Porque é que o 1º de Abril é o Dia das Mentiras?

Sabe porque razão o 1º de Abril é o Dia das Mentiras?
A explicação mais comum liga esse facto à decisão do Rei de França, Carlos IX, de, após a adopção do calendário gregoriano, no século XVI, ter determinado que o primeiro dia do ano passaria a ser festejado no dia 1 de Janeiro.
Até então, o primeiro dia do ano era comemorado a 25 de Março, para coincidir com o começo da Primavera, e os festejos prolongavam-se por uma semana, precisamente até 1 de Abril.
A decisão de Carlos IX terá gerado enorme confusão e resistência, pelo que, muitos franceses, especialmente os mais conservadores, continuaram a seguir o calendário anterior.
O resultado foi serem ridicularizados e receberem convites para festas que não existiam, para celebrações imaginárias, normalmente acompanhados de presentes esquisitos (o que os franceses apelidavam de plaisenteries).
Italianos e franceses conhecem este dia por pesce d'aprile e poisson d'avril (peixe de Abril), o que explica a figura que encima este post.
Dá um jeitão ter estas tretas à mão na Internet, não dá?
Um gajo faz um figurão, e, no fim de contas, só leu umas porrinhas e a Wikipédia.

Comentários

  1. Vou fazer link deste post, porque a minha opinião sobre o Dia das Petas é outra.

    ResponderEliminar
  2. bem, pelo menos dá para se fazer um pequeno brilharete quando outros não têm a menor pachorra para procurar a justificação do dia, mas têm curiosidade em saber o porquê.

    boa páscoa

    ResponderEliminar
  3. POis eu desconhexia a origem. Assim , agrdeço a informação.

    Doce Páscoa.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares