Grandes portugueses (vivos)

Hoje novamente uma senhora, desta vez uma criadora de moda, uma estilista - Fátima Lopes, nascida no Funchal, a 8 de Março de 1965.
Desde criança revelou um interesse pelo mundo da moda e durante a sua adolescência, insatisfeita com a roupa que era vendida no Funchal, começou a criar roupas para si própria.
Para sobreviver, e sendo fluente em várias línguas (francês, inglês e alemão), trabalhou no Funchal como guia turística de uma agência de viagens.
Em 1990 muda-se para Lisboa com o objectivo de prosseguir uma carreira como estilista.
Nesta cidade abriu com uma amiga uma loja chamada "Versos", onde vendia essencialmente roupa de criadores internacionais.
Em 1992 o nome da loja mudou para "Fátima Lopes".
Em Setembro do mesmo ano participou como criadora num espectáculo de moda, onde as suas propostas foram bem acolhidas.
Em 1994 mostra as suas roupas pela primeira vez no "Salon du Prêt-à-Porter Feminin" em Paris.
No ano seguinte participa no grande evento de moda nacional, o "Portugal Fashion".
Entre 1996 e 1998, Fátima começa a desenhar sapatos e carteiras dirigidos quer ao público feminino, quer ao público masculino.
Em 1996 abre a sua primeira loja internacional, situada na cidade de Paris.
Desde 1999 participa duas vezes por ano no Salão da Moda de Paris, sendo actualmente a única criadora portuguesa presente.
Em 2000 causa grande atenção mediática por desfilar na capital francesa o mais caro biquini de sempre, em ouro e diamantes, avaliado em cerca de um milhão de dólares.
Em 2002, convidada pela Mattel a criar uma boneca Barbie, reproduz na mesma o biquini de ouro e diamantes que usara em Paris.
Em 2003 abriu a sua primeira loja de roupa nos Estados Unidos da América, situada na cidade de Los Angeles.
Fátima Lopes ganhou reputação intenacional, facto a que também não é alheio o facto de ter defendido publicamente a utilização de peles verdadeiras na indústria da moda, o que tem originado vários protestos por parte dos defensores dos direitos dos animais.
Deu, aliás, entrevistas onde defende o uso de peles verdadeiras, dizendo que "Nunca disse que era contra as peles verdadeiras. Pelo contrário, sou a favor".
A respeito de uma colecção que apresentou em Paris, no âmbito do Portugal Fashion, disse "Não há nada falso. É tudo verdadeiro desde as raposas aos visons."
Posteriormente, voltou a prestar declarações públicas onde afirmava que "a fase contra as peles já acabou"  e classificava os protestos dos defensores dos direitos dos animais como "um disparate".
Polémica, criativa, para alguns genial, Fátima Lopes é uma das grandes personalidades portuguesas vivas e que mais êxito alcançou com as suas criações no mundo da moda.
(fonte Wikipédia)

Comentários

Mensagens populares