matosinhos (3-1), a Académica assegurou matematicamente a permanência na Liga Sagres e terá assinado a sentença de morte do Leixões.
Já o tinha aqui escrito, confirma-se agora mais do que nunca - o Leixões e o Belenenses são as equipas que vão jogar na Liga Vitalis na próxima época.

25 de abril de 2010

Grandes portugueses (vivos)

Mais uma vez, uma personalidade pela qual não nutro qualquer simpatia.
Mas à qual, não obstante, reconheço uma projecção que ultrapassa as fronteiras do país.
E que julgo ser de inteira justiça realçar neste espaço na data que hoje se comemora.
Mário Alberto Nobre Lopes Soares, nascido a 7 de Dezembro de 1924 em Lisboa, licenciado em História, Filosofia e Direito pela Universidade de Lisboa.
Torna-se professor em 1957 mas a sua feroz oposição ao regime político vigente levam a que seja repetidamente detido.
Activo na resistência ao regime fascista, conhece Álvaro Cunhal ainda como estudante no Colégio Moderno, propriedade de seu pai.
Enquanto estudante universitário adere ao Partido Comunista Português, é o responsável pela secção juvenil, e é nessa qualidade que organiza manifestações que o regime não lhe perdoa sendo preso pela PIDE pela primeira vez em 1946, e outras duas em 1949.
Apoiante de Humberto Delgado em 1958, então já advogado por impossibilidade de continuar a sua carreira docente, Mário Soares torna-se advogado da família do General sem Medo após o assasinato deste.
Em 1964, exilado na Suíça e já bem distante do Partido Comunista, cria a Acção Socialista Portuguesa com Manuel Tito de Morais e Francisco Ramos da Costa.
Em 1968 é novamente preso pela PIDE e deportado para São Tomé.
Apesar de um breve regresso a Portugal já com Marcello Caetano no poder, Mário Soares fica exilado em Roma em 1970, mas acabará por se fixar em França, onde ensina em paris, e onde, em 1973 cria o Partido Socialista, e se torna seu presidente, sucessor da Acção Socialista, sob a protecção de Willy Brandt.
Com a revolução de Abril de 1974 regressa definitavemente a Portugal e enfrenta o Partido Comunista e os militares que tentavam tomar o poder.
As eleições de 1976 são ganhas pelo Partido Socialista e Mário Soares é nomeado Primeiro-Ministro num momento de consolidação do regime democrático.
Em 1978, comm um governo muito impopular, abandona o poder, que viria a reconquistar em em 1983 e a manter até 1985.
É então que negoceia a entrada de Portugal na União Europeia.
Em 1986 derrota Freitas do Amaral nas eleições e torna-se Presidente da República, cargo que manterá até 1996.
Quando se pensava que estava definitivamente retirado da vida política activa, regressa em 1999 conseguindo um lugar de deputado no Parlamento Europeu onde permanece até 2004.
Concorre novamente à presidência da República em 2005 mas sai vergado ao peso de uma derrota épica.
E é esta uma das críticas que com maior frequência lhe é dirigida - não ter sabido retirar-se.
Continua activo nas sua intervenções e comentários  e é reconhecido internacionalmente como um dos portugueses que mais contribuíram para a consolidação do regime democrático em Portugal.
Goste-se, ou não.

 

Relojoaria de luxo (20)

Fundada em 1955, a Corum é uma marca de relógios de grande expressão.
Sediada em La Chaux-de-Fonds, Cantão de Neuchâtel, a Corum teve alguns êxitos ao longo dos anos, o maior dos quais o Admiral's Cup, sujeito a várias reinterpretações ao longo dos anos.
A Corum, desde 2007, é a marca que fabrica os relógios para a World Series of Poker, facto que ainda lhe deu mais visibiliadde.
Muito famosos também são os seus modelos "Coin Watches", Skeleton, e, mais recentemente, os Bubble.
O Admiral's Cup em ouro branco e borracha azul, movimento automático, leitura de marés e correntes, e um preço de venda ao público de cerca de 18 000 Us dólares.
O Tourbillon, Minute Repeater, edição limitada de 25 relógios, caixa em ouro branco, e um preço de evnda ao público na ordem dos 255 000 Us dólares.

O Tourbillon Panoramique, em ouro branco, e um preço na ordem dos 103 000 Us dólares.

O meu favorito da marca é este Admiral's Cup Competition 48, em ouro rosa e PVD, e que só custa 7 000 Us dólares.


Inter ganha; Real e Barça ganham; Manchester também

 Em Itália, no dia em que o Milão deu mais uma escorregadela, o Inter regressou à liderança do Calcio com uma vitória (3-1) sobre a Atalanta em San Siro.
Mourinho poupou uma série de jogadores, a Atalanta marcou primeiro, mas os nerazurri, cheios de força, deram a volta ao resultado e colocaram pressão na Roma que recebe hoje a Sampdoria.
Para ser uma semana perfeita para Mourinho, a Sampdoria podia ganhar hoje em Roma...
Em Espanha, Real e Barça não desarmam.
Os colchoneros venceram o Saragoça (1-2) com mais um jogaço de Ronaldo, já depois de o Barça ter batido por 3-1 o Xerez.
Um ponto de vantagem para o Barcelona num campeonato alucinante.
Em Inglateera um super Nani conduziu o Manchester à vitória sobre o Tottenham.
Vitória dos reds por 3-1, com um golaço do português, a merecer nota 10 em 10 dos comentadores.
Está numa forma extraordinária o puto do Manchester!
Qua a mantenha até ao Mundial!
E o Chelsea está agora obrigado a ganhar hoje.

Benfica pode ser campeão no sofá. Porto pressiona Braga

O Benfica pode ser campeão hoje se a Naval travar o Braga.
Depois da goleada de ontem (5-0), com um Olhanense demasiado "tenrinho" na Luz, os benfiquistas esperam que a equipa de Inácio trave o Braga hoje na Figueira da Foz.
Ironicamente, o Porto também tem o mesmo desejo.
Os portistas, que já não podem chegar ao título, precisam que o Braga escorregue para ainda sonhar com a Liga dos Campeões.
Quem diria que, a duas jornadas do fim do campeonato, o Benfica e o Porto estavam a torcer pela mesma equipa?
A vitória do Benfica, ontem, foi muito fácil, começou a desenhar-se logo aos 3 minutos que Cardozo converteu, e depois foi só ver quantos mais seriam.
Foram mais quatro, Cardozo marcou três golos, isolou-se na tabela de melhotres marcadores, e não vai ter que se preocupar com Falcao, amarelado em Setúbal, na próxima jornada.

A goleada do Porto em Setúbal (5-2) fica marcada negativamente pela expulsão de JesualdoFerreira e pelo amarelo que afasta Falcao do clássico do Dragão na próxima jornada.
Com Guarin, Falcao, Bellushi e Maicon em destaque, o Porto cumpriu com distinção, mas vê-se amputado do treinador e do goleador para o duelo com o Benfica.
É uma pena porque o duelo Cardozo/Falcao seria outro dos atractivos do jogo de domingo no Dragão.
E porque o colombiano merecia jogar o dérbi.
O Estádio do Dragão vai ser um vulcão muito mais activo que aquele com um nome impronunciável!
E Falcao não vai poder jogar.
Jogará Hulk.
Desde que regressou à equipa, o Porto ganhou os jogos todos.
Mas é bom que tenha juízo no próximo jogo.
Dêem-lhe a ler a frase de Aristóteles que ficou aqui hoje no Devaneios, se faz favor.